Avaliação do impacto da Faixa Azul nos sinistros de trânsito em São Paulo

dc.contributor.authorADRIANO BORGES FERREIRA DA COSTA
dc.contributor.authorDutra, Adriano
dc.contributor.authorTheil, Gustavo
dc.contributor.authorMugnol, Júlio
dc.date.accessioned2025-09-02T00:20:37Z
dc.date.issued2025
dc.description.abstractA cidade de São Paulo enfrenta uma grave crise de segurança viária e as mortes no trânsito representam a terceira maior causa de mortes prematuras no país. Em especial, os motociclistas são a principal vítima desse cenário, considerando que estão envolvidos em cerca de 70% dos sinistros, 50% das mortes, mas representam apenas 5% dos deslocamentos diários. Em resposta, a Companhia de Engenharia de Trafego (CET) de São Paulo criou a Faixa Azul, uma medida inovadora com o objetivo de reorganizar o espaço viário e proporcionar mais segurança. Este estudo avalia o impacto da Faixa Azul sobre os sinistros de trânsito em São Paulo por meio da aplicação de métodos de inferência causal. A análise combina microdados do Infosiga-SP com informações viárias do OpenStreetMap e aplica modelos de Diferença-em-Diferenças específicos de adoção escalonada para estimar os efeitos da intervenção. Em todas as especificações, os impactos estimados foram pequenos e estatisticamente indistintos de zero. Se houve efeito, ele foi pequeno a ponto de não ser detectado. Os resultados sugerem que a demarcação preferencial para motociclistas, isoladamente, é insuficiente para reduzir sinistros de forma consistente.pt
dc.formatDigital
dc.format.extent41 p.
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/8028
dc.language.isoPortuguês
dc.publisherInsper
dc.subjectFaixa Azulpt
dc.subjectSinistrospt
dc.subjectSegurança viáriapt
dc.subjectCausalidadept
dc.titleAvaliação do impacto da Faixa Azul nos sinistros de trânsito em São Paulo
dc.typePolicy Paper
dspace.entity.typePublication
local.description.centroNúcleo Mobilidade Urbana
local.description.centroNúcleo Urbanismo Social e Segurança Pública
local.description.centroCentro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper (Insper Cidades)
local.description.centroNúcleo Economia Urbana, Cidades Inteligentes e Big Data
local.identifier.sourceUrihttps://doi.org/10.60873/FK2/ZA2ZMA
local.publisher.citySão Paulo
local.publisher.countryBrasil
local.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
local.typePolicy Paper
relation.isAuthorOfPublication82c9586a-139e-40b6-af0f-d69f3e6f16cc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery82c9586a-139e-40b6-af0f-d69f3e6f16cc
relation.isOrgUnitOfPublication7b88c9fc-d2da-442a-a800-c2b5b3c11d8b
relation.isOrgUnitOfPublication22f417c3-7947-4819-a19a-9b5591fb2323
relation.isOrgUnitOfPublication2557bed1-85d8-4d95-a8e7-dc43ec61472a
relation.isOrgUnitOfPublication510820a1-38cb-4a05-b61b-b957fd87b851
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery7b88c9fc-d2da-442a-a800-c2b5b3c11d8b

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Imagem de Miniatura
Nome:
POLICY_PAPER_2025_Avaliacao_do_impacto_da_faixa_azul_nos_sinistros_de_transito_em_Sao_Paulo_TC.pdf
Tamanho:
2.44 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
236 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: