Prêmios salariais e taxa interna de retorno da educação por grupos populacionais no Brasil entre 2001 e 2015
dc.contributor.advisor | Madalozzo, Regina Carla | |
dc.contributor.author | Lusni, Rafael Zapata | |
dc.coverage.spatial | São Paulo, SP | pt_BR |
dc.creator | Lusni, Rafael Zapata | |
dc.date.accessioned | 2021-09-13T03:21:50Z | |
dc.date.accessioned | 2021-04-17T23:42:49Z | |
dc.date.available | 2021-09-13T03:21:50Z | |
dc.date.available | 2018 | |
dc.date.available | 2021-04-17T23:42:49Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objetivo analisar os perfis e prêmios salariais de acordo com níveis educacionais da população brasileira, calcular as taxas internas de retorno (TIR’s) do investimento em educação por parte do governo entre 2001 e 2015, bem como a evolução destes resultados neste período. Todas as análises são feitas separadamente por sexo (masculino e feminino) e por grupos de raça/cor (brancos e negros). O foco das análises é tanto a evolução dos números ao longo do período quanto o comparativo entre os estratos da população. Toda a análise dos perfis, prêmios e TIR’s é feita a partir do arcabouço teórico empregado por Barbosa Filho e Pessôa (2008), com destaque para a metodologia de cálculo completo da TIR da educação. Este estudo se faz relevante por atualizar e complementar o artigo base ampliando o grupo populacional analisado. Os resultados apontam que as diferenças salarias entre os grupos persistiram ao longo do período, também que a diferenciação entres os salários não ocorre de maneira clara no início do ciclo de vida profissional dos indivíduos, mas que aparentemente surge e se perpetua com o passar dos anos. E, por fim, os resultados mostram que apesar de continuarem positivas, as TIR’s da educação diminuíram neste período, dando continuidade ao processo que Barbosa Filho e Pessôa já haviam reportado para a comparação do início dos anos 2000 com as décadas de 1980 e 1990. | pt_BR |
dc.description.other | This dissertation aims to analyze salary profiles and wages according to educational levels of the Brazilian population, calculate the internal rates of return (IRRs) to education investment by the government between 2001 and 2015, as well as the evolution of these results throughout this period. All analyzes are done separately by sex (male and female) and by race/color groups (white and black). The focus of the analyzes is both the evolution of the numbers over the period and the comparative among the strata of the population. All profiles, prizes and IRRs are analyzed based on the theoretical framework employed by Barbosa Filho and Pessôa (2008), with emphasis on the methodology for calculating the IRR in education. This study is relevant for updating and complementing the base article increasing the focus of the analyzed groups of population. The results show that the wage differences between the groups persisted throughout the period, also that the differentiation between wages does not occur clearly in the beginning of the professional life cycle of the individuals, but apparently it comes into sight and perpetuates over the years. Finally, the results show that although they remained positive, the education IRRs decreased during this period, continuing the process that Barbosa Filho and Pessôa had already reported for the comparison of the early 2000s with the 1980s and 1990s. | pt_BR |
dc.format.extent | 49 p. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2768 | |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.uri | TODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM. | pt_BR |
dc.subject | Taxa interna de retorno; Investimento educacional; gaps salariais; prêmio salarial educacional; perfil salarial | pt_BR |
dc.subject | Internal rates of return; Education investment; wage gaps; Education wage premium; Salary profile. | pt_BR |
dc.title | Prêmios salariais e taxa interna de retorno da educação por grupos populacionais no Brasil entre 2001 e 2015 | pt_BR |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.contributor.boardmember | RINALDO ARTES | |
local.contributor.boardmember | Fava, Ana Claudia Polato E | |
local.type | Dissertação | pt_BR |
relation.isBoardMemberOfPublication | 8b791c94-f3e5-4e04-af26-594195a8f576 | |
relation.isBoardMemberOfPublication.latestForDiscovery | 8b791c94-f3e5-4e04-af26-594195a8f576 |