A História da Educação e as Origens da Desigualdade Regional no Brasil

dc.contributor.authorKomatsu, Bruno Kawaoka
dc.contributor.authorNAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
dc.contributor.authorOliveira, Pedro Augusto Costa
dc.contributor.authorViotti, Leonardo
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorKomatsu, Bruno Kawaoka
dc.creatorOliveira, Pedro Augusto Costa
dc.creatorViotti, Leonardo
dc.date.accessioned2023-12-18T18:12:46Z
dc.date.available2023-12-18T18:12:46Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEsse artigo busca descrever a trajetória da desigualdade educacional, para entender as origens da desigualdade regional no Brasil. Combinamos diversas fontes de dados históricos do final do século XIX e início do século XX, para construir medidas precisas de estoque de pessoas por escolaridade e o índice de Gini educacional, de 1900 a 2000 para o Brasil e suas regiões. Nossos resultados mostram que a elevada desigualdade educacional do início do século passado não diminuiu até 1920, declinando lentamente entre 1920 e 1950 e mais rapidamente a partir de então. Além disso, nossos resultados mostram que os níveis de desigualdade educacional de cada região brasileira, que eram semelhantes entre si em 1900, tiveram trajetórias diferenciadas, declinando mais rapidamente nas regiões Sul e Sudeste.pt_BR
dc.description.notesProdução vinculada a Cátedra Ruth Cardoso. Formato em Policy Paperpt_BR
dc.description.otherThis paper aims to describe the trajectory of educational inequality in order to understand the origins of regional inequality in Brazil. We combine several sources of historical data from the late nineteenth and early twentieth centuries to calculate precise measures of stocks of people by schooling and the educational Gini index from 1900 to 2000 for Brazil and its regions. Our results show that the high level of educational inequality of the beginning of the last century did not reduce until 1920, declining slowly between 1920 and 1950 and more rapidly thereafter. In addition, our results show that the levels of educational inequality in each Brazilian region, which were similar to each other in 1900, had different trajectories, declining more rapidly in the South and Southeast regions.pt_BR
dc.format.extent41 p.pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6229
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.relation.ispartofseriesPolicy Paperpt_BR
dc.rights.licenseTODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDesigualdadept_BR
dc.subjectÍndice de Ginipt_BR
dc.subject.keywordsEducationpt_BR
dc.subject.keywordsInequalitypt_BR
dc.subject.keywordsGini Indexpt_BR
dc.titleA História da Educação e as Origens da Desigualdade Regional no Brasilpt_BR
dc.typeresearch report
dspace.entity.typePublication
local.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.typeRelatório de pesquisapt_BR
relation.isAuthorOfPublicationf6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97
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