Análise de Eficiência e Regulação Econômica dos Aeroportos Brasileiros

dc.contributor.advisorMoita, Rodrigo Menon Simões
dc.contributor.authorMargarido, Aluizio Bomfim
dc.coverage.spatialSão Paulo, SPpt_BR
dc.creatorMargarido, Aluizio Bomfim
dc.date.accessioned2021-09-13T03:21:28Z
dc.date.accessioned2021-04-16T11:41:52Z
dc.date.available2021-09-13T03:21:28Z
dc.date.available2018
dc.date.available2021-04-16T11:41:52Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractOs aeroportos podem ser apontados como uma das grandes ferramentas para o desenvolvimento econômico de um país. O planejamento de infraestrutura aeroportuária depende muito dos dados macroeconômicos e principalmente da taxa de crescimento do PIB. No Brasil, após a concessão dos aeroportos evidenciou-se a dificuldade dos gestores em mensurar a respectiva eficiência de um aeroporto. Estudos internacionais apontam a metodologia DEA- Data Envelopment Analysis como sendo a mais apropriada para este tipo de mensuração. Desta forma, este estudo objetivou apresentar a utilização da DEA para mensurar a eficiência dos aeroportos brasileiros, levando em consideração os parâmetros de infraestrutura, quantidade de passageiros e nível de satisfação. Na conclusiva deste estudo foi possível observar que a utilização do DEA é capaz de servir como ferramenta de tomada de decisão e subsidiar o planejamento dos investimentos e intervenções, no curto e médio prazo, e podem ser ampliados para quaisquer outras áreas avaliadas pelas notas da pesquisa de satisfação, como área comercial, área de segurança, pátios, pistas e etc. Além disso, a utilização dos critérios de eficiência e satisfação dos usuários deveria ser um instrumento para premiar os aeroportos que estão na curva de eficiência, já que muitos dos fatores dependem de custos de trabalhos com terceiros.pt_BR
dc.description.otherAirports can be singled out as one of the great tools for the economic development of a country. The planning of airport infrastructure depends largely on macroeconomic and mainly on GDP growth. In Brazil, after the concession of the airports, it was evident the difficulty of the managers in measuring the respective efficiency of an airport. International studies point to the DEA - Data Envelopment Analysis methodology as being the most appropriate for this type of measurement. In this way, this study aimed to present the use of DEA to measure the efficiency of Brazilian airports, taking into consideration the parameters of infrastructure, number of passengers and level of satisfaction. In the conclusion of this study it is possible to observe that the use of DEA is able to serve as a decision-making tool and to subsidize the planning of investments and interventions in the short and medium term, and can be extended to any other areas evaluated by the research notes of satisfaction, such as commercial area, security area, parking aprons, runways and etc. In addition, the use of efficiency and satisfaction criteria should be an instrument to reward airports that are on the efficiency curve, since many of the factors depend on the costs of working with third parties.pt_BR
dc.format.extent50 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2740
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.subjectMedida de Eficiência; Aeroportos; Metodologia DEApt_BR
dc.subjectEfficiency Measure; Airports; DEA Methodologypt_BR
dc.titleAnálise de Eficiência e Regulação Econômica dos Aeroportos Brasileirospt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberFava, Ana Cláudia Polato E
local.contributor.boardmemberBarbosa, Klênio De Souza
local.typeDissertaçãopt_BR
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