Os fatores determinantes para entrada de escolas privadas no mercado de educação brasileiro

dc.contributor.advisorNAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
dc.contributor.authorBarbosa, Felipe Condado
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.creatorBarbosa, Felipe Condado
dc.date.accessioned2015-03-04T12:08:55Z
dc.date.accessioned2021-09-13T02:21:25Z
dc.date.available2015-03-04
dc.date.available2015-03-04T12:08:55Z
dc.date.available2021-09-13T02:21:25Z
dc.date.issued2011
dc.date.submitted2011
dc.description.abstractEste trabalho examina os fatores determinantes para a entrada de escolas privadas no mercado de educação brasileiro. Aliado às análises descritivas sobre as variáveis encontradas na literatura, principalmente no trabalho de Hsieh & Urquiola (2003), estima-se um modelo de resposta binária para avaliar quais são os fatores significantes em nível municipal que explicam a presença de instituições privadas. Além disso, determinam-se quais variáveis tem maior impacto na tomada de decisão das escolas privadas. Para tanto, utlizam-se dados do Censo Escolar 2009, Censo Demográfico 2000 e Ipeadata. Conclui-se que os principais determinantes são o tamanho do mercado educacional (população em idade escolar), a renda per capita, a desigualdade de renda, desigualdade educacional e o rendimento dos professores do ensino público. Ainda, observa-se que o maior impacto positivo na probabilidade de haver uma escola privada vem do tamanho do mercado, seguido pela desigualdade de renda, a renda per capita e a desigualdade educacional. Por outro lado, verificou-se que o rendimento dos professores das escolas privadas exerce impacto negativo sobre a probabilidade de interesse.pt_BR
dc.description.otherThis paper examines the determinants for the entry of private schools in the education market in Brazil. In conjunction with the descriptive analysis of the variables found in the literature, especially in the work of Hsieh & Urquiola (2003), a binary response model is estimated to assess which factors are significant at the municipal level to explain the presence of private institutions. In addition, the variables which the greatest impact on decision making of private schools are determined. The work utilizes data from the Censo Escolar 2009, Censo Demográfico 2000 and Ipeadata. It is concluded that the main determinants are the size of the education market (school-age population), income per capita, income inequality, educational inequality and income of public school teachers. Still, it is concluded that the greatest positive impact on the likelihood of observing a private school is the size of the market, followed by income inequality, per capita income and educational inequality. On the other hand, it was found that the performance of teachers in private schools has a negative impact on the probability of interest.pt_BR
dc.format.extent36 f.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/492
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseTodos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.pt_BR
dc.subjectEnsino privadopt_BR
dc.subjectProbitpt_BR
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.titleOs fatores determinantes para entrada de escolas privadas no mercado de educação brasileiropt_BR
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
local.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
relation.isAdvisorOfPublicationf6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscoveryf6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Imagem de Miniatura
Nome:
Felipe Condado Barbosa_trabalho.pdf
Tamanho:
1.23 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Texto Completo
N/D
Nome:
Felipe Condado Barbosa_aluno.pdf
Tamanho:
484.62 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Indisponível - Autorização Aluno

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Plain Text
Descrição: