Educação no Brasil: o desempenho dos municípios e das capitais
dc.contributor.advisor | Gramani, Maria Cristina Nogueira | |
dc.contributor.author | Garcia, Sonia Consuelo Filippelli | |
dc.coverage.spatial | S�o Paulo | pt_BR |
dc.creator | Garcia, Sonia Consuelo Filippelli | |
dc.date.accessioned | 2021-09-13T03:11:16Z | |
dc.date.accessioned | 2015-09-28T22:16:46Z | |
dc.date.available | 2021-09-13T03:11:16Z | |
dc.date.available | 2013 | |
dc.date.available | 2015-09-28T22:16:46Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.description.abstract | O objetivo desta dissertação foi avaliar e comparar a eficiência educacional dos municípios e capitais do Brasil. Através da metodologia Data Envelopment Analysis (DEA) foram calculados índices de eficiência e gerado um ranking dos municípios no contexto Brasil e individual por estado, permitindo a identificação dos determinantes da eficiência e dos potenciais de melhoria. Os resultados sugerem que, em geral, mantendo-se os atuais níveis de recurso, existe oportunidade de melhoria na nota do IDEB e na taxa líquida de escolarização, mas que o maior potencial para o aumento da eficiência está na redução das taxas de abandono. As capitais das regiões Sul e Sudeste, no contexto dos seus estados, não foram consideradas eficientes, o mesmo não ocorrendo com as capitais do Norte e Nordeste. | pt_BR |
dc.description.other | The main objective of this study was to evaluate and compare the educational efficiency of Brazilian municipalities. Using a technique called Data Envelopment Analysis (DEA) it was possible to create efficiency scores and rank municipalities all over Brazil and within each state, allowing the identification of the determinants of efficiency and potential improvements. The results suggest that, in general, with the same level of resources, there is opportunity for improvement in IDEB marks and in net enrollment rate, but that the greatest potential for increasing efficiency is to reduce dropout rates. The capitals of South and Southeast regions, in the context of their states, were not considered efficient, but the same does not occur with the capitals of the North and Northeast. | pt_BR |
dc.format.extent | 76 p. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/775 | |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.uri | TODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM. | pt_BR |
dc.subject | Eficiência educacional | pt_BR |
dc.subject | Análise envoltória de dados | pt_BR |
dc.subject | Ensino público | pt_BR |
dc.subject | Educational efficiency | pt_BR |
dc.subject | Data Envelopment Analysis | pt_BR |
dc.subject | Public education | pt_BR |
dc.title | Educação no Brasil: o desempenho dos municípios e das capitais | pt_BR |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.contributor.boardmember | Andrade, Eduardo De Carvalho | |
local.contributor.boardmember | Pazello, Elaine Toldo | |
local.type | Dissertação | pt_BR |