Estratégias de distribuição de veículos e valor da marca

dc.contributor.advisorPAULO FURQUIM DE AZEVEDO
dc.contributor.authorOura, Edson Akio
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorOura, Edson Akio
dc.date.accessioned2023-06-07T19:18:38Z
dc.date.available2023-06-07T19:18:38Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractEste estudo analisou aspectos estratégicos da indústria automobilística na escolha entre distribuição direta e indireta e suas consequências sobre a depreciação da marca. A questão de pesquisa foi subdividida em dois estágios a) compreender os determinantes da estratégia de distribuição dos veículos de passageiros, especificamente quanto ao canal de distribuição utilizado, por venda direta, da montadora para o cliente final, ou indireta, via rede de concessionários, e b) seus efeitos sobre o valor da marca, capturado pela variação da depreciação de veículos usados no Brasil. Foi utilizada análise quantitativa com dados em painel de efeito aleatório para os dois estágios. O período analisado foi de 2003 a 2020. Foram utilizadas três bases de dados: 1- com informações de emplacamento por fabricante, grupo de modelo, mês e forma de distribuição, fornecidos peça Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE); 2- preço de veículos usados por fabricante, modelo, versão, ano modelo e por mês, Tabela FIPE, cedidos pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE); 3- classificação feita com base em pesquisa feita pelo autor quanto à flexibilidade do modelo de produção, origem do veículo, se produzido localmente ou importado e concessão de incentivo fiscal. Os resultados das análises demonstraram conexão significante entre a estratégia de distribuição e o valor da marca e poderão ser utilizadas pelas montadoras em ações estratégicas para preservar o valor da marca. Em adição, a análise das determinantes da estratégia de distribuição forneceu conhecimento relevante sobre o impacto da utilização de processos de LM e alterações na estrutura da demanda em consequência do aumento da servitização. O estudo apresenta algumas limitações que podem ser abordadas em estudos futuros: aprofundamento da análise do LM; detalhamento dos volumes da distribuição direta; e a inclusão de novas variáveis que podem impactar na variação da depreciação do veículo usado.pt_BR
dc.description.otherThis study analyzed strategic aspects of the automobile industry about the choice between direct and indirect distribution, and its consequences on brand depreciation. The research question was subdivided into two stages a) to understand the determinants of the distribution strategy for passenger vehicles, specifically regarding the distribution channel used, by direct sales, from the assembler to the final customer, or indirect sales, via the dealer network, and b) its effects on brand value, captured by the variation in depreciation of used vehicles in Brazil. Quantitative analysis with random effect panel data was used for the two stages. The period analyzed was from 2003 to 2020. Three databases were used: 1- with license information by manufacturer, model group, month and form of distribution, provided by the National Federation of Automotive Vehicle Distribution (FENABRAVE); 2- price of used vehicles by manufacturer, model, version, model year and per month, FIPE table, provided by the Foundation Institute for Economic Research (FIPE); 3- classification based on research carried out by the author regarding the flexibility of the production model, origin of the vehicle, whether produced locally or imported, and granting of tax incentives. The results of the analyzes demonstrated a significant connection between distribution strategy and brand equity and can be used by automakers in strategic actions to increase brand equity. In addition, the analysis of the determinants of the distribution strategy provided relevant knowledge about the impact of the use of LM processes and changes in the demand structure because of the increase in servitization. The study has some limitations that can be addressed in future studies: deepening the LM analysis; detailing of direct distribution volumes; and the inclusion of new variables that can impact the used vehicle depreciation variation.pt_BR
dc.description.qualificationlevelMestradopt_BR
dc.format.extent74 p.pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5707
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseTODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subjectEstratégia de distribuiçãopt_BR
dc.subjectValor da marcapt_BR
dc.subjectDepreciação de veículos usadospt_BR
dc.subjectDados em painelpt_BR
dc.subject.keywordsAutomobile industrypt_BR
dc.subject.keywordsDistribution strategypt_BR
dc.subject.keywordsBrand valuept_BR
dc.subject.keywordsDepreciation of used vehiclespt_BR
dc.subject.keywordsPanel datapt_BR
dc.titleEstratégias de distribuição de veículos e valor da marcapt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberANDRÉ LUIS DE CASTRO MOURA DUARTE
local.contributor.boardmemberSouza, CesarAlexandre dept_BR
local.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.typeDissertaçãopt_BR
relation.isAdvisorOfPublication25ce9242-4c33-4eb0-8fd6-db1b8dc52452
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery25ce9242-4c33-4eb0-8fd6-db1b8dc52452
relation.isBoardMemberOfPublication88e6dd49-58a7-4c33-adfc-7ba4c3ad2ebe
relation.isBoardMemberOfPublication.latestForDiscovery88e6dd49-58a7-4c33-adfc-7ba4c3ad2ebe
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Edson Akio Oura - Dissertação.pdf
Tamanho:
1.15 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Edson Akio Oura - Dissertação
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
282 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: