Estratégias de distribuição de veículos e valor da marca
dc.contributor.advisor | PAULO FURQUIM DE AZEVEDO | |
dc.contributor.author | Oura, Edson Akio | |
dc.coverage.cidade | São Paulo | pt_BR |
dc.coverage.pais | Brasil | pt_BR |
dc.creator | Oura, Edson Akio | |
dc.date.accessioned | 2023-06-07T19:18:38Z | |
dc.date.available | 2023-06-07T19:18:38Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | Este estudo analisou aspectos estratégicos da indústria automobilística na escolha entre distribuição direta e indireta e suas consequências sobre a depreciação da marca. A questão de pesquisa foi subdividida em dois estágios a) compreender os determinantes da estratégia de distribuição dos veículos de passageiros, especificamente quanto ao canal de distribuição utilizado, por venda direta, da montadora para o cliente final, ou indireta, via rede de concessionários, e b) seus efeitos sobre o valor da marca, capturado pela variação da depreciação de veículos usados no Brasil. Foi utilizada análise quantitativa com dados em painel de efeito aleatório para os dois estágios. O período analisado foi de 2003 a 2020. Foram utilizadas três bases de dados: 1- com informações de emplacamento por fabricante, grupo de modelo, mês e forma de distribuição, fornecidos peça Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE); 2- preço de veículos usados por fabricante, modelo, versão, ano modelo e por mês, Tabela FIPE, cedidos pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE); 3- classificação feita com base em pesquisa feita pelo autor quanto à flexibilidade do modelo de produção, origem do veículo, se produzido localmente ou importado e concessão de incentivo fiscal. Os resultados das análises demonstraram conexão significante entre a estratégia de distribuição e o valor da marca e poderão ser utilizadas pelas montadoras em ações estratégicas para preservar o valor da marca. Em adição, a análise das determinantes da estratégia de distribuição forneceu conhecimento relevante sobre o impacto da utilização de processos de LM e alterações na estrutura da demanda em consequência do aumento da servitização. O estudo apresenta algumas limitações que podem ser abordadas em estudos futuros: aprofundamento da análise do LM; detalhamento dos volumes da distribuição direta; e a inclusão de novas variáveis que podem impactar na variação da depreciação do veículo usado. | pt_BR |
dc.description.other | This study analyzed strategic aspects of the automobile industry about the choice between direct and indirect distribution, and its consequences on brand depreciation. The research question was subdivided into two stages a) to understand the determinants of the distribution strategy for passenger vehicles, specifically regarding the distribution channel used, by direct sales, from the assembler to the final customer, or indirect sales, via the dealer network, and b) its effects on brand value, captured by the variation in depreciation of used vehicles in Brazil. Quantitative analysis with random effect panel data was used for the two stages. The period analyzed was from 2003 to 2020. Three databases were used: 1- with license information by manufacturer, model group, month and form of distribution, provided by the National Federation of Automotive Vehicle Distribution (FENABRAVE); 2- price of used vehicles by manufacturer, model, version, model year and per month, FIPE table, provided by the Foundation Institute for Economic Research (FIPE); 3- classification based on research carried out by the author regarding the flexibility of the production model, origin of the vehicle, whether produced locally or imported, and granting of tax incentives. The results of the analyzes demonstrated a significant connection between distribution strategy and brand equity and can be used by automakers in strategic actions to increase brand equity. In addition, the analysis of the determinants of the distribution strategy provided relevant knowledge about the impact of the use of LM processes and changes in the demand structure because of the increase in servitization. The study has some limitations that can be addressed in future studies: deepening the LM analysis; detailing of direct distribution volumes; and the inclusion of new variables that can impact the used vehicle depreciation variation. | pt_BR |
dc.description.qualificationlevel | Mestrado | pt_BR |
dc.format.extent | 74 p. | pt_BR |
dc.format.medium | Digital | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5707 | |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM | pt_BR |
dc.subject | Indústria automobilística | pt_BR |
dc.subject | Estratégia de distribuição | pt_BR |
dc.subject | Valor da marca | pt_BR |
dc.subject | Depreciação de veículos usados | pt_BR |
dc.subject | Dados em painel | pt_BR |
dc.subject.keywords | Automobile industry | pt_BR |
dc.subject.keywords | Distribution strategy | pt_BR |
dc.subject.keywords | Brand value | pt_BR |
dc.subject.keywords | Depreciation of used vehicles | pt_BR |
dc.subject.keywords | Panel data | pt_BR |
dc.title | Estratégias de distribuição de veículos e valor da marca | pt_BR |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.contributor.boardmember | ANDRÉ LUIS DE CASTRO MOURA DUARTE | |
local.contributor.boardmember | Souza, CesarAlexandre de | pt_BR |
local.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
local.type | Dissertação | pt_BR |
relation.isAdvisorOfPublication | 25ce9242-4c33-4eb0-8fd6-db1b8dc52452 | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | 25ce9242-4c33-4eb0-8fd6-db1b8dc52452 | |
relation.isBoardMemberOfPublication | 88e6dd49-58a7-4c33-adfc-7ba4c3ad2ebe | |
relation.isBoardMemberOfPublication.latestForDiscovery | 88e6dd49-58a7-4c33-adfc-7ba4c3ad2ebe |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- Edson Akio Oura - Dissertação.pdf
- Tamanho:
- 1.15 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
- Edson Akio Oura - Dissertação
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
N/D
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 282 B
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: