Os desafios da gestão do ensino fundamental público brasileiro

dc.contributor.advisorAndrade, Eduardo de Carvalho
dc.contributor.authorBussadori, Antonio Carlos
dc.coverage.spatialS�o Paulopt_BR
dc.creatorBussadori, Antonio Carlos
dc.date.accessioned2021-09-13T03:12:33Z
dc.date.accessioned2021-05-23T19:15:11Z
dc.date.available2021-09-13T03:12:33Z
dc.date.available2013
dc.date.available2021-05-23T19:15:11Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo avaliar a eficiência de programas que visam a melhoria do ensino tendo como base o pagamento de bônus para os professores com referência ao desempenho de seus alunos em provas anuais. Para tanto, foi tomado como base o Programa de Qualidade da Escola (PQE), desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, cujo papel é a melhoria do ensino das escolas públicas estaduais paulistas de ensino fundamental. Para que o programa funcione, é fundamental que as séries com pior desempenho em um ano consigam dar passos mais largos nos anos seguintes. Isto se faz necessário, pois um dos objetivos do programa é elevar a média das notas das escolas públicas estaduais paulistas aos níveis dos países da OCDE até 2030. Como base de avaliação, foram utilizados dados dos 9º anos das escolas públicas estaduais paulistas. Segundo os resultados deste trabalho, as séries que tiveram pior desempenho no início do programa são aquelas que mais melhoraram suas notas nos anos seguintes.pt_BR
dc.description.otherThis work aims to evaluate the effectiveness of programs aimed at improving teaching based on the payment of bonuses to teachers with respect to student performance on annual tests. Therefore, it was taken as a basis the Quality School Program (EFP), developed by the Department of Education of the State of São Paulo, whose role is to improve education in public schools of São Paulo state school. For the program to work, it is essential that the series with the worst performance in a year able to give larger steps in the following years. This is necessary because one of the goals of the program is to raise the average grade of the public schools in São Paulo state levels of OECD countries by 2030. As a basis for evaluation, we used data from 9 years of public schools in São Paulo. According to the results of this work, the series that had the worst performance in the beginning of the program are those who have most improved their grades in the following years.pt_BR
dc.format.extent51 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2834
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.pt_BR
dc.subjectEducation, Public Management; Encouraging Teachers; Improvement of Teachingpt_BR
dc.subjectEducação; Gestão Pública; Incentivo a Professores; Melhoria do Ensinopt_BR
dc.titleOs desafios da gestão do ensino fundamental público brasileiropt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberNAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
local.contributor.boardmemberPazello, Eliane
local.typeDissertaçãopt_BR
relation.isBoardMemberOfPublicationf6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97
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