Avaliação da implementação do programa mais alfabetização: um olhar sobre a seleção e atuação dos assistentes nas escolas públicas do Paraná

dc.contributor.advisorCuffa, Marina de
dc.contributor.authorAssis, Cinthia Menezes de
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.creatorAssis, Cinthia Menezes de
dc.date.accessioned2022-06-30T20:22:30Z
dc.date.available2022-06-30T20:22:30Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractRecorrentemente políticas públicas são formuladas para operar de determinada forma, mas sua implementação não ocorre como esperado. Em um país descentralizado como o Brasil, políticas públicas formuladas no nível federal têm um grande desafio para garantir sua adequada implementação por estados e municípios. O objeto de análise nesse estudo é o Programa Mais Alfabetização, do Ministério da Educação (MEC), lançado em 2018 com o objetivo de aumentar os índices de alfabetização dos alunos do ensino fundamental. Este estudo tem por objetivo identificar a qualidade da implementação do programa no estado do Paraná. Para tanto, foi desenvolvida a teoria da mudança que o programa se propôs, e realizada uma análise a respeito da seleção e do apoio pedagógico do assistente de alfabetização. Os recursos metodológicos utilizados para o levantamento de dados do estado do Paraná fundamentaram-se nos elementos da teoria da mudança e em pesquisa com coordenadores pedagógicos, diretores das escolas, professores alfabetizadores, assistentes de alfabetização e técnicos das Secretarias Municipais de Educação. A principal contribuição deste estudo está em realizar uma investigação inicial sobre a seleção e atuação dos assistentes de alfabetização do programa, à luz das características apontadas pela literatura associadas a impactos positivos na aprendizagem dos estudantes. Como proposição final a este estudo, propõe-se sugestões de melhoria na governança de monitoramento e avaliação do Programa Mais Alfabetização, além de propor uma avaliação de implementação completa, de forma a observar os demais elementos da teoria de mudança.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3356
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.pt_BR
dc.subjectavaliação de implementação, alfabetização, assistentes de alfabetização; teoria da mudança, monitoramento.pt_BR
dc.titleAvaliação da implementação do programa mais alfabetização: um olhar sobre a seleção e atuação dos assistentes nas escolas públicas do Paranápt_BR
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberCuffa, Marina de
local.contributor.boardmemberMARCELO MARCHESINI DA COSTA
local.contributor.boardmemberDalmon, Danilo Leite
local.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
relation.isBoardMemberOfPublication7eae3e04-93a7-4fa5-b58b-5d798f212f59
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