Laboratórios Stiefel Brasil: repensando o modelo de negócios

Unidades Organizacionais

Palavras-chave

Titulo de periódico

URL da fonte

Título de Livro

URL na Scopus

Sinopse

A Stiefel é um laboratório multinacional líder no segmento dermatológico brasileiro reconhecido pela alta qualidade de seus produtos e por seu forte vínculo com os médicos. Nos últimos anos, sua liderança tem sido ameaçada pela entrada de novos concorrentes e por problemas de indisponibilidade de produtos nas farmácias. O protagonista do caso, Diretor de Vendas e Logística, precisa montar um plano para estancar a perda de market-share e tirar proveito do grande potencial de crescimento do mercado. Para isso, ele deve identificar a causa-raiz da falta de produtos e propor mudanças. Ao longo do caso, mostra-se que a indisponibilidade de produtos é provocada pela grande flutuação das vendas ao longo das semanas do mês, resultante da política comercial da empresa, e como a oscilação das vendas prejudica o desempenho de diversas áreas da empresa, em especial as de Logística e Manufatura. Além disto, aponta os motivos de a empresa adotar uma determinada política comercial e as dificuldades de mudá-la.

Objetivos de aprendizagem

 Examinar as causas da variação da demanda;  Entender os impactos da política de descontos no resultado da empresa;  Mostrar os benefícios de implementar um processo estruturado para definir a meta de vendas (S&OP);  Mostrar a necessidade de identificar as causas-raízes de um problema antes de propor soluções;  Mostrar a importância de se estruturar adequadamente o sistema de incentivos das diferentes áreas funcionais para obter a integração interna na empresa;  Exercer a capacidade de conduzir processos de mudança;  Mostrar os trade-offs envolvidos no lote econômico de produção.

Idioma

Português, Inglês

Notas

Docentes do Insper: Realizem a solicitação via CUCA. https://cuca.insper.edu.br/ Docentes externos: Solicitem acesso pelo e-mail repositorio@insper.edu.br

Membros da banca

Área do Conhecimento CNPQ

CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por