Escolas de ensino médio profissionalizante no Ceará: uma análise de desempenho acadêmico

dc.contributor.advisorAndrade, Eduardo de Carvalho
dc.contributor.authorPannuti, Silvia Viana
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.creatorPannuti, Silvia Viana
dc.date.accessioned2021-09-13T03:11:20Z
dc.date.accessioned2015-09-23T14:24:20Z
dc.date.available2021-09-13T03:11:20Z
dc.date.available2014
dc.date.available2015-09-23T14:24:20Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractO objetivo desta dissertação é avaliar o programa de ensino médio profissionalizante em tempo integral desenvolvido no Estado do Ceará, do ponto de vista de desempenho acadêmico dos alunos. Através das metodologias de regressão com dados em painel de dois períodos e pareamento foi comparada a variação no desempenho em testes padronizados de língua portuguesa e matemática dos alunos que frequentaram escolas regulares e dos alunos que frequentaram as escolas profissionalizantes em tempo integral. A comparação foi feita entre o 9o ano do ensino fundamental e 3o ano do ensino médio. Os resultados sugerem que, em geral, os alunos que frequentaram as escolas profissionalizantes tiveram variação superior no desempenho. No entanto, na presença da variável de controle relacionada aos pares o efeito do tipo de escola se altera, possivelmente devido a um problema de endogeneidade na variável utilizada para mensurar as características dos pares.pt_BR
dc.description.otherThe presente study aims to evaluate the academic performance achieved by public school students who took part in an educational programme developed by the State of Ceará, related to full-time vocational education. The evolution in scores in standardized portuguese and mathematics tests was evaluated using two different methods: two-period panel data analysis and matching. The treated group was composed by students who attended the fulltime vocational schools and the control group attended regular schools. The time frame of the study was from 2008 (when students were in the last year of middle school) to 2011 (last year of high school). Results suggest that the students who attended full-time vocational schools present a better performance compared to students from regular schools, measured by the evolution in scores. However, when a control variable related to peer effects is included in the model the results change, probably due to an endogeneity problem in the variable used to measure the peer effects.pt_BR
dc.format.extent69 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/730
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolas profissionalizantespt_BR
dc.subjectTempo integralpt_BR
dc.subjectCearápt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectVocational schoolspt_BR
dc.subjectFull-time schoolspt_BR
dc.titleEscolas de ensino médio profissionalizante no Ceará: uma análise de desempenho acadêmicopt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberMoita, Rodrigo Menon Simões
local.typeDissertaçãopt_BR
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