Uso de metodologias inovadoras para desenho de política educacional em parcerias entre setor público e terceiro setor: um estudo de caso do Programa Minha Escola, no Estado de São Paulo
dc.contributor.advisor | Bonduki, Manuel Ruas Pereira Coelho | |
dc.contributor.author | Serdeira, Amiris de Paula | |
dc.coverage.spatial | São Paulo, SP | pt_BR |
dc.creator | Serdeira, Amiris de Paula | |
dc.date.accessioned | 2022-06-30T20:22:32Z | |
dc.date.available | 2022-06-30T20:22:32Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.description.abstract | Este estudo tem por objetivo analisar a ideação e construção de um programa fruto da parceria entre terceiro setor e setor público, que utiliza metodologia design thinking, bem como identificar as potencialidades do envolvimento de gestores escolares para o sucesso de implementação de políticas educacionais. Foi adotada a metodologia de estudo de caso, para fazer uma análise do programa “Minha Escola”, a fim de compreender como foi o processo de co-criação entre o setor público e o terceiro setor, mais especificamente essa parceria entre o Estado de São Paulo e o Instituto Ayrton Senna, no ano de 2017-2018. O trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre a evolução das políticas educacionais e do papel do gestor escolar no Brasil, bem como uma contextualização sobre a metodologia de design thinking, no qual o desenho do programa foi inspirado, do seu uso nas políticas públicas e em especial na educacional. Além disso, é feita uma descrição e análise em profundidade do programa, onde foram analisados documentos (atas, relatórios, documentos oficiais, pesquisas e avaliações), assim como entrevistas semiestruturadas com atores envolvidos nesse processo. Este trabalho e suas conclusões pretendem jogar luz ao debate da construção de uma política educação que considere tanto metodologias inovadoras como o design thinking, que trazem frescor e inovação para a discussão de políticas públicas educacionais, bem como da relevância da inclusão de gestores escolares nessa construção, dada sua importância como ator conector entre a secretaria e a escola. | pt_BR |
dc.description.other | This study aims to analyze the ideation and construction of a program designed in partnership between the third sector and the public sector, which uses design thinking methodology, as well as identifying the potential of school managers' involvement for the successful implementation of educational policies. This work will be analysing the “minha escola” program, using the case study methodology, in order to understand how the process of co-creation between the public sector and the third sector was, more specifically this partnership between the State of São Paulo and Instituto Ayrton Senna, in 2017-2018, The work presents a bibliographic review on the evolution of educational policies and the role of the school manager in Brazil, as well as a contextualization on the design thinking methodology, in which the program was inspired, of its use in public policies and in particular educational policy. In addition, an in-depth description and analysis of the program is carried out, where documents (minutes, reports, official documents, research and evaluations) were analyzed, as well as semi-structured interviews with actors involved in this process. This work and its conclusions aim to shed light on the debate on the construction of an education policy that considers both innovative methodologies and design thinking, which bring freshness and innovation to the discussion of educational public policies, as well as the relevance of including school managers in this construction, given his importance as a connecting actor between the secretariat and the school. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3358 | |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.uri | TODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM. | pt_BR |
dc.subject | Política educacional; Gestão educacional; Metodologia design thinking; Programa Minha Escola | pt_BR |
dc.title | Uso de metodologias inovadoras para desenho de política educacional em parcerias entre setor público e terceiro setor: um estudo de caso do Programa Minha Escola, no Estado de São Paulo | pt_BR |
dc.type | bachelor thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Arquivos
Licença do pacote
1 - 1 de 1