Determinantes da participação e sucesso das micro e pequenas empresas em compras públicas: uma análise empírica
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Tipo de documento
Artigo Científico
Data
2015
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Resumo
Tendo como base discussões recentes sobre as relações entre
estratégia e desempenho no setor público, no presente trabalho
analisam-se os condicionantes da participação e do sucesso de
micro e pequenas empresas (MPE) em compras públicas a partir
de alterações na legislação, favorecendo tais grupos. Adota-se uma
abordagem de natureza quantitativa e desenvolve-se um conjunto de
hipóteses, que são testadas usando uma base de dados única, com
informações detalhadas de 542 contratos de compras realizados
por um órgão da administração pública federal brasileira, entre
2005 e 2011. Os resultados demonstraram que as mudanças insti tucionais, promovidas por uma nova regulamentação, contribuíram
significativamente para o aumento na participação de MPE nos
processos de licitações do órgão pesquisado, porém não alteraram
a probabilidade de êxito dessas empresas nos certames públicos,
colocando em perspectiva a eficácia da legislação implantada.
Adicionalmente, os resultados sugeriram que fatores estratégicos,
associados ao ambiente competitivo, aos atributos transacionais e
às capacidades inerentes aos participantes, influenciam seu acesso
e as chances de sucesso em compras públicas.
Palavras-chave
Titulo de periódico
Revista de Administração de Empresas
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Idioma
Português
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Ciências Sociais Aplicadas