De Lula a Bolsonaro: populismo e marketing político no Brasil

dc.contributor.advisorTavares, Patrícia da Cunha
dc.contributor.authorSantos, Tomaz Vicente
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.creatorSantos, Tomaz Vicente
dc.date.accessioned2022-06-30T20:22:16Z
dc.date.available2022-06-30T20:22:16Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractEste trabalho busca analisar o marketing político da campanha eleitoral de Luiz Inácio da Silva Lula em 2002 e de Jair Messias Bolsonaro em 2018, comparando seus principais produtos políticos, estratégias de comunicação e estratégias de distribuição. Para tanto, foi feita uma revisão dos conceitos de populismo e marketing político, fazendo um panorama do populismo no Brasil, e uma contextualização dos momentos políticos em que estavam inseridos os candidatos durante suas campanhas. Concluiu-se que, apesar de ambas campanhas possam ser caracterizadas como populistas, o marketing político de Lula e Bolsonaro é nitidamente distinto, o que indica uma mudança nas preferências da população brasileira nas primeiras décadas dos anos 2000 e uma mudança de paradigma na comunicação política e na distribuição de informações.pt_BR
dc.description.otherThis paper analyzes the political marketing of Luiz Inácio da Silva Lula's electoral campaign in 2002 and Jair Messias Bolsonaro's campaign in 2018, comparing their main political marketing products, communication strategies and distribution channels. The paper provides a review of the concepts of populism and political marketing, a panorama of populism in Brazil, and a contextualization of the political moments in which the candidates were inserted during their campaigns. It was concluded that, although both campaigns can be characterized as populist, the political marketing of Lula and Bolsonaro is very distinct. This indicates changes in the preferences of the Brazilian population in the first decades of the 2000s and a paradigm shift in both political communication and in the distribution of information.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3339
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.pt_BR
dc.subjectMarketing político. Campanha eleitoral. Lula. Bolsonaro. Populismo. Comunicação eleitoral. Eleições 2002. Eleições 2018.pt_BR
dc.titleDe Lula a Bolsonaro: populismo e marketing político no Brasilpt_BR
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberTavares, Patrícia da Cunha
local.contributor.boardmemberAlmeida, Mariana Neubern de Souza
local.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Imagem de Miniatura
Nome:
TOMAZ VICENTE SANTOS_trabalho.pdf
Tamanho:
958.77 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
N/D
Nome:
TOMAZ VICENTE SANTOS_termo.pdf
Tamanho:
290 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
INDISPONÍVEL - AUTORIZAÇÃO ALUNO

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Plain Text
Descrição: