A natureza singular dos serviços técnicos contratados por inexigibilidade de licitação - Lei 8.666/93
dc.contributor.advisor | Roque, Pamela Gabrielle Romeu Gomes | |
dc.contributor.author | Oliveira, Pedro Ernesto Rodriguez Gomez Furtado de | |
dc.coverage.spatial | São Paulo | pt_BR |
dc.creator | Oliveira, Pedro Ernesto Rodriguez Gomez Furtado de | |
dc.date.accessioned | 2022-07-02T19:37:28Z | |
dc.date.available | 2022-07-02T19:37:28Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão de curso tem como objeto de análise a natureza singular do serviço técnico, descrita no artigo 25, inciso II da Lei de Licitações. A pesquisa fundar-se-á nos conceitos doutrinários e jurisprudenciais na interpretação de supracitada norma, demonstrando que a interpretação da palavra singular pode gerar questionamentos legais que podem infringir a competição entre particulares que celebram contratos com a Administração Pública. Outrossim, como na inexigibilidade de licitação reside o caráter da inviabilidade de competição, preceitua-se que tal fato abra maior espaço para a atuação discricionária do administrador público, bastando lembrar, como ponto de partida, os dois (2) critérios para a contratação de serviços técnicos: a sua comprovada especialização no ramo de atuação e a sua natureza singular. A metodologia utilizada nesse trabalho é a indutiva, com a interpretação do instituto legal demonstrada em casos concretos. Espera-se que o presente trabalho esclareça a maneira com que uma contratação direta por (inexigibilidade de licitação) é efetuada e quais são os requisitos para a sua configuração. | pt_BR |
dc.description.other | This Work of Completion of course has as object of analysis the singular nature of the technical service, described in article 25, section II of the Brazilian Bidding Law. The research will be based on doctrinal and jurisprudential concepts in the interpretation of the aforementioned norm, demonstrating that the understanding of the singular word can generate legal inquiries that may infringe the competition between companies that sign contracts with the Public Administration. Also, to characterize the non-requirement of bidding it is necessary to appear an unfeasibility of competition. It is stated that this fact opens up more space for the discretionary interpretation of the public administrator, just remembering as a starting point, the two (2) criteria for contracting technical services: its proven expertise in the industry and its unique nature. The methodology used in this work is the inductive, with the interpretation of the legal institute demonstrated in concrete cases. It is hoped that the present work will clarify how a direct contracting by (non-requirement of bidding) is carried out and indicate what are the requirements for its configuration. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3668 | |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.uri | TODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM. | pt_BR |
dc.subject | Inexigibilidade de licitação. Singularidade dos serviços técnicos. Lei 8.666/93. Licitações. | pt_BR |
dc.title | A natureza singular dos serviços técnicos contratados por inexigibilidade de licitação - Lei 8.666/93 | pt_BR |
dc.type | bachelor thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.contributor.boardmember | Roque, Pamela Gabrielle Romeu Gomes | |
local.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
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