A relação entre os gastos públicos em educação e a qualidade de ensino

dc.contributor.advisorNAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
dc.contributor.authorFeher, Beatriz Zardetto
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.creatorFeher, Beatriz Zardetto
dc.date.accessioned2021-09-13T02:59:48Z
dc.date.accessioned2019-05-04T12:31:51Z
dc.date.available2021-09-13T02:59:48Z
dc.date.available2018
dc.date.available2019-05-04T12:31:51Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractPor muito tempo dentro da literatura de crescimento econômico foi tratada como medida de capital humano, quantidade de educação, mensurada pela taxa de matrículas no Ensino Secundário. Posteriormente, foi introduzido no debate a ideia de que mais do que quantidade, qualidade educacional e habilidades cognitivas seriam medidas de capital humano mais consistentes e, portanto, ignorá-la implicaria omitir variáveis relevantes. Além disso, cognitive skills é afetado por fatores como background familiar e habilidades individuais. Com isto, o arcabouço teórico que atribui importância à qualidade educacional, o trabalho objetiva utilizá-lo como base para avaliação do caso brasileiro com respeito aos gastos públicos e eficiência na alocação de recursos refletida em grande parte na qualidade de ensino. Portanto, este estudo tem como finalidade avaliar o impacto de gastos públicos educacionais no desempenho de alunos do Fundamental na Prova Brasil.pt_BR
dc.description.otherAlong these years, economists have been studied economic growth using an input and output model. Generally, the inputs are physical capital – machineries – and human capital. The literature within this area for a long time used as a measure of human capital quantity of education (years of schooling). Recently, the idea of quality of education, or cognitive skills, was introduced on the debate. As an outcome, it produce a huge contribution to the literature, in the sense of a more accurate measure for human capital, rather than years of schooling. Human capital measured by quality of school is more consistent than quantity, and thus, an unbiased estimation. Cognitive skills is impacted by several factors, like family background and inate skills. That said, the main goal of this work is to apply this theoratical framework of to the brazilian case, and assess if public expenditures on education are being efficiantly allocated. This study, therefore, seeks to assess the impacts of public expenditures on education on students achievments, measured by a test named Prova Brasil.pt_BR
dc.format.extent25 f.pt_BR
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2078
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseTodos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.pt_BR
dc.subjectProva Brasil, alocação eficiente, gastos públicos com educação fundamental, qualidade de ensino.pt_BR
dc.titleA relação entre os gastos públicos em educação e a qualidade de ensinopt_BR
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberNAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
local.contributor.boardmemberMadalozzo, Regina Carla
local.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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