A influência do valor do cliente na recomendação: um estudo empírico no mercado brasileiro de previdência privada

dc.contributor.authorCosta, Sandro Bonfim da
dc.contributor.authorDANNY PIMENTEL CLARO
dc.contributor.authorADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorCosta, Sandro Bonfim da
dc.date.accessioned2022-08-08T20:35:26Z
dc.date.available2022-08-08T20:35:26Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractObjetivo – Este trabalho busca aprofundar o entendimento do impacto da recomendação gerada pelo boca a boca no desempenho do cliente para empresa de serviço, identificando ainda a relação entre a recomendação e o valor do cliente.Metodologia – Foi elaborado e aplicado aleatoriamente um questionário a uma carteira de clientes de uma instituição financeira. Nessa coleta foram capturados os índices gerais de satisfação e de recomendação, além da citação de nomes para quem foi feita a recomendação. Desses dados foram calculados o Índice de Desempenho de Clientes (IDC) e o Índice de Recomendação Efetiva (IRE).Resultados – Os resultados indicam a existência de uma relação não linear em formato U entre o desempenho dos clientes e sua recomendação efetiva, além de uma relação linear negativa das notas de recomendação e satisfação, demonstrando que nem sempre as maiores notas atribuídas a essas duas questões representam maior volume de indicações efetivas. Pode-se inferir, ainda, que clientes com maior volume realizado e potencial, medido pelo IDC, nem sempre são aqueles promotores da marca.Contribuições – Com base neste estudo, algumas recomendações para gestores de relacionamento com os clientes podem ser seguidas se o objetivo do gestor é expandir a venda de produtos por meio do conceito boca a boca e acompanhar o desempenho dos clientes com foco não só no valor agregado individualmente pelo cliente (i.e. IDC) como também o valor oriundo dos clientes por ele indicados (i.e. IRE).pt_BR
dc.format.extent210-231pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.doiDOI: 10.7819/rbgn.v20i2.3798pt_BR
dc.identifier.issn1806-4892pt_BR
dc.identifier.issn1983-0807pt_BR
dc.identifier.issue2pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3916
dc.identifier.volume20pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherFECAPpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Gestão e Negóciospt_BR
dc.rights.licenseO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITORpt_BR
dc.titleA influência do valor do cliente na recomendação: um estudo empírico no mercado brasileiro de previdência privadapt_BR
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
local.identifier.sourceUrihttps://www.scielo.br/j/rbgn/a/zskGVHQ84GjmPNNNgXXD7Bk/abstract/?lang=pt
local.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.typeArtigo Científicopt_BR
relation.isAuthorOfPublication4d0421e0-4cc8-4fb3-846a-581a48c752f5
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