A Relevância do Planejamento do Investimento em Educação

dc.contributor.advisorLuciana Yeung
dc.contributor.authorFelipe Yamawaki Varoto
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorFelipe Yamawaki Varoto
dc.date.accessioned2022-04-28T13:51:30Z
dc.date.available2022-04-28T13:51:30Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractNos tempos atuais se faz cada vez mais necessário o contínuo movimento de inovação e progresso tanto técnico quanto tecnológico, sendo um dos frutos da Terceira Revolução Industrial iniciada em meados de 1950. Este estudo tem como objetivo mensurar os investimentos feitos pelo Brasil em educação, verificando seu real retorno e impacto, dessa forma foi atualizada como principal hipótese o investimento por aluno sendo comparável ao investimento em capital humano e seus desempenhos na prova do IDEB como meio de comparação com o progresso tecnológico. A partir disso foram coletados dados das bases do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e do SIOPE (Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação), sendo dados que apresentam valores tanto no âmbito estatal quanto no âmbito nacional. Sendo geradas regressões com painel considerando efeito fixo, foram segmentados em basicamente três focos de estudos: o impacto do investimento considerando todo o país, a influência do investimento por categoria escolar e pôr fim à influência no investimento pela macrorregião brasileira. Tendo realizado as análises quantitativas e qualitativas foi verificado que o direcionamento que é feito o investimento em educação tem impacto direto em seu impacto, ou seja, investir o mesmo montante em ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio apresentam impactos diferentes. Assim como diferentes regiões e estados apresentam magnitudes de respostas diferentes a um mesmo estimulo financeiro; dessa forma é concluído ao final do estudo que o planejamento de como será feito o investimento e onde será feito tem grande impacto na resposta obtida e esperada no desempenho escolar, futuramente podendo corresponder ao progresso tecnológico.pt_BR
dc.description.otherIn current times, the continuous movement of innovation is increasingly necessary, and both technical and technological progress, being one of the fruits of the Third Revolution Industrial started in the mid-1950s. This study aims to measure the investments made by Brazil in education, verifying its real return and impact, from this form has been updated as the main hypothesis the investment per student being comparable to the investment in human capital and its performance in the IDEB test as a means of comparison with technological progress. From this, data were collected from the bases of INEP (National Institute of Studies and Educational Research) and SIOPE (Information System on Public Budgets in Education), being data that present values both in the state and in the national. Regressions with a panel considering the fixed effect were generated. in basically three focuses of studies: the impact of the investment considering the whole country, the influence of investment by school category and end the influence of investment by Brazilian macro-region. Having carried out the quantitative and qualitative analyzes it was verified that the direction in which investment in education is made has a direct impact on its impact, or that is, investing the same amount in kindergarten, elementary and secondary education have different impacts. Just as different regions and states present magnitudes of different responses to the same financial stimulus; in this way it is concluded at the end of the study that the planning of how the investment will be made and where it will be made has great impact on the response obtained and expected on school performance, in the future it may correspond to technological progress.pt_BR
dc.description.qualificationlevelGraduaçãopt_BR
dc.format.extent30 p.pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3176
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseTodos os documentos presentes nesta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.pt_BR
dc.subjectImpactos na Educaçãopt_BR
dc.subjectInvestimento por Alunopt_BR
dc.subjectQualidade da Educaçãopt_BR
dc.subject.keywordsImpacts on Educationpt_BR
dc.subject.keywordsInvestments per Studentpt_BR
dc.subject.keywordsQuality of Educationpt_BR
dc.titleA Relevância do Planejamento do Investimento em Educaçãopt_BR
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberLuciana Yeungpt_BR
local.contributor.boardmemberAdriano Dutra Teixeirapt_BR
local.subject.capesCiências Exatas e da Terrapt_BR
local.subject.capesCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Imagem de Miniatura
Nome:
Felipe Yamawaki Varoto_Trabalho.pdf
Tamanho:
408.45 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
TEXTO COMPLETO
N/D
Nome:
Felipe Yamawaki Varoto_Termo de Autorização - ok.pdf
Tamanho:
330.58 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
INDISPONÍVEL - Autorização do aluno

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
282 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: