A Relevância do Planejamento do Investimento em Educação
dc.contributor.advisor | Luciana Yeung | |
dc.contributor.author | Felipe Yamawaki Varoto | |
dc.coverage.cidade | São Paulo | pt_BR |
dc.coverage.pais | Brasil | pt_BR |
dc.creator | Felipe Yamawaki Varoto | |
dc.date.accessioned | 2022-04-28T13:51:30Z | |
dc.date.available | 2022-04-28T13:51:30Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | Nos tempos atuais se faz cada vez mais necessário o contínuo movimento de inovação e progresso tanto técnico quanto tecnológico, sendo um dos frutos da Terceira Revolução Industrial iniciada em meados de 1950. Este estudo tem como objetivo mensurar os investimentos feitos pelo Brasil em educação, verificando seu real retorno e impacto, dessa forma foi atualizada como principal hipótese o investimento por aluno sendo comparável ao investimento em capital humano e seus desempenhos na prova do IDEB como meio de comparação com o progresso tecnológico. A partir disso foram coletados dados das bases do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e do SIOPE (Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação), sendo dados que apresentam valores tanto no âmbito estatal quanto no âmbito nacional. Sendo geradas regressões com painel considerando efeito fixo, foram segmentados em basicamente três focos de estudos: o impacto do investimento considerando todo o país, a influência do investimento por categoria escolar e pôr fim à influência no investimento pela macrorregião brasileira. Tendo realizado as análises quantitativas e qualitativas foi verificado que o direcionamento que é feito o investimento em educação tem impacto direto em seu impacto, ou seja, investir o mesmo montante em ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio apresentam impactos diferentes. Assim como diferentes regiões e estados apresentam magnitudes de respostas diferentes a um mesmo estimulo financeiro; dessa forma é concluído ao final do estudo que o planejamento de como será feito o investimento e onde será feito tem grande impacto na resposta obtida e esperada no desempenho escolar, futuramente podendo corresponder ao progresso tecnológico. | pt_BR |
dc.description.other | In current times, the continuous movement of innovation is increasingly necessary, and both technical and technological progress, being one of the fruits of the Third Revolution Industrial started in the mid-1950s. This study aims to measure the investments made by Brazil in education, verifying its real return and impact, from this form has been updated as the main hypothesis the investment per student being comparable to the investment in human capital and its performance in the IDEB test as a means of comparison with technological progress. From this, data were collected from the bases of INEP (National Institute of Studies and Educational Research) and SIOPE (Information System on Public Budgets in Education), being data that present values both in the state and in the national. Regressions with a panel considering the fixed effect were generated. in basically three focuses of studies: the impact of the investment considering the whole country, the influence of investment by school category and end the influence of investment by Brazilian macro-region. Having carried out the quantitative and qualitative analyzes it was verified that the direction in which investment in education is made has a direct impact on its impact, or that is, investing the same amount in kindergarten, elementary and secondary education have different impacts. Just as different regions and states present magnitudes of different responses to the same financial stimulus; in this way it is concluded at the end of the study that the planning of how the investment will be made and where it will be made has great impact on the response obtained and expected on school performance, in the future it may correspond to technological progress. | pt_BR |
dc.description.qualificationlevel | Graduação | pt_BR |
dc.format.extent | 30 p. | pt_BR |
dc.format.medium | Digital | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3176 | |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | Todos os documentos presentes nesta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem. | pt_BR |
dc.subject | Impactos na Educação | pt_BR |
dc.subject | Investimento por Aluno | pt_BR |
dc.subject | Qualidade da Educação | pt_BR |
dc.subject.keywords | Impacts on Education | pt_BR |
dc.subject.keywords | Investments per Student | pt_BR |
dc.subject.keywords | Quality of Education | pt_BR |
dc.title | A Relevância do Planejamento do Investimento em Educação | pt_BR |
dc.type | bachelor thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.contributor.boardmember | Luciana Yeung | pt_BR |
local.contributor.boardmember | Adriano Dutra Teixeira | pt_BR |
local.subject.capes | Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
local.subject.capes | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
local.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Arquivos
Pacote original
1 - 2 de 2
- Nome:
- Felipe Yamawaki Varoto_Trabalho.pdf
- Tamanho:
- 408.45 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
- TEXTO COMPLETO
N/D
- Nome:
- Felipe Yamawaki Varoto_Termo de Autorização - ok.pdf
- Tamanho:
- 330.58 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
- INDISPONÍVEL - Autorização do aluno
Licença do pacote
1 - 1 de 1
N/D
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 282 B
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: