Análise comparativa entre a Infraero e aeroportos privatizados

dc.contributor.advisorBoscov, Camila Pereirapt_BR
dc.contributor.authorMacêdo, Daniel de Mello Lula
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorMacêdo, Daniel de Mello Lula
dc.date.accessioned2022-11-17T16:59:03Z
dc.date.available2022-11-17T16:59:03Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractO crescente fluxo de pessoas pelo modal aéreo é realidade em um mundo cada vez mais globalizado. Com isso, eleva-se também a importância da infraestrutura que cerca esse meio de transporte. Também em discussão na sociedade brasileira atualmente, está a possibilidade de privatização de grande parte da infraestrutura do país, incluindo as empresas aeroportuárias. O presente estudo tem como objetivo apresentar um panorâma de como se da a gestão dessas empresas no mundo e como se deu historicamente no Brasil, bem como entender quais são os impactos da privatização de aeroportos nos quesitos de desempenho operacional, na qualidade do serviço e no desempenho econômico-financeiro dessas instituições. Para isso, foram analisados dados de Demonstrativos Financeiros, base de dados da ANAC e também do Ministério da Infraestrutura, utilizados para construir indicadores financeiros e também específicos do setor, a serem comparados. A comparação feita foi entre a Infraero, empresa estatal de administração de aeroportos, e 4 aeroportos que são hoje controlados pela iniciativa privada, sendo eles os aeroportos de Guarulhos, Confins, Galeão e Viracopos. Conclui-se que há indícios de melhora operacional nos aeroportos pós privatização, além da qualidade do serviço também melhorar. Apesar disso, como não temos uma amostra de aeroportos privatizados de número relevante no país, é necessário o entendimento caso a caso, e também futuros estudos analisando o mesmo contexto, mas quando o país possuir uma quantidade maior de aeroportos privatizados, como é a tendência para os próximos anos.pt_BR
dc.description.otherThe recent growth in the flow of people using the air modal is a reality in a world that is increasingly globalized. Considering that scenario, we are also seeing a growth in the importance for the infrastructure related to that transportation modal. Currently under discussion in Brazil is the possibility of privatization of a large part of the country's infrastructure, including airport companies. This study aims to present a panoramic view of how management works in those companies around the world and in Brazil, and also to understand what is the impact of the privatization of airports in metrics of operational performance, quality of service and economic performance. To do that, data from Financial Statements of the companies, ANAC data base and also from the Ministry of Infrastructure were used to build financial indicators and also industry-specific indicators to be compared. The comparison was between Infraero, a state-owned airport administration company, and 4 airports that are currently controlled by private initiative: airports of Guarulhos, Confins, Galeão and Viracopos, considering the period from 2015 to 2018. The study indicates that there is evidence of operational improvement at airports after privatization, in addition to the quality of service also improving. Nevertheless, as we do not have a large sample of privatized airports in the country, it is necessary a case by-case understanding, and also future studies analyzing the same context, but in the years to come, when the country has a higher quantity of privatized airports.pt_BR
dc.description.qualificationlevelGraduaçãopt_BR
dc.format.extent29 p.pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4738
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITOR.pt_BR
dc.subjectAeroportospt_BR
dc.subjectPrivatizaçãopt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subject.keywordsAirportspt_BR
dc.subject.keywordsPrivatizationpt_BR
dc.subject.keywordsPerformancept_BR
dc.titleAnálise comparativa entre a Infraero e aeroportos privatizadospt_BR
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
local.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR

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