A colaboração dos conselhos regionais de desenvolvimento para a realização da consulta popular: uma análise configuracional de desempenho

dc.contributor.advisorMARCELO MARCHESINI DA COSTA
dc.contributor.authorCarvalho, Lucas
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.creatorCarvalho, Lucas
dc.date.accessioned2021-09-13T16:01:47Z
dc.date.accessioned2021-04-20T19:41:55Z
dc.date.available2021-09-13T16:01:47Z
dc.date.available2021
dc.date.available2021-04-20T19:41:55Z
dc.date.issued2021
dc.date.submitted2021
dc.description.abstractEm uma parceria entre governo e organizações da sociedade civil (OSCs), o que levaria esses agentes não estatais a terem um alto desempenho sob uma estrutura colaborativa de governança? Seria por meio de alguns fatores combinados entre si? Este estudo busca obter resposta para essas perguntas por meio de uma análise comparativa qualitativa de colaborações firmadas entre OSCs e um ente estatal, firmadas com o propósito de realizar uma política pública. Investigam-se quais poderiam ser os fatores e qual combinação entre eles é que poderia conduzir esses atores não estatais ao alto desempenho colaborativo. Para isso, são explorados, como potenciais condutores do alto desempenho das OSCs, os seguintes elementos: a Liderança Colaborativa, o Compromisso com o Processo Colaborativo, a Dependência de Recursos Financeiros, a Capacidade Organizacional e a Confiança no Parceiro-Colaborador. A manifestação desses cinco fatores, a interação entre eles e a combinação que deles surge para conduzir ao alto desempenho colaborativo são investigadas, empiricamente, a partir dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDEs) e das parcerias firmadas por eles com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul (GovRS) para realizar a Consulta Popular (CP), política pública estadual destinada a envolver a sociedade gaúcha na escolha de investimentos regionais a serem contemplados com recursos do orçamento público estadual. Por meio de uma coleta de dados feita via entrevista, questionário e análise documental, cada uma das 28 parcerias firmadas pelos COREDEs com o GovRS tornou-se um Caso que foi analisado e comparado com os demais pela aplicação do método fuzzy-set QCA. Os resultados obtidos permitem a este estudo mostrar, de modo consistente, que diferentes combinações dos fatores supracitados podem conduzir essas OSCs ao alto desempenho colaborativo na realização de suas atribuições na política pública analisada. Além disso, esses achados também permitem a este trabalho trazer contribuições tanto para a consolidação do campo teórico da Governança Colaborativa, quanto para o conhecimento profissional daqueles que trabalham com parcerias plurissetoriais.pt_BR
dc.description.otherIn a partnership between government and civil society organizations (CSOs), what would lead these non-state actors to have high performance under a collaborative governance structure? Would it be through some combined factors? This study seeks to obtain an answer to these questions through a qualitative comparative analysis of collaborations between CSOs and a state entity, signed with the purpose of carrying out a public policy. We investigate what the factors could be and what combinations of them could lead these non-state actors to high collaborative performance. To this end, the following elements are explored, as potential drivers of CSOs’ high performance: Collaborative Leadership, Commitment to the Collaborative Process, Dependence on Financial Resources, Organizational Capacity and Trust in the Collaborating Partner. The manifestation of these five factors, the interaction among them and the combination that emerges from them to lead to high collaborative performance are investigated, empirically, by the Regional Development Councils (COREDEs) and the partnerships signed by them with the State Government of Rio Grande do Sul (GovRS) to carry out the Popular Consultation (CP), a state public policy designed to involve the citizens of Rio Grande do Sul in the choice of regional investments to be contemplated with resources from the state public budget. Through data collected via interview, questionnaire, and documentary analysis, each of the 28 partnerships signed by the COREDEs with GovRS has become a Case that was analyzed and compared with the others by applying the fuzzy-set QCA method. The results obtained allow this study to consistently show that different combinations of the aforementioned factors can lead these CSOs to high collaborative performance in carrying out their duties in the analyzed public policy. In addition, these findings also allow this work to bring contributions both to the consolidation of the theoretical field of Collaborative Governance, as well as to the professional knowledge of those who work with intersectoral partnerships.pt_BR
dc.description.qualificationlevelMestradopt_BR
dc.format.extent223 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2800
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.pt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.pt_BR
dc.subjectCollaborative Governance. Performance. Civil Society Organizations. COREDEs. Consulta Popular.pt_BR
dc.subject: Governança Colaborativa. Desempenho. Organizações da Sociedade Civil. COREDEs. Consulta Popularpt_BR
dc.titleA colaboração dos conselhos regionais de desenvolvimento para a realização da consulta popular: uma análise configuracional de desempenhopt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberSANDRO CABRAL
local.contributor.boardmemberSchommer, Paula Chiespt_BR
local.contributor.boardmemberPongeluppe, Leandro Simoespt_BR
local.typeDissertaçãopt_BR
relation.isAdvisorOfPublication7eae3e04-93a7-4fa5-b58b-5d798f212f59
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relation.isBoardMemberOfPublication76c81ecd-5a8e-48de-9d12-b62cebc2e626
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