Formação continuada de professores: uma análise das estratégias dotadas nos momentos formativos

dc.contributor.advisorMarques, André Luizpt_BR
dc.contributor.authorFrancisco , João Luiz
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorFrancisco , João Luiz
dc.date.accessioned2023-08-19T14:35:04Z
dc.date.available2023-08-19T14:35:04Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractO objetivo principal deste estudo é identificar, a partir da observação de quatro encontros formativos, realizados por duas redes de ensino, se as formações continuadas oferecidas aos educadores possuem características de programas eficazes. Tal tema torna-se relevante uma vez que é desejável que se oferte aos professores das redes públicas de educação formações continuadas que adotem estratégias de ensino que sejam eficazes e tenham o potencial de melhorar a prática docente. Na esfera federal, são encontradas iniciativas como Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores. Em relação aos estados, cada um desenvolve sua própria política pública para essa área. Os encontros formativos, objeto de estudo deste trabalho, foram observados com base em um formulário desenvolvido por Francisco (2022) que apresenta características de programas de formações continuadas eficazes. Como resultado, foi possível perceber que todas as formações assistidas possuem conteúdos atualizados. Já em relação as estratégias adotadas, constatou-se que todo o processo é muito centrado na atuação do formador. Também não se observou a presença de momentos estruturados para o compartilhamento de experiências e a análise de vídeos e/ou descrições escritas de situações de sala de aula. Quanto a gestão da formação, nenhuma foi iniciada com a apresentação dos seus objetivos. No entanto, as orientações dadas aos cursistas para a realização das atividades apresentaram-se claras, com espaço para que os cursistas sanassem suas dúvidas.pt_BR
dc.description.otherThe main goal of this study is to identify, from the observation of four formative meetings, performed by two educational systems, if continuous formations offered to teachers have characteristics of an effective program. This subject is relevant since it is desirable to offer continuing education to professors in the public system who adopt teaching strategies that are successful and have the potential to improve learning. At national level, It is found initiatives such as Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) and the Rede Nacional de Formação Continuada de Professores. In the states, each one develops its own public policy for this area. The formative meetings, object of study of this work, were observed based on a form developed by Francisco (2022) that presents characteristics of efficient continuing formation programs. As a result, it was possible to conclude that every observed formation has updated content. In relation to adopted strategies, it was found that the whole process is very centered on the performance of the lecturer. It wasn’t observed the presence of structured moments to share experiences and to analyze videos and/or written descriptions of classroom situations. As for the training management, none was initiated with the presentation of its objectives. However, the guidelines given to the course participants for carrying out the activities were clear, with a moment for them to resolve their doubts.pt_BR
dc.description.qualificationlevelEspecialização (Lato sensu)pt_BR
dc.format.extent25 p.pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/6003
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseTODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.subjectformação continuadapt_BR
dc.subjectestratégias de formaçãopt_BR
dc.subjectformações eficazespt_BR
dc.subject.keywordscontinuing educationpt_BR
dc.subject.keywordstraining strategiespt_BR
dc.subject.keywordseffective trainingpt_BR
dc.titleFormação continuada de professores: uma análise das estratégias dotadas nos momentos formativospt_BR
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
local.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
local.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
João Luiz Francisco_Trabalho.pdf
Tamanho:
274.49 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
João Luiz Francisco_Trabalho
N/D
Nome:
João Luiz Francisco_Termo Autorização.pdf
Tamanho:
2.87 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
João Luiz Francisco_Termo Autorização
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
282 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: