A educação profissional e tecnológica como política pública para juventude em São Paulo: a experiência do Reino Unido

dc.contributor.advisorBachur, João Paulo
dc.contributor.authorVido, Natália Lupinetti
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.creatorVido, Natália Lupinetti
dc.date.accessioned2022-06-30T20:22:17Z
dc.date.available2022-06-30T20:22:17Z
dc.date.issued2020
dc.date.submitted2020
dc.description.abstractEste estudo se propõe a analisar o papel da educação para o trabalho na garantia de aprendizagem nas escolas de competências e habilidades básicas e específicas, necessárias para oportunizar à juventude a inserção digna e qualificada no mundo do trabalho por meio da empregabilidade formal e/ou geração de renda via empreendedorismo, impulsionando o crescimento econômico e social. O trabalho contextualiza a oferta da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil, fazendo o recorte do Estado de São Paulo, destacando índices que apontam a relação do déficit de habilidades com as taxas de empregabilidade de jovens no estado. Essa oferta, hoje, coloca a EPT apartada da educação básica, perdendo a oportunidade de incluir na formação educacional dos estudantes a formação profissional. O caso da reforma da educação profissional no Reino Unido foi escolhido pois, dentre outras razões, focou nas habilidades, estabeleceu uma estrutura fluida de aproximação e nivelamento das trajetórias acadêmica e profissional, e alavancou a inserção de jovens no mercado por meio do programa de aprendizagem profissional. O Estado de São Paulo dispõe hoje de características para aplicar boas práticas e lições captadas da experiência britânica, o trabalho busca fazer apontamentos e algumas recomendações nesse sentido. Investir em EPT significa investir na juventude e no desenvolvimento econômico.pt_BR
dc.description.otherThis paper intends to analyse the role of professional education in guaranteeing that both basic and specific competencies and skills are being taught and learned at school, in order to give youth the opportunity to enter the job market by qualified and dignified formal employment or income generation via entrepreneurship, increasing social and economic growth. The paper describes the offer of Technical Vocation Education and Training (TVET) in Brazil, focusing on the São Paulo State, highlighting the indicators pointing the deficit of skills in relation to low employment rates of youth. The offer, today, sets the TVET far away from basic education, missing the opportunity to include the professional development into the educational one. The United Kingdom TVET Reform case was chosen to support the analysis because, within other reasons, it stablished a seamless educational structure between both academic and professional routes and improved the first job experience to young people by promoting apprenticeships. São Paulo State presents characteristics to apply in its territory good practices and lessons from the British experience, and the paper seeks to recommend some of those. Investing in TVET means to invest both in youth and in economic development.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3341
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.pt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.subjectHabilidades e competênciaspt_BR
dc.subjectEmpregabilidadept_BR
dc.subjectReino Unidopt_BR
dc.subjectSão Paulopt_BR
dc.subjectYouthpt_BR
dc.subjectTechnical vocation education and trainingpt_BR
dc.subjectSkills and competenciespt_BR
dc.subjectEmploymentpt_BR
dc.subjectUnited Kingdompt_BR
dc.titleA educação profissional e tecnológica como política pública para juventude em São Paulo: a experiência do Reino Unidopt_BR
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberBachur, João Paulo
local.contributor.boardmemberCorrêa, Izabela Moreira
local.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR

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