Atratividade da carreira docente no Brasil: diagnóstico e recomendações de políticas públicas

N/D

Autores

Akerman, Ivan Gontijo

Orientador

Bachur, João Paulo

Co-orientadores

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Tipo de documento

Trabalho de Conclusão de Curso

Data

2020

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Resumo

Este trabalho analisa a atratividade da carreira docente no Brasil. Sabe-se que recrutar os futuros professores em número adequado e entre aqueles com melhor desempenho acadêmico no Ensino Médio é uma estratégia importante para a garantia de uma educação de qualidade. As evidências cada vez mais apontam a importância dessa temática, além dos países de melhor desempenho adotarem como estratégia central um processo efetivo de recrutamento dos futuros professores. Contudo, o Brasil não tem obtido êxito nesse processo, na medida que a carreira docente no País não consegue atrair os estudantes mais talentosos do ponto de vista acadêmico. Assim, este trabalho traz um diagnóstico sobre a atratividade da profissão docente no Brasil, buscando compreender os principais fatores que afetam a atratividade e a situação do país em cada um deles. Em seguida, são exploradas algumas propostas de políticas públicas que poderiam ser executadas pelo Governo Federal para contribuir com a mudança deste cenário.

This research analyzes the attractiveness of the teaching career in Brazil. It is known that recruiting future teachers in an adequate number and among those with the best academic performance in high school is an important strategy to guarantee quality education. The evidence increasingly points to the importance of this theme, in addition to the countries with the best performance adopting as a central strategy an effective process of recruiting future teachers. However, Brazil has not been successful in this process, as the teaching career in the country fails to attract the most talented students from an academic point of view. Thus, this research provides a diagnosis of the attractiveness of the teaching profession in Brazil, seeking to understand the main factors that affect the country's attractiveness and the country's situation regarding each of the factors. Then, proposals are explored for public policies that could be implemented by the Federal Government to contribute to changing this scenario.

Palavras-chave

políticas educacionais; políticas docentes; atratividade da carreira docente; educational policies; teacher policies; attractiveness of the teaching career in Brazil

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Idioma

Português

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