O mercado de bens de capital e a combinação das estratégias genéricas

dc.contributor.advisorANDREA MARIA ACCIOLY FONSECA MINARDI
dc.contributor.authorSouza, Wilson De
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.creatorSouza, Wilson De
dc.date.accessioned2021-09-13T03:12:49Z
dc.date.accessioned2015-10-06T22:07:35Z
dc.date.available2021-09-13T03:12:49Z
dc.date.available2015-10-06T22:07:35Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010
dc.description.abstractEste estudo aborda o tema das estratégias genéricas difundidas por Porter o qual tem sido objeto de pesquisas tanto no mundo acadêmico quanto utilizadas no meio empresarial por sua abrangência e pela sua facilidade de compreensão. As estratégias genéricas são liderança em custo, liderança em diferenciação de produto e foco. Porter inferiu que uma empresa precisa escolher uma das estratégias para ter vantagem competitiva no mercado. As pesquisas sobre o tema têm resultados contraditórios quanto à inferência de Porter, sendo que algumas sustentam que empresas só são bem sucedidas quando adotam estratégias puras e outras que encontram evidências de que empresas que adotam estratégias híbridas podem também ter um desempenho superior. A discussão acadêmica sugere que esta inferência pode ser demasiadamente simplista e sugere contingências que podem obrigar empresas, em certos mercados, a utilizarem a estratégia híbrida. Por meio de um estudo de caso na indústria de bens de capital, especificamente no setor de automação industrial brasileiro, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória para identificar e propor novas contingências que propiciam a utilização da estratégia híbrida. O setor utilizado no estudo apresenta características de um mercado oligopolista, sendo que as três principais empresa que atuam nesse setor possuem, em conjunto, 70% de participação do mercado. Nesse setor verificou-se que as empresas líderes utilizam a estratégia híbrida para que possam atender tanto os clientes fabricantes de máquinas, que enfatizam o preço, quanto os clientes usuários finais que valorizam mais a diferenciação de produto. A pesquisa também sugere possíveis ações que empresas desenvolveram ou desenvolvem para consolidar seu posicionamento em tais circunstâncias.pt_BR
dc.description.otherThis study deals about the topic of the generic strategies disseminated by Porter, which has been topic of researches as much in the academic world as used in the business world due to its extension and easiness of comprehension. The generic strategies are cost leadership, leadership in product differentiation and focus. Porter inferred that a company must choose one of the strategies in order to have success. The research regarding this subject have conflicting results on the inference of Porter, and some argue that companies are only successful when they adopt pure strategies and others find evidence that firms that adopt hybrid strategies can also achieve a better performance. The academic show that this inference can be excessively simplistic and suggests contingences that can oblige companies, in certain markets, to use the hybrid strategy. Through a case study, in the capital goods industry, specifically in the branch of the Brazilian industrial automation, an exploratory research was developed in order to identify and propose new contingences that benefit the use of the hybrid strategy. The branch referred in this study has characteristics of oligopolistic market and the three main companies have, together, 70% of market share. In this branch was found that the leader companies use the hybrid strategy in order to attend as much the machine manufacturer clients, which emphasizes the price, as the end user clients, which emphasizes more the product differentiation. The research also suggests possible actions that the leader companies had developed or develop in order to have a privileged strategic positioning in its market.pt_BR
dc.format.extent66 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/869
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.subjectEstratégias genéricaspt_BR
dc.subjectEstratégia híbridapt_BR
dc.subjectBens de capitalpt_BR
dc.subjectEstratégia competitivapt_BR
dc.subjectGeneric strategiespt_BR
dc.subjectHybrid strategypt_BR
dc.subjectCapital goodspt_BR
dc.subjectCompetitive strategypt_BR
dc.titleO mercado de bens de capital e a combinação das estratégias genéricaspt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberBarros, Henrique Machado
local.contributor.boardmemberAlves, Mário Aquino
local.typeDissertaçãopt_BR
relation.isAdvisorOfPublication4f89a841-117c-473d-8798-96eb2d9ce1cf
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery4f89a841-117c-473d-8798-96eb2d9ce1cf
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Wilson de Souza_Trabalho.pdf
Tamanho:
753.98 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
TEXTO COMPLETO
N/D
Nome:
Wilson de Souza_AutorizacaoAluno.pdf
Tamanho:
476.88 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
INDISPONÍVEL - AUTORIZAÇÃO ALUNO
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Plain Text
Descrição: