ZetraSoft: como melhorar o clima organizacional?
Autores
Kallás, David
Buoro, Gustavo
Orientador
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Data
2011
Palavras-chave
Titulo de periódico
URL da fonte
Título de Livro
URL na Scopus
Sinopse
O caso começa com um breve resumo sobre o setor de crédito consignado e depois apresenta a história de sucesso da ZetraSoft, estreitamente relacionado a seu produto: uma solução web para gerenciamento dos contratos de crédito dessa modalidade, atendendo às necessidades das instituições consignatárias (bancos) e de seus clientes, bem como das organizações a que pertencem os tomadores de crédito (consignantes), normalmente órgãos públicos. Em seguida, apresenta o dilema enfrentado em 2009 por Renato Araújo, principal acionista e diretor executivo da empresa – entender os resultados da segunda aplicação da pesquisa de clima respondida em abril de 2009 por seus colaboradores e decidir o que fazer, uma vez que o clima organizacional piorou em relação à primeira aplicação da pesquisa, um ano antes, considerando que, nesse intervalo, se desenharam e implementaram muitas ações cujo objetivo eram justamente melhorar o clima organizacional.
Objetivos de aprendizagem
Objetivo principal: o desafiar os alunos a analisarem e proporem planos de ação para a melhoria do clima organizacional. Objetivos secundários: o discutir práticas de comunicação interna o discutir o conceito de motivação no trabalho o estimular as competências analíticas dos alunos, especialmente na proposição de soluções para problemas mal-estruturados como este.
Idioma
Português
Notas
Docentes do Insper: Realizem a solicitação via CUCA. https://cuca.insper.edu.br/
Docentes externos: Solicitem acesso pelo e-mail repositorio@insper.edu.br