Casa Joka: problemas no programa de recompensas

dc.contributor.authorKallás, David
dc.date.accessioned2025-05-06T19:05:38Z
dc.date.issued2007
dc.descriptionDocentes do Insper: Realizem a solicitação via CUCA. https://cuca.insper.edu.br/ Docentes externos: Solicitem acesso pelo e-mail repositorio@insper.edu.br
dc.formatDigital
dc.format.extent22 p.
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/7621
dc.language.isoPortuguês
dc.language.isoInglês
dc.publisherInsper
dc.titleCasa Joka: problemas no programa de recompensas
dc.title.alternativeCasa Joka: problems in the rewards programen
dc.typeCase
dspace.entity.typePublication
local.description.objetivoO caso em questão objetiva estimular os alunos a se colocarem no papel de executivos e a tomarem decisões sobre um problema razoavelmente complexo e de solução não trivial. Dessa forma, os objetivos educacionais são:  exercitar nos alunos o pensamento crítico sob situações que envolvam escolhas entre alternativas excludentes;  estimular o pensamento acerca de um problema por diferentes ângulos e pontos de vista;  discutir e analisar um dilema ético, posicionando-se com clareza;  exercitar a capacidade de analisar e propor ações relacionadas a um problema de pessoal na empresa;  analisar e propor alterações no sistema de incentivos da empresa;  exercitar a capacidade dos alunos em vislumbrar os próximos passos para a profissionalização de uma empresa familiar em fase de sucessão.
local.description.sinopseUm dos grandes desafios das empresas familiares é o processo de sucessão e profissionalização. A Casa Joka já havia superado a primeira grande questão, que diz respeito à escolha dos executivos da segunda geração a comandar a organização. Restava escolher e implementar ferramentas de gestão para a maior profissionalização da empresa, que deveria estar pronta para competir com grandes redes de varejo que ingressavam no interior do país. E, justamente em uma das ferramentas mais importantes - o sistema de incentivos -, surgiu um problema para Marta Kallás Pinto, diretora comercial: as vendedoras do departamento infantojuvenil alteraram informações de vendas entre si para, entre outros, maximizar o valor das comissões recebidas. O que aconteceu com as vendedoras foi algo normal ou uma fraude grave no sistema? Além de decidir sobre o que fazer com as pessoas que articularam o movimento, caberia a Marta decidir se deveria ou não fazer adaptações no modelo de sistema de incentivos e remuneração variável estabelecido pelo projeto GAP. O caso inicia com a apresentação de algumas tendências para o varejo brasileiro, com base em artigos e pesquisas relevantes no setor. Em seguida, apresenta-se com brevidade a história da Casa Joka, bem como seu perfil à época do estudo de caso, no início de 2006. Depois, o caso discorre sobre o processo de sucessão da primeira para a segunda geração, com a criação de diretorias baseadas na estrutura vertical e a nomeação de diretores para cada uma das áreas da empresa. Então, são apresentadas algumas mudanças no modelo de gestão adotado, com destaque para o projeto GAP, que mexia em todo o sistema de incentivos da empresa. Nesse momento se expõe o problema que leva aos dilemas do caso, que é a manipulação dos dados de vendas por vendedor no departamento infantojuvenil. Relata-se como foi descoberto o desvio de comportamento das vendedoras e também se arrolam os argumentos dados por algumas delas para justificar suas atitudes. O caso se encerra com a exposição dos dilemas a serem enfrentados pela diretora de vendas (e pelos alunos), referentes (1) ao tratamento do caso das vendedoras do departamento e (2) à possibilidade de repensar o modelo do sistema de incentivos para evitar que os mesmos problemas possam se repetir no futuro. Adicionalmente, o caso pode explorar a oportunidade de repensar o sistema de incentivos dos gestores.
local.publisher.citySão Paulo
local.publisher.countryBrasil
local.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
local.typeCaso
publicationissue.issueNumberAE-P0006

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 5 de 7
Imagem de Miniatura
Nome:
Acesso Primeira Pagina_Casa Joka problemas no programa de recompensas.pdf
Tamanho:
222.57 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
N/D
Nome:
CA - Cadeados Papaiz segmentação e posicionamento para um mercado em transformação - PT - Com marca.pdf
Tamanho:
710.24 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
N/D
Nome:
CA - Cadeados Papaiz segmentação e posicionamento para um mercado em transformação - PT - Sem marca.pdf
Tamanho:
507.42 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
N/D
Nome:
NE - Cadeados Papaiz segmentação e posicionamento para um mercado em transformação - PT.pdf
Tamanho:
686.66 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
N/D
Nome:
CA - Papaiz padlocks segmentation and positioning for a market in transformation - EN - Com marca.pdf
Tamanho:
554.38 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
236 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: