A necessidade de reavaliação da ampla aplicabilidade do artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor na aquisição de produtos digitais via e-commerce: Uma análise crítica ao direito de arrependimento frente aos novos tipos de produtos e aos hábitos de consumo diante da evolução digital

dc.contributor.advisorRoque, Pamela Gabrielle Romeu Gomespt_BR
dc.contributor.authorTitoneli, Guilherme Carneiro
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorTitoneli, Guilherme Carneiro
dc.date.accessioned2023-03-02T14:15:10Z
dc.date.available2023-03-02T14:15:10Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractO presente estudo será dedicado à análise crítica da ampla aplicabilidade do Artigo 49 da Lei n° 8.078, de 11 de setembro de 1990 (Código de Defesa do Consumidor), principalmente no cenário de grande desenvolvimento tecnológico no qual a sociedade brasileira está inserida. Para realizar a referida análise, o trabalho buscará conceituar o direito de arrependimento e depois passará a contextualizar a nova realidade na relação de consumo entre consumidores e fornecedores, principalmente em função da criação das plataformas de e-commerce. Após, será abordado o desenvolvimento tecnológico e como isso acarretou no desenvolvimento de novos produtos adquiridos através da internet. Por fim, concluir-se-à que o direito de arrependimento deve ser mantido na grande maioria dos casos, mas que deve existir uma atualização legislativa para afastar sua aplicabilidade para produtos digitais comercializados via internetpt_BR
dc.description.otherThis study will be dedicated to the critical analysis of the broad applicability of Article 49 of Law No. 8,078, of September 11, 1990 (Brazilian Consumer Protection Code), mainly in the scenario of great technological development in which Brazilian society is inserted. To carry out this analysis, the work will seek to conceptualize the right of regret and then will start to contextualize the new reality in the consumer relationship between consumers and suppliers, mainly due to the creation of e-commerce platforms. Afterwards, it will be discussed technological development and how this has led to the development of new products acquired through the internet. Finally, it will be concluded that the Right of Retraction must be maintained in the vast majority of cases, but that there must be a legislative update to rule out its applicability for digital products sold via the internet.pt_BR
dc.description.qualificationlevelEspecialização (Lato sensu)pt_BR
dc.format.extent29 p.pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5329
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseTODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.subjectDireito do Consumidorpt_BR
dc.subjectDireito de Arrependimentopt_BR
dc.subjectE-commercept_BR
dc.subjectLei n° 8.078, de 11 de setembro de 1990pt_BR
dc.subjectComércio Eletrônicopt_BR
dc.subject.keywordsConsumer's Rightpt_BR
dc.subject.keywordsRight of Retractionpt_BR
dc.subject.keywordsE-commercept_BR
dc.subject.keywordsBrazilian Law No. 8.078/1990pt_BR
dc.subject.keywordsElectronic Commercept_BR
dc.titleA necessidade de reavaliação da ampla aplicabilidade do artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor na aquisição de produtos digitais via e-commerce: Uma análise crítica ao direito de arrependimento frente aos novos tipos de produtos e aos hábitos de consumo diante da evolução digitalpt_BR
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
local.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR

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