A discussão acerca da Constitucionalidade da Lei n. 13.606/2018 e seus efeitos jurídicos no âmbito do direito empresarial e tributário

Imagem de Miniatura

Autores

Abrahão, Ana Carolina

Orientador

Roque, Pamela Gabrielle Romeu Gomes

Co-orientadores

Citações na Scopus

Tipo de documento

Trabalho de Conclusão de Curso

Data

2018

Unidades Organizacionais

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a nova lei 13.606/2018 e sua reflexa inconstitucionalidade, tendo em vista que seu artigo 25 acrescentou os artigos 20-B, 20-C e 20-E, que dispõem acerca da possibilidade da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional penhorar bens de contribuintes devedores, sem a necessária análise prévia pelo Poder Judiciário, o que viola os princípios constitucionais do contraditório, da ampla defesa, da tripartição de poderes e do devido processo legal, bem como os princípios da proporcionalidade e do direito de propriedade. Além de se contrária a disposições do Código Tributário Nacional e outras leis do ordenamento jurídico brasileiro. Assim, têm-se como objetivo o debate acerca das discussões acerca da constitucionalidade da Lei n. 13.606/2018 e seus efeitos jurídicos no âmbito do direito empresarial e tributário. O método de pesquisa utilizado foi a análise crítico-reflexiva por meio de pesquisa qualitativa documental, jurisprudencial e doutrinária.

Palavras-chave

Constitucionalidade. Lei n. 13.606/2018. Procuradoria Geral da Fazenda Nacional. Contraditório e Ampla. Tripartição dos Poderes.

Titulo de periódico

URL da fonte

Título de Livro

URL na Scopus

Idioma

Português

Notas

Membros da banca

Roque, Pamela Gabrielle Romeu Gomes

Área do Conhecimento CNPQ

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por