Entradas e Bandeiras: A Estratégia de Interiorização das Cadeias de Fast Food no Brasil

dc.contributor.authorMartins, Marcelo Guerra
dc.contributor.authorMoita, Rodrigo Menon Simões
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorMartins, Marcelo Guerra
dc.creatorMoita, Rodrigo Menon Simões
dc.date.accessioned2023-07-19T16:01:09Z
dc.date.available2023-07-19T16:01:09Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractO presente trabalho analisa a estratégia de entrada de firmas da indústria de fast food brasileira em novos mercados. Investigamos quais os atributos de uma cidade que atrai firmas desta indústria, e como firmas de diferentes cadeias interagem nas suas decisões de entrada. Os resultados indicam que as firmas adotam uma estratégia do tipo me-too: uma vez que uma firma entra em um mercado inexplorado, as demais tendem a também entrar neste mercado. Nossa hipótese é que há uma incerteza quanto ao potencial de um mercado, e a entrada de uma firma sinaliza para as demais que este potencial é elevado. O equilíbrio desse jogo de entrada implica que no processo de interiorização das cadeias de fast food devemos observar mercados com bom potencial com muitas lojas de redes de fast food operando, e outros mercados, também com bom potencial, mas com nenhuma loja operando. Os ganhos da descoberta e da entrada em um novo mercado com alto potencial se dissipa rapidamente com a entrada das firmas seguidoras, concedendo uma vantagem temporária para a firma pioneira.pt_BR
dc.description.otherThis paper analyzes the entry strategy of fast food chains in Brazilians small towns. We investigate the towns’ characteristics that are attractive for the chains, and how these chains interact in their entry strategies. The results show that the firms use a me too type of strategy: once a chain decides to enter a market, the other firms also decide to enter. Our assumption is that there is uncertainty about market demand, and when a firm decides to enter a given market, it sends a signal to the other chains that the market has high demand. The equilibrium of the entry game implies that the movement of the fast food chains towards small towns may be characterized by the following situation: potentially high demand markets with at least one chain operating in the market, and other equally high potential but still undiscovered markets with no firms operating in it. The benefit of the discovery and entry in a market with high demand dissipates quickly as the other firms follow in this market, giving a temporary advantage to the pioneer firm.pt_BR
dc.format.extent31 p.pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.issueBEWP 143/2011
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5861
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherInsperpt_BR
dc.publisherIBMEC São Paulopt_BR
dc.relation.ispartofseriesInsper Working Paperpt_BR
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dc.subjectmodelos de entradapt_BR
dc.subjectfast foodpt_BR
dc.subjectestratégia me-toopt_BR
dc.subject.keywordsentry modelspt_BR
dc.subject.keywordsfast foodpt_BR
dc.subject.keywordsme too strategypt_BR
dc.titleEntradas e Bandeiras: A Estratégia de Interiorização das Cadeias de Fast Food no Brasilpt_BR
dc.typeworking paper
dspace.entity.typePublication
local.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.typeWorking Paperpt_BR

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