O papel da loja física na estratégia omnichannel do varejo no Brasil

dc.contributor.advisorLaban Neto, Silvio Abrahao
dc.contributor.authorBicalho, Santuza Paolucci Nogueira
dc.coverage.spatialS�o Paulopt_BR
dc.creatorBicalho, Santuza Paolucci Nogueira
dc.date.accessioned2021-09-13T03:12:01Z
dc.date.accessioned2021-02-10T16:11:02Z
dc.date.available2021-09-13T03:12:01Z
dc.date.available2020
dc.date.available2021-02-10T16:11:02Z
dc.date.issued2020
dc.date.submitted2020
dc.description.abstractO canal offline representa 85% de todo movimento do varejo global. Projeta-se que o canal digital representará 20% deste movimento até 2024. Neste sentido, varejistas, independentemente de sua origem (offline ou online) devem se questionar sobre a importância do ponto de venda físico num mercado altamente impactado pela digitalização. Como varejistas brasileiros entendem e exploram este canal de vendas? Este projeto tem como objetivo identificar o papel que a loja física assume no contexto omnichannel, explorando a forma como varejistas brasileiros enxergam este canal na execução desta estratégia. O projeto, de natureza qualitativa e abordagem abdutiva, estabelece uma proposta de metodologia de design de pesquisa para validar se as funções atribuídas à loja física no mix de varejo, na integração de canais, no comportamento do consumidor e na performance como um todo já mapeadas por pesquisas anteriores feitas no exterior se confirmam no contexto do varejo brasileiro. A literatura sobre o tema o considera novo, indicando necessidade de aprofundamento de pesquisas neste campo. Este estudo, de natureza exploratória, busca validar as dimensões identificadas em outras geografias, investigando se estas se confirmam e/ou se são complementadas por outras que sejam características do contexto Brasil. Examinando dados gerados através de entrevistas em profundidade com 12 varejistas brasileiros, a pesquisa contribuirá para um melhor entendimento do papel e do futuro da loja física na jornada do cliente, na eficiência das vendas e na interação entre canais no contexto omnichannel, podendo repercutir positivamente na melhoria de alocação de recursos e potencial aumento do volume de vendas de varejistas que utilizem esta estratégia.pt_BR
dc.description.otherThe offline channel represents 85% of all global retail movement. It is projected that the digital channel will represent 20% of this movement by 2024. In this sense, retailers regardless of their origin (offline or online) should question the importance of the physical point of sale in a market highly impacted by digitization. How do Brazilian retailers understand and exploit this sales channel? This project aims to identify the role that the physical store assumes in the omnichannel context, exploring the way Brazilian retailers see this channel in the execution of this strategy. The project, of a qualitative nature and abductive approach, establishes a proposal for a research design methodology to validate whether the functions attributed to the physical store in the retail mix, channel integration, consumer behavior, and business performance already mapped by previous research carried out abroad are confirmed in the Brazilian retail context. The literature on the topic considers it as new, indicating the need for further research. This exploratory study seeks to validate the dimensions identified in other geographies, investigating whether these are confirmed and / or whether they are complemented by others that are characteristic of the Brazilian context. By examining data generated through in-depth interviews with 12 Brazilian retailers, the research will contribute to a better understanding of the role and the future of the physical store in the customer journey, in sales efficiency and in the interaction between channels in the omnichannel context, which may have a positive impact on improved resource allocation and a potential increase in sales volume for retailers using this strategy.pt_BR
dc.format.extent83p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2680
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.pt_BR
dc.subjectOmnichannelpt_BR
dc.subjectVarejopt_BR
dc.subjectLojas Físicaspt_BR
dc.subjectMercado Brasileiropt_BR
dc.subjectRetailpt_BR
dc.subjectPhysical Storespt_BR
dc.subjectBrazilian Marketpt_BR
dc.titleO papel da loja física na estratégia omnichannel do varejo no Brasilpt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.typeDissertaçãopt_BR
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