O desenvolvimento de competências comportamentais de profissionais da gestão pública brasileira
dc.contributor.advisor | Marques, André Luiz | |
dc.contributor.author | Fior, Gisele | |
dc.coverage.pais | Brasil | pt_BR |
dc.creator | Fior, Gisele | |
dc.date.accessioned | 2022-10-04T23:47:17Z | |
dc.date.available | 2022-10-04T23:47:17Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | As competências comportamentais podem ser consideradas especialmente importantes para o desenvolvimento de atuais e futuras lideranças que valorizem e fomentem uma força de trabalho cada vez mais diversa e multidisciplinar. No entanto, apesar de ser um tema cada vez mais presente nas relações profissionais e há muito discutido nas práticas do setor privado, nota-se que pouca atenção é dada para o desenvolvimento das competências socioemocionais e interpessoais no setor público brasileiro. Este trabalho focou em analisar a situação atual do desenvolvimento de competências socioemocionais e interpessoais no setor público. Para isto, foi utilizada uma análise PESTEL, mapeando diferentes riscos e oportunidades do cenário atual para a incorporação destas práticas no setor público, tal como a atuação de advocacy por Organizações da Sociedade Civil e, mudanças constantes de liderança. Além disso, foi realizada uma análise da influência e interesse dos principais stakeholders interagindo com este desafio. São apresentadas as iniciativas selecionadas em três países: Nova Zelândia, Suíça e Estados Unidos. Através de uma análise comparativa optou-se por apresentar em uma matriz SWOT fonte (Quadro 3) três possíveis eixos de soluções que alavancam o processo de desenvolvimento das competências socioemocionais dos servidores públicos brasileiros: (i) em nível individual, (ii) em nível coletivo, e (iii) em nível organizacional. Sugere-se que estes componentes componham a solução a nível nacional. Também foram identificadas experiências brasileiras que já estão sendo implementadas nestes eixos e que merecem destaque. Sugere-se que os três eixos de soluções continuem sendo fomentados e implementados no setor público brasileiro e que, desta forma, mais dados de qualidade sejam gerados para subsidiar o desenho de caminhos para lidar com as reais necessidades dos diferentes órgãos e servidores públicos. | pt_BR |
dc.description.qualificationlevel | Especialização (Lato sensu) | pt_BR |
dc.format.extent | 29 p. | pt_BR |
dc.format.medium | Digital | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4135 | |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM | pt_BR |
dc.subject | Setor público | pt_BR |
dc.subject | Gestão de pessoas | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Competências comportamentais | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento de competências comportamentais de profissionais da gestão pública brasileira | pt_BR |
dc.type | bachelor thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.contributor.boardmember | Mori, Cristina Kiomi | pt_BR |
local.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
local.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
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