Avaliando o Sistema RADAR na cidade de São Paulo: o papel do reconhecimento ótico de caracteres (OCR) sobre a recuperação de veículos automotores
dc.contributor.advisor | SANDRO CABRAL | |
dc.contributor.author | Guimarães, Arthur Viana | |
dc.coverage.spatial | São Paulo | pt_BR |
dc.creator | Guimarães, Arthur Viana | |
dc.date.accessioned | 2021-09-13T03:11:16Z | |
dc.date.accessioned | 2019-06-10T21:40:15Z | |
dc.date.available | 2021-09-13T03:11:16Z | |
dc.date.available | 2018 | |
dc.date.available | 2019-06-10T21:40:15Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.description.abstract | O emprego de sistemas de reconhecimento automático de emplacamentos através da tecnologia OCR (reconhecimento ótico de caracteres) popularizou-se ao redor do mundo nos anos 2000. No Brasil, seu uso ainda é incipiente e, no estado de São Paulo, foi iniciado de forma descentralizada em 2014 através de convênios entre a Polícia Militar e as prefeituras. O estudo busca avaliar o impacto da implementação desse sistema de monitoramento por tecnologia OCR sobre a recuperação de veículos furtados e roubados através da análise de dados na cidade de São Paulo. Foi considerada a mudança na probabilidade de se recuperar um veículo após a implementação do programa como proxy para sua efetividade. Para tal, foi utilizada uma base de dados extraída através de uma plataforma de Business Intelligence da Polícia militar do Estado de São Paulo composta por 319.487 veículos subtraídos e localizados, entre 2015 e 2017, no município de São Paulo, e calculou-se o impacto sobre a recuperação de veículos decorrente da implementação do sistema RADAR por meio de regressão logística. Os resultados apontam um aumento estatisticamente relevante na probabilidade de se recuperar um veículo após o efetivo funcionamento do programa, apontando um aumento de seis pontos percentuais na probabilidade de recuperação para cada mil novos radares. | pt_BR |
dc.description.other | The use of automatic recognition systems for OCR (optical character recognition) technology became popular around the world in the 2000s. In Brazil, its use is still incipient, and in the state of São Paulo, started in a decentralized way in 2014 through agreements between the Polícia Militar (state police) and city halls. The study aims to evaluate the impact of the implementation of this OCR technology monitoring on the recovery of robbed and stolen vehicles through data analysis in the city of São Paulo. We considered the change in the probability of recovering a vehicle after implementing the program as a proxy for its effectiveness. A database extracted from a Business Intelligence platform belonging to the Polícia Militar do Estado de São Paulo containing 319,487 robbed and found vehicles in the city of São Paulo, between 2015 and 2017, was used to calculate the impact on the vehicle recovery due to the implementation of the RADAR system by means of logistic regression. The results indicate a statistically significant increase in the probability of recovering a vehicle after the effective operation of the program, revealing an increase of six percentage points in the probability of recovering a stolen car for every thousand new radars. | pt_BR |
dc.format.extent | 53 p. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2147 | |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.uri | TODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM. | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de Políticas Públicas, OCR, ANPR, PMESP. | pt_BR |
dc.title | Avaliando o Sistema RADAR na cidade de São Paulo: o papel do reconhecimento ótico de caracteres (OCR) sobre a recuperação de veículos automotores | pt_BR |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.contributor.boardmember | PRISCILA FERNANDES RIBEIRO | |
local.contributor.boardmember | MARCELO MARCHESINI DA COSTA | |
local.contributor.boardmember | Reis, Paulo Ricardo da Costa | |
local.type | Dissertação | pt_BR |
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