O mercado de meios de pagamentos brasileiro: a existência ou não da relação de consumo entre a adquirente e o estabelecimento comercial

dc.contributor.advisorRoque, Pamela Gabrielle Romeu Gomespt_BR
dc.contributor.authorBelotto, Maria Eliza Boareto
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorBelotto, Maria Eliza Boareto
dc.date.accessioned2023-04-11T14:17:27Z
dc.date.available2023-04-11T14:17:27Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractO presente trabalho analisa o mercado de meios de pagamentos brasileiro, desde suas principais funcionalidades e papéis exercidos pelos seus agentes, até os contratos que regem as interações entre tais agentes, com o objetivo de averiguar se a relação existente entre dois de seus participantes, quais sejam a adquirente e o estabelecimento comercial, é de consumo ou puramente empresarial. Para chegar nesse objetivo, fez-se necessário explicar o contexto histórico do mercado de meios de pagamento brasileiro, dando enfoque na sua evolução e citando o início de sua consolidação por meio da Lei nº 12.865 de 2013. Em sequência, explicou-se a estrutura desse mercado, discorreu-se sobre as atribuições e reponsabilidades dos cinco principais agentes dessa estrutura, que são os consumidores ou portadores de cartão, emissores de cartão, instituidores de arranjos de pagamento ou bandeiras, as credenciadoras e/ou adquirentes e os estabelecimentos comerciais ou lojistas. Ato contínuo, explanou-se sobre o fluxo da transação como forma de elucidar as responsabilidades explicadas no tópico anterior. Analisou-se também a rede contratual que se forma entre os participantes para introduzir a dualidade de posicionamentos que permeia a relação entre a adquirente e o estabelecimento comercial. A primeira corrente acredita que há relação de consumo entre os supracitados participantes na medida em que evidente vulnerabilidade do estabelecimento comercial frente ao serviço prestado pela adquirente. Já a segunda corrente, que parece ser mais acertada, afasta tal caracterização principalmente pelo fato do destinatário final do produto ou serviço não ser o estabelecimento comercial, mas o portador. Serve a adquirente apenas para incrementar as atividades empresariais do lojista. E assim, conclui que o serviço da adquirente perante o estabelecimento comercial serve apenas como intermediário na cadeia que compõe o mercado de meios de pagamento.pt_BR
dc.description.otherThe present study analyses the brazilian payments system, from its main functionalities and its participants’ roles, to the contracts that connect the interactions between these participants. The focus of the study is, in the mentioned context, verifying if the relation between two of the core participants, the payment institution and the merchant, is a consumer or a corporate relation. To reach this goal, it was necessary to explain the historic context of the brazilian payments system, focusing on its evolution and mentioning the beginning of its consolidation through Law number 12.865 of 2013. Afterwards, the structure of this industry was explained, with the detailing of the attributions and responsibilities of its five main agents, being the shoppers or cardholders, card issuers, payment scheme settlors, payment institutions and merchants. Continuously, the transaction flow was clarified to bring to context the responsibilities of each of the agents previously mentioned. Also, the contract chain among these participants was analyzed to introduce the duality of understandings that permeate the relation between payment institutions and merchants. The first understanding believes in the existence of a consumer relation among these two participants, mainly because there would be clear vulnerability of the merchant towards the service provided by the payment institutions. The second understanding, which seems more accurate, believes that once that the cardholder, not the merchant, is the final consumer in the chain of service or product offered, there is no consumer relation among payment institutions and merchants. The role of the payment institutions is increasing the merchant’s business activities. Therefore, the study concludes that the services provided by the payment institutions are intermediary in the chain which builds the brazilian payments system.pt_BR
dc.description.qualificationlevelEspecialização (Lato sensu)pt_BR
dc.format.extent34 p.pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5538
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseTODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.subjectMeios de pagamentospt_BR
dc.subjectMercado de adquirênciapt_BR
dc.subjectDireito do Consumidorpt_BR
dc.subjectRelação de consumopt_BR
dc.subject.keywordsBrazilian payment systempt_BR
dc.subject.keywordsAcquirept_BR
dc.subject.keywordsConsumer Lawpt_BR
dc.subject.keywordsConsumer Relationpt_BR
dc.titleO mercado de meios de pagamentos brasileiro: a existência ou não da relação de consumo entre a adquirente e o estabelecimento comercialpt_BR
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
local.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Imagem de Miniatura
Nome:
Maria Eliza Boareto Belotto_Trabalho.pdf
Tamanho:
338.05 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Maria Eliza Boareto Belotto_Trabalho
N/D
Nome:
Maria Eliza Boareto Belotto_Termo Autorização.pdf
Tamanho:
321.29 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Maria Eliza Boareto Belotto_Termo Autorização

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
282 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: