Ativos estratégicos de conhecimento do mercado, diversificação relacionada e desempenho: evidências da indústria de transporte aéreo

dc.contributor.authorArruda, Lucas Mello de Campos
dc.contributor.authorADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO
dc.contributor.authorBarros. Henrique Machado
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorArruda, Lucas Mello de Campos
dc.creatorBarros. Henrique Machado
dc.date.accessioned2022-12-10T16:50:35Z
dc.date.available2022-12-10T16:50:35Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractEstudos empíricos têm demonstrado que os ativos estratégicos agregam informação relevante no entendimento da relação entre a estratégia de diversificação e a lucratividade da firma. Apesar dos inúmeros trabalhos realizados no campo da diversificação, os ativos de conhecimento de mercado não foram testados empiricamente na relação mencionada. Este artigo tem por objetivo apresentar a avaliação dos ativos de conhecimento do mercado, testando seu efeito na lucratividade das firmas, bem como o efeito de moderação na relação entre a diversificação relacionada e a lucratividade. A análise empírica faz uso da indústria de Transporte Aéreo para obter evidências das dinâmicas competitivas adotadas pelas firmas e contempla uma regressão com estimação via mínimos quadrados com dados de painel de três anos, cada um pertencente a uma fase distinta dos ciclos de crescimento do setor nos Estados Unidos (ciclos de expansão, declínio e contração). Os resultados encontrados suportam o fato dos ativos de conhecimento do mercado, usados para o aumento de barreiras à entrada e para o aumento do poder de mercado, possuírem uma relação estatisticamente relevante com a lucratividade da firma, bem como um efeito de moderação na relação entre diversificação relacionada e lucratividade. Para o primeiro caso, a capacidade da firma de aumentar suas barreiras à entrada apresentou uma relação positiva com a lucratividade, enquanto a dinâmica de aumento do poder de mercado demonstrou possuir uma relação negativa. Para o segundo caso, os ativos dedicados ao aumento das barreiras à entrada demonstraram um efeito de moderação tal que a diversificação relacionada gera mais retorno às firmas quanto mais proeminentes forem estes ativos. Por outro lado, para os ativos de conhecimento do mercado dedicados ao aumento do poder de mercado, o efeito de moderação é tal que a diversificação relacionada gera mais retorno às firmas quanto menos proeminentes forem estes ativos.pt_BR
dc.description.notesEvidênciapt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4880
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITORpt_BR
dc.subjectNão informadopt_BR
dc.titleAtivos estratégicos de conhecimento do mercado, diversificação relacionada e desempenho: evidências da indústria de transporte aéreopt_BR
dc.typeconference paper
dspace.entity.typePublication
local.description.eventEncontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administraçãopt_BR
local.typeTrabalho de Eventopt_BR
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