Análise dos fatores da demanda e sua previsão: um estudo de caso no mercado de autopeças de reposição

dc.contributor.advisorGUILHERME FOWLER DE AVILA MONTEIRO
dc.contributor.authorHsieh, Gabriela Ruohyuin
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.creatorHsieh, Gabriela Ruohyuin
dc.date.accessioned2021-09-13T03:12:19Z
dc.date.accessioned2021-04-13T21:59:13Z
dc.date.available2021-09-13T03:12:19Z
dc.date.available2018
dc.date.available2021-04-13T21:59:13Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractDevido a não sincronização da relação oferta-demanda, às incertezas de fornecimento e ao aumento da concorrência, as empresas mantêm estoques a fim de antecipar a necessidade do cliente e garantir sua posição no mercado. Porém, para o estabelecimento acurado de nível de estoque, sem emprego desnecessário de capital ou carência de produto, se faz necessária uma previsão de demanda. O estudo em questão objetiva desenvolver um modelo de previsão de demanda para uma empresa importadora de autopeças de reposição. Para alcançar o objetivo proposto, inicialmente, houve a tentativa de validação de hipóteses quanto aos principais fatores característicos a um modelo de carro que poderiam impactar a demanda de sua autopeça. Depois, buscou-se, um método de previsão de demanda adequado. Ao final foi feita uma comparação entre os modelos obtidos a fim de verificar qual entre eles deveria ser empregado pela Companhia. Os resultados obtidos mostraram que os modelos de ajuste exponencial duplo possuem maior grau de acurácia conforme cálculo do MAPE. Entretanto, devido a um resultado variando entre 32% a 50%, a previsão ainda é considerada inexata e impropria para replicação.pt_BR
dc.description.otherDue to non-synchronization of the supply-demand relationship, supply uncertainties and increased competition, companies maintain inventories in order to anticipate the customer's need and ensure their position in the market. However, for the accurate establishment of the inventory level, without unnecessary capital or product shortage, demand forecasting is necessary. This study aims to develop a demand forecast model for an import company of aftermarket auto parts. To reach the proposed objective, initially, there was the attempt to validate hypotheses of main factors characteristic to a car model that could impact the demand of its auto part. Then, an adequate demand prediction method was sought. At the end, a comparison was made between the models obtained in order to verify which among them should be employed by the Company. The results obtained showed that the double exponential models have a higher degree of accuracy according to MAPE calculation. However, due to its result ranging from 32% to 50%, the forecast is still considered inaccurate and improper for replication.pt_BR
dc.format.extent68 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2695
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.pt_BR
dc.subjectprevisão de demanda, custos de estoque, séries temporais.pt_BR
dc.subjectdemand forecast, inventory risks, time seriespt_BR
dc.titleAnálise dos fatores da demanda e sua previsão: um estudo de caso no mercado de autopeças de reposiçãopt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberANDRÉ LUIS DE CASTRO MOURA DUARTE
local.contributor.boardmemberRINALDO ARTES
local.contributor.boardmemberBiazzin, Cristiane
local.typeDissertaçãopt_BR
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