Another driver of the Brazilian fuel ethanol supply chain: the consumers’ preferences

dc.contributor.authorGIULIANA ISABELLA
dc.contributor.authorYu, Abraham Sin Oih
dc.contributor.authorSilva, Adriano Maniçoba da
dc.contributor.authorPegetti, Ana Lucia
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorYu, Abraham Sin Oih
dc.creatorSilva, Adriano Maniçoba da
dc.creatorPegetti, Ana Lucia
dc.date.accessioned2022-10-13T19:37:09Z
dc.date.available2022-10-13T19:37:09Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractMuitos fatores têm sido discutidos na literatura sobre as causas de obstáculos na cadeia de suprimento do etanol brasileiro, como por exemplo, o baixo preço do petróleo e o preço elevado do açúcar durante a crise financeira de 2008. No entanto, há um importante fator que pode também ser um obstáculo, mas que não foi explorado até o momento, o consumidor. Como motoristas escolhem reabastecer seus carros? Será que a ponta inicial da cadeia conhece os seus consumidores? Neste trabalho tem-se como objetivo demonstrar como os intervenientes da cadeia de fornecimento de etanol percebem as preferências dos consumidores, e compará-las aos fatores que os motoristas de veículos flex brasileiros apontam como relevantes na escolha dos combustíveis. Para isso, utilizou-se uma amostra de anúncios recolhidos a partir de meios de comunicações brasileiros que caracterizam as percepções dos gestores da cadeia de fornecimento e uma amostra com motoristas para entender as ações do consumidor. Como resultado, observou-se que há uma diferença considerável entre as preferências atuais dos consumidores de combustível e as preferências do consumidor percebidas pelas partes da cadeia de suprimento de etanol. A disparidade é provavelmente mais uma das causas do segundo revés na cadeia de abastecimento do Brasil (2009-2012). Com base nestes resultados destacam-se as implicações estratégicas na gestão desta cadeia de suprimentos e também o papel das políticas públicas na melhoria da difusão de etanol no Brasil.pt_BR
dc.description.notesEsta revista mudou de título, por favor consulte: RAUSP Management Journalpt_BR
dc.description.otherMany factors have been discussed in the literature as the causes for setbacks in the Brazilian ethanol supply chain, such as the low price of petroleum and the high price of sugar in the financial crisis in 2008. However, there is an important gap that was not explored yet, how do drivers choose to refuel their cars? Do the supply chain managers know their consumers? Based on that, this paper aims to demonstrate how the ethanol supply chain stakeholders perceive consumers' preferences and compare them to the factors that are taken into consideration by Brazilian flexible-fuel vehicles drivers when choosing types of fuel gasoline or ethanol. For that, we illustrated the case by using a sample of announcements collected from Brazilian news media featuring the supply chain managers' view and the survey taken by drivers to understand the consumer's actions. Our results indicate that there is a significant difference between the actual preferences of fuel consumers and the perceived consumers' preferences by the stakeholders. This disparity is probably the (or one of the) main cause of the second setback in the Brazilian supply chain (2009–2012). Based on these results we point out the strategic implications in managing this supply chain and also the role of public policy in improving the diffusion of ethanol in Brazil.pt_BR
dc.format.extent304 - 316pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1016/j.rausp.2017.05.003pt_BR
dc.identifier.issn0080-2107pt_BR
dc.identifier.issn1984-6142pt_BR
dc.identifier.issue3pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4273
dc.identifier.volume52pt_BR
dc.language.isoInglêspt_BR
dc.language.otherPortuguêspt_BR
dc.publisherUSPpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Administraçãopt_BR
dc.rights.licenseO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITORpt_BR
dc.subjectEscolhapt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectEnergiapt_BR
dc.subjectEtanolpt_BR
dc.subjectGasolinapt_BR
dc.subjectCadeia de suprimentospt_BR
dc.subject.keywordsChoicept_BR
dc.subject.keywordsConsumer behaviorpt_BR
dc.subject.keywordsEnergypt_BR
dc.subject.keywordsEthanolpt_BR
dc.subject.keywordsGasolinept_BR
dc.subject.keywordsSupply chainpt_BR
dc.subject.otherComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleAnother driver of the Brazilian fuel ethanol supply chain: the consumers’ preferencespt_BR
dc.title.alternativeInfluenciando a Cadeia Brasileira de Abastecimento de Etanol: As Preferências dos Consumidorespt_BR
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
local.identifier.sourceUrihttps://www.scielo.br/j/rausp/a/y9TshsSg6Lzg3tDcXt4rgws/abstract/?lang=pt
local.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
local.typeArtigo Científicopt_BR
relation.isAuthorOfPublication394598a8-fe04-4eb9-b54d-adbf1979d28b
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