Last Mile Delivery em Favelas: um estudo explicativo com empresas brasileiras
dc.contributor.advisor | ANDRÉ LUIS DE CASTRO MOURA DUARTE | |
dc.contributor.author | Flores e Silva, Cristiano | |
dc.coverage.spatial | São Paulo | pt_BR |
dc.creator | Flores e Silva, Cristiano | |
dc.date.accessioned | 2018-03-15T13:06:16Z | |
dc.date.accessioned | 2021-09-13T03:11:03Z | |
dc.date.available | 2017 | |
dc.date.available | 2018-03-15T13:06:16Z | |
dc.date.available | 2021-09-13T03:11:03Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.description.abstract | Na logística urbana, o last mile delivery do centro de distribuição até a casa do consumidor tem se tornado cada vez mais desafiador com o crescimento contínuo da urbanização, em particular nos países em desenvolvimento quando se enfrentam as dificuldades logísticas de distribuição de produtos nas populações de baixa renda. Esta pesquisa apresenta uma abordagem holística de como as empresas distribuem produtos nas favelas brasileiras. A entrega de produtos nesses cenários não é uma tarefa fácil, a alta concentração de lares sem urbanização formal impõe barreiras para encontrar e acessar uma localização específica que, adicionada ao alto número de roubo de cargas, impõe muitos obstáculos nas operações do last mile. Seguindo a metodologia da Grounded Theory, foram identificadas duas dimensões principais: condições e decisões do last mile. Este trabalho ilustra a abordagem proposta descrevendo como as empresas estão tomando decisões, levando em consideração as condições para acessar o last mile nas favelas. A metodologia de categorização utilizada identificou, em quadrantes na Matriz Condições Decisões, as estratégias das empresas combinando o tipo de produto com o tipo de favela entregue. Os resultados mostraram um modelo teórico que ajuda a compreender, através de relações, as práticas de logística urbana dentro de áreas críticas tendo o risco como fator central de vulnerabilidade nas entregas. Concluindo que as condições levam a variações nas práticas executadas para acessar esses mercados. | pt_BR |
dc.description.other | In urban logistics, the last mile delivery from warehouse to the consumer's home has become more and more challenging with the continuous growth of urbanization, particularly in developing countries when addressing the logistical difficulties of distributing products in low-income population. This paper presents a holistic approach how companies distribute products within brazilian favelas. Delivering products in these scenarios are not an easy task, high concentration of households without formal urbanization imposes hurdles to find and access to specific location added to the high number of cargo stolen, leads to lot of obstacles in this last mile operations. Following a Grounded Theory methodology, was identified two main dimensions: conditions and decisions in the last mile. This paper illustrates the proposed approach describing how companies are taking decisions, considering the conditions to access the last mile in favelas. The categorizing methodology identify the companies’ strategies by matching product type with favela type in quadrants in the Conditions Decision Matrix. The results showed a theoretical model that helps to understand the urban logistics practices within critical areas having the risk as the central factor of vulnerability in deliveries. The paper concludes that the conditions lead to variations in the practices performed to access these markets. | pt_BR |
dc.format.extent | 91 p. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1751 | |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.uri | TODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM. | pt_BR |
dc.subject | Last mile delivery | pt_BR |
dc.subject | Processo de categorização | pt_BR |
dc.subject | Favelas | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de distribuição | pt_BR |
dc.subject | Categorizing process | pt_BR |
dc.subject | Distribution strategies | pt_BR |
dc.title | Last Mile Delivery em Favelas: um estudo explicativo com empresas brasileiras | pt_BR |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.contributor.boardmember | Ramos, Carla Sofia Dias | |
local.contributor.boardmember | Macau, Flávio Romero | |
local.type | Dissertação | pt_BR |
relation.isAdvisorOfPublication | 88e6dd49-58a7-4c33-adfc-7ba4c3ad2ebe | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | 88e6dd49-58a7-4c33-adfc-7ba4c3ad2ebe |