Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil (IC-PMN): Metodologia e Resultados Preliminares

Carregando...
Imagem de Miniatura
Autores
Rossi Júnior, José Luiz
Laban Neto, Silvio Abrahao
Lucci, Cíntia Retz
Bolzani, Luciana Corrêa
Carvalho, Marina Delmondes de
Orientador
Co-orientadores
Tipo de documento
Working Paper
Data
2009
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O trabalho apresenta a metodologia utilizada na construção do índice de confiança do empresário de pequenos e médios negócios no Brasil (IC-PMN) e analisa os resultados da primeira coleta realizada no último trimestre de 2008. Os resultados indicam que o empresário brasileiro de pequenos e médios negócios encontra-se otimista com relação à trajetória da economia, mas a crise financeira mundial já começa a afetar a confiança dos empresários. Os resultados também indicam que os empresários demonstram mais otimismo em relação à sua própria trajetória do que em relação ao panorama econômico geral. Além disso, os empresários da região nordeste indicam estar mais otimistas que seus pares em outras regiões.

Titulo de periódico
Título de Livro
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Área do Conhecimento CNPQ
Ciências Sociais Aplicadas
Citação