NERFS, SDFS E GAUSSIAN SPLATTING
Autores
Santos, André Corrêa
Orientador
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Relatório de Iniciação Tecnológica
Data
2024
Resumo
Este relatório explora técnicas avançadas de visualização e reconstrução tridimensional,
destacando especialmente os Campos de Radiância Neural (NeRF) e o Gaussian
Splatting. Após discutir as limitações dos NeRFs, aprofunda-se na técnica de Gaussian
Splatting, uma abordagem eficiente para representação 3D utilizando lobos gaussianos. O
funcionamento de um rasterizador de gaussian splats é explorado, detalhando os parâmetros
que podem ser otimizados, como posição, amplitude, escala, rotação e opacidade,
projetando estas características em uma imagem 2D. A análise também se estende à implementação
de rasterizadores gaussianos usando Compute Shaders, discutindo diferentes
métodos e suas respectivas vantagens e desafios.
A importância da renderização não fotorrealista (NPR) é destacada, apresentando
uma implementação que utiliza Signed Distance Fields (SDFs) para aplicar efeitos visuais
em áreas específicas de uma cena. As SDFs são integradas no Compute Shader, permitindo
manipulação diferenciada das gaussianas para aplicar efeitos visuais personalizados, como
deslocamento e reflexão. A conclusão apresenta resultados visuais dessa abordagem,
sublinhando a flexibilidade e o potencial estético dessas técnicas inovadoras para a criação
de cenas tridimensionais visualmente únicas.
Adicionalmente, os resultados da técnica de reiluminação das gaussianas que foi
desenvolvida são abordados. Essa inovação permite ajustes dinâmicos de brilho ao modificar
a "iluminação"das gaussianas em tempo real com base na distância à superfície da esfera.
Esta técnica proporciona maior controle visual, melhorando a qualidade estética das cenas
renderizadas.
Palavras-chave
Titulo de periódico
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Título de Livro
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Sinopse
Objetivos de aprendizagem
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Área do Conhecimento CNPQ
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::PROCESSAMENTO GRAFICO (GRAPHICS)
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