NERFS, SDFS E GAUSSIAN SPLATTING

dc.contributor.advisorLUCIANO PEREIRA SOARES
dc.contributor.authorSantos, André Corrêa
dc.date.accessioned2025-05-16T18:28:03Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractEste relatório explora técnicas avançadas de visualização e reconstrução tridimensional, destacando especialmente os Campos de Radiância Neural (NeRF) e o Gaussian Splatting. Após discutir as limitações dos NeRFs, aprofunda-se na técnica de Gaussian Splatting, uma abordagem eficiente para representação 3D utilizando lobos gaussianos. O funcionamento de um rasterizador de gaussian splats é explorado, detalhando os parâmetros que podem ser otimizados, como posição, amplitude, escala, rotação e opacidade, projetando estas características em uma imagem 2D. A análise também se estende à implementação de rasterizadores gaussianos usando Compute Shaders, discutindo diferentes métodos e suas respectivas vantagens e desafios. A importância da renderização não fotorrealista (NPR) é destacada, apresentando uma implementação que utiliza Signed Distance Fields (SDFs) para aplicar efeitos visuais em áreas específicas de uma cena. As SDFs são integradas no Compute Shader, permitindo manipulação diferenciada das gaussianas para aplicar efeitos visuais personalizados, como deslocamento e reflexão. A conclusão apresenta resultados visuais dessa abordagem, sublinhando a flexibilidade e o potencial estético dessas técnicas inovadoras para a criação de cenas tridimensionais visualmente únicas. Adicionalmente, os resultados da técnica de reiluminação das gaussianas que foi desenvolvida são abordados. Essa inovação permite ajustes dinâmicos de brilho ao modificar a "iluminação"das gaussianas em tempo real com base na distância à superfície da esfera. Esta técnica proporciona maior controle visual, melhorando a qualidade estética das cenas renderizadas.pt
dc.formatDigital
dc.format.extent31 p.
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/7680
dc.language.isoPortuguês
dc.titleNERFS, SDFS E GAUSSIAN SPLATTING
dc.typereport
dspace.entity.typePublication
local.contributor.coadvisorFABIO JOSE AYRES
local.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
local.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::PROCESSAMENTO GRAFICO (GRAPHICS)
local.typeRelatório de Iniciação Tecnológica
relation.isAdvisorOfPublicationcfe2d7f9-2f5a-4549-afff-8588b373c3ad
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscoverycfe2d7f9-2f5a-4549-afff-8588b373c3ad
relation.isCoAdvisorOfPublication37971022-7c69-4e93-9186-4c9431a1f95c
relation.isCoAdvisorOfPublication.latestForDiscovery37971022-7c69-4e93-9186-4c9431a1f95c

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Imagem de Miniatura
Nome:
Andre Correa Santos_Trabalho.pdf
Tamanho:
6.06 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
N/D
Nome:
Andre Correa_Termo de autorização.pdf
Tamanho:
204.34 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
236 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: