Agências de viagem e grupos estratégicos: uma análise de classes latentes

dc.contributor.advisorMadalozzo, Regina Carla
dc.contributor.authorFernandes, Paulo Cesar
dc.coverage.spatialSão Paulopt_BR
dc.creatorFernandes, Paulo Cesar
dc.date.accessioned2015-09-24T22:46:58Z
dc.date.accessioned2021-09-13T03:16:47Z
dc.date.available2015-09-24T22:46:58Z
dc.date.available2021-09-13T03:16:47Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractOs avanços das Comunicações e da Tecnologia da Informação têm acrescentado desafios à cadeia composta por companhias aéreas, sistema de distribuição global e agências de viagens, inicialmente considerada bastante estável. Agências de viagem tradicionais, especialmente no Brasil, vêm enfrentando enormes desafios: não só as companhias aéreas têm cortado comissões como também vêm tentando reduzir os seus custos de distribuição, vendendo diretamente seus produtos através dos seus portais e buscando a desintermediação das vendas. Este movimento impacta diretamente os Sistemas Globais de Distribuição e consequentemente, as próprias agências de viagem, cuja receita vem parcialmente de incentivos fornecidos pelos GDS, criando assim um ciclo recursivo. Este estudo avalia a existência de grupos estratégicos no mercado brasileiro composto por agências de viagens com o objetivo de elaborar sobre como estas interagem com os GDS’s e com as outras agências de viagens para manter e desenvolver a sua posição no mercado. O termo “grupo estratégico” neste contexto está ligado a grupos que tendem a se comportar de maneira semelhante, principalmente quando ocorre uma mudança no ambiente de negócios. O Modelo de Classes Latentes foi aplicado a uma amostra de 4.288 pontos de venda de agências de viagem localizadas em território brasileiro. Este método de agrupamento permitiu a classificação das agências de viagens em subgrupos com base em variáveis observáveis, tais como número de reservas aéreas e cancelamentos realizados por cada ponto de venda. Os resultados do estudo apontam para a presença de grupos que se comportam de forma semelhante em seu relacionamento com GDS’s e com outras agências de viagens e não parecem estar alinhados com especulações a respeito do fim das agências de viagens.pt_BR
dc.description.otherInformation and Communication Technology improvements have been challenging the initially well-organized and stable chain composed by Airlines, Global Distribution Systems and Travel Agencies. Traditional travel agencies, especially in Brazil, have been facing huge challenges to keep their business running: not only airlines have been cutting commissions as they are trying to reduce their distribution cost by directly selling their product via their websites and forcing disintermediation. This directly impacts Global Distribution Systems which also impacts travel agencies whose part of revenue also comes from GDS’s incentives, creating a recursive cycle. This study tests the existence of strategic groups in the Brazilian market composed by travel agencies with the goal of elaborating on how they deal with GDS’s and with other travel agencies in order to keep and grow their market position. Strategy groups in this context stand for sets of travel agencies that tend to behave the same way mainly when a business change or a relevant business event occurs. Latent class analysis model was applied to a sample of 4288 travel agency points of sale located in Brazilian territory. This clustering method allowed the classification of travel agencies into subgroups based on their responses to observed variables, such as number of airline seats bookings and cancelations. In this study, the observed variables are composed by travel agency data associated to airline booking data, such as number of airline reservations and cancelations performed by each point of sale. The results point to the presence of groups behaving similar way in terms of relationship with both GDS’s and other travel agencies and do not seem to be aligned with general speculations on the end of travel agency business model.pt_BR
dc.format.extent49 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/748
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriTODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.pt_BR
dc.subjectGrupos Estratégicospt_BR
dc.subjectClasses Latentespt_BR
dc.subjectAgências de Viagempt_BR
dc.subjectStrategic Groupspt_BR
dc.subjectLatent Classespt_BR
dc.subjectTravel Agencypt_BR
dc.titleAgências de viagem e grupos estratégicos: uma análise de classes latentespt_BR
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
local.contributor.boardmemberRINALDO ARTES
local.contributor.boardmemberCanton, Antonia Marisa
local.typeDissertaçãopt_BR
relation.isBoardMemberOfPublication8b791c94-f3e5-4e04-af26-594195a8f576
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