Choques Tarifários e Rupturas em Cadeias de Suprimento: Análise do Setor Automotivo entre EUA e China
datacite.geoLocation | São Paulo | |
dc.contributor.advisor | FERNANDO GONÇALVES PICASSO | |
dc.contributor.author | Coutinho, Sofia Teodoro de Abreu | |
dc.coverage.spatial | Brasil | |
dc.date.accessioned | 2025-08-01T12:16:43Z | |
dc.date.issued | 2025 | |
dc.description.abstract | O bom funcionamento das cadeias globais de suprimentos é essencial para o comércio internacional e para o desempenho produtivo de setores estratégicos, como a indústria automotiva. No entanto, essas redes estão sujeitas a choques externos, como crises sanitárias, interrupções logísticas e mudanças em políticas comerciais. Este trabalho analisa a possibilidade de mudanças em políticas comerciais serem um risco para cadeias de suprimentos. Para isso foram analisados os efeitos das tarifas de importação impostas pelos Estados Unidos, a partir do início da guerra comercial em março de 2018, sobre produtos chineses na produção de veículos, com foco nos impactos sobre a cadeia de suprimentos do setor automotivo. Com base em dados empíricos de comércio e produção de 2010 a 2024, a análise combina modelos econométricos para estimar a probabilidade de ocorrência de rupturas produtivas e para quantificar o impacto das tarifas sobre o volume produzido. Os resultados indicam que aumentos tarifários estão negativamente associados à produção de veículos, e contribuem para a compreensão dos efeitos sistêmicos de políticas restritivas em cadeias produtivas integradas globalmente, colocando-as em risco. Além disso, testes adicionais reforçam a evidência de que para mitigar esse risco, há certa dependência da estrutura logística e da flexibilidade industrial local, apontando caminhos para fortalecer a resiliência das cadeias de valor diante de choques disruptivos. | pt |
dc.description.abstract | Well-functioning global supply chains are essential for international trade and for the productive performance of strategic sectors such as the automotive industry. However, these networks are subject to external shocks, such as health crises, logistical disruptions and changes in trade policies. This paper analyzes the possibility of changes in trade policies being a risk for supply chains. To this end, the effects of the import tariffs imposed by the United States, from the start of the trade war in March 2018, on Chinese products in the production of vehicles were analyzed, with a focus on the impacts on the supply chain of the automotive sector. Based on empirical trade and production data from 2010 to 2024, the analysis combines econometric models to estimate the probability of production disruptions and to quantify the impact of tariffs on the volume produced. The results indicate that tariff increases are negatively associated with vehicle production and contribute to understanding the systemic effects of restrictive policies on globally integrated production chains, putting them at risk. Furthermore, additional tests reinforce the evidence that in order to mitigate this risk, there is a certain dependence on the logistical structure and local industrial flexibility, pointing to ways to strengthen the resilience of value chains in the face of disruptive shocks. | en |
dc.format | Digital | |
dc.format.extent | 43 p. | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/7972 | |
dc.language.iso | Português | |
dc.subject | tarifas de importação | pt |
dc.subject | produção de veículos | pt |
dc.subject | cadeia de suprimentos | pt |
dc.subject | guerra comercial EUA-China | pt |
dc.subject | resiliência produtiva | pt |
dc.subject | import tariffs | en |
dc.subject | vehicle production | en |
dc.subject | supply chain | en |
dc.subject | US-China trade war | en |
dc.subject | productive resilience | en |
dc.title | Choques Tarifários e Rupturas em Cadeias de Suprimento: Análise do Setor Automotivo entre EUA e China | |
dc.type | bachelor thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.contributor.boardmember | FERNANDO GONÇALVES PICASSO | |
local.contributor.boardmember | ANDRÉ LUIS DE CASTRO MOURA DUARTE | |
local.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | |
local.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | |
local.type | Trabalho de Conclusão de Curso | |
relation.isAdvisorOfPublication | 99a5704a-8e6f-42c5-bee9-a96f3db815f2 | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | 99a5704a-8e6f-42c5-bee9-a96f3db815f2 | |
relation.isBoardMemberOfPublication | 99a5704a-8e6f-42c5-bee9-a96f3db815f2 | |
relation.isBoardMemberOfPublication | 88e6dd49-58a7-4c33-adfc-7ba4c3ad2ebe | |
relation.isBoardMemberOfPublication.latestForDiscovery | 99a5704a-8e6f-42c5-bee9-a96f3db815f2 |
Arquivos
Licença do pacote
1 - 1 de 1
N/D
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 236 B
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: