Efeitos da competição entre escolas brasileiras na qualidade de gestão e nas notas dos alunos
dc.contributor.advisor | NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO | |
dc.contributor.author | Mendes, Matheus Maciel de Matos | |
dc.coverage.spatial | São Paulo, SP | pt_BR |
dc.creator | Mendes, Matheus Maciel de Matos | |
dc.date.accessioned | 2022-06-30T19:04:36Z | |
dc.date.available | 2022-06-30T19:04:36Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.description.abstract | É consenso na literatura que a qualidade de gestão de uma escola é um dos principais fatores de influência no aprendizado dos alunos. Porém, os avanços são mais tímidos quanto aos tópicos que impactam a qualidade de gestão. Entre esses temas, pouco é abordado sobre o efeito da concorrência entre escolas. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é quantificar e analisar o efeito da concorrência entre escolas brasileiras na qualidade de gestão delas. Por meio de análises estatísticas e econométricas, foram observados dados de duas fontes sobre o efeito, destacando as informações obtidas pelo estudo “Práticas de Gestão em Escolas Públicas e Privadas no Brasil” (Scur e Lemos, 2015) devido a concisão da metodologia. Os resultados mostram que a concorrência tem impacto positivo não somente na qualidade de gestão como também nas notas dos alunos. Ainda, observa-se que a qualidade de gestão é maior entre as escolas privadas, assim como o efeito da concorrência sobre a gestão. Destaca-se a ausência de um indicador padronizado para a qualidade de gestão das escolas e a necessidade de mais pesquisas sobre o tema em busca de ampliar as evidências. | pt_BR |
dc.description.other | It is an academic consensus that the school management quality is one of the most important factors of influence in the learning process of the students. However, the advances are shyer about the topics that impact the school management quality. Among these themes, little is studied about the effect of competition between schools. Therefore, the objective of this research is to quantify and analyze the effect of competition between Brazilian schools in their management quality. Using statistical and econometric analysis, data from two references were observed, giving emphasis to the information from “Práticas de Gestão em Escolas Públicas e Privadas no Brasil” (Scur e Lemos, 2015) because of the concision of its methodology. The results show that the competition has positive impact not only in the management quality but also in the students’ grades. Furthermore, data show that the management quality is bigger between private schools, as well as the effect of competition in their management. It stands out the absence of an unique index about the school management quality and the necessity of more researches about the topic in pursuit of broadening the evidences. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3281 | |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.uri | TODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM. | pt_BR |
dc.subject | Educação. Gestão Escolar. Concorrência. Aprendizagem. | pt_BR |
dc.title | Efeitos da competição entre escolas brasileiras na qualidade de gestão e nas notas dos alunos | pt_BR |
dc.type | report | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.contributor.boardmember | NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO | |
local.type | Relatório de Iniciação Científica | pt_BR |
relation.isAdvisorOfPublication | f6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97 | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | f6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97 | |
relation.isBoardMemberOfPublication | f6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97 | |
relation.isBoardMemberOfPublication.latestForDiscovery | f6aa41b4-c778-4302-9674-af120c85cc97 |