ANDRÉ LUIS DE CASTRO MOURA DUARTE

Unidades Organizacionais

Resumo profissional

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    Dissertação
    A satisfação de serviços logísticos no e-commerce de eletrodomésticos: ocasiões de compra importam?
    (2020) Araujo, Fausto Vinicius Martin De
    Com a consolidação e expansão do e-commerce brasileiro, operações logísticas como o last mile delivery tem se tornado cada vez mais complexas, desafiadoras e cruciais para as empresas do setor. A operação de entrega mais comum no varejo online de eletrodomésticos, é a entrega domiciliar ou home delivery . Nela, o último trecho da entrega acontece na casa do consumidor ou em local indicado por ele previamente na conclusão do pedido, sendo necessário que o próprio consumidor ou algum responsável aguarde a entrega presencialmente. Neste contexto, entregar no prazo prometido ao consumidor torna-se requisito mínimo e obrigatório para satisfação do consumidor, evitando frustrações adicionais e custos extras de entrega. Muitos estudos antecedentes são encontrados relacionando pontualidade de entrega com satisfação e preferência do consumidor na compra online. Entretanto, os estudos não investigam se a relação é moderada pelas diferentes ocasiões e contextos de compra como por exemplo, promocional (Black Friday), comemorativo (Dia das Mães) ou extraordinário (pandemia de Covid-19). As diferentes ocasiões de compra são frequentes e ganham cada vez mais relevância no calendário de vendas do varejo online brasileiro. A questão de pesquisa foi endereçada em uma abordagem quantitativa, através de modelos estatísticos de regressão linear múltipla hierárquica, analisando uma amostra de 233.839 registros de nível de satisfação do consumidor com sua pedido online. Os resultados mostram que a relação positiva entre pontualidade de entrega com satisfação do consumidor, achado de pesquisas antecedentes, também acontece no mercado online brasileiro de eletrodomésticos. Traz também novidades, os resultados demonstram que as ocasiões de compra importam na relação, ou seja, ocasiões de compra ou momento em que o consumidor efetua a compra são significativos e possuem efeito moderador da relação da pontualidade com a satisfação do consumidor com a compra online. Este estudo tem implicações práticas para os varejistas online ao implementarem estratégias de entrega adequadas e ao projetarem opções de entrega eficazes para maximizar a satisfação do consumidor.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Imperfeições do sistema de saúde brasileiro e análise multiobjetiva para clínicas médicas
    (2008) Kencis, Francisco Thomaz de Carvalho
    O objetivo deste trabalho é analisar a relação entre clínicas médicas e convênios médicos no Brasil. A análise englobará a descrição das características deste mercado e o desenvolvimento de um modelo de análise multiobjetiva para as clínicas médicas com o objetivo de maximizar o lucro sujeito a restrições desse mercado. Verificou-se que a relação entre clínicas e convênios compromete a alocação ideal dos recursos de modo que a maximização de lucro fica sujeita ao risco de não pagamento pelos convênios dos serviços prestados pela clínica médica. Primeiramente é apresentado um modelo de maximização de lucro sujeito ao risco passado, que resulta em uma alocação de recursos que promove um lucro maior e risco menor. No segundo modelo, o risco é ajustado à medida que o tempo vai sendo alocado aos convênios mostra uma diminuição mais acentuada do risco. Verificou-se que lucro acaba se concentrando em alguns convênios, dado que os serviços disponíveis são diferentes para cada convênio, assim como existe uma diferença na lucratividade dos procedimentos por convênio.
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    Artigo Científico
    Qualidade e Estratégia no Ensino Superior: O Caso da UniItalo
    (2014) ANDRÉ LUIS DE CASTRO MOURA DUARTE; Paixão, Roberto Brazileiro
    O caso de ensino apresenta o dilema de diversas instituições de ensino superior presentes no Brasil na tentativa de criar um diferencial competitivo. No caso do UniItalo, apesar do crescimento, a instituição apresentava grandes desafios, além do aumento da competitividade do setor e da presença de grandes players, havia a suspeita de que o crescimento acelerado poderia estar trazendo prejuízos com relação à qualidade dos alunos e do aprendizado. O desenrolar do caso evidencia os esforços da instituição na busca por indicadores capazes de analisar a qualidade do ensino, em suas várias vertentes, não somente com relação à satisfação do aluno, mas também com relação ao nível de aprendizado dos alunos. Porém, muitas dúvidas ainda pairam no ar e os desafios da área acadêmica para responder aos questionamentos dos dirigentes são muitos. O caso permite explorar discussões pertinentes à Gestão Estratégica de uma Instituição de Ensino (posicionamento competitivo, busca por diferenciais, análises das 5 forças e SWOT [strengths, weaknesses, opportunities and threats]); à Gestão Educacional de uma Instituição de Ensino Superior (como avaliar e alcançar qualidade superior, avaliar satisfação versus aprendizado, escolha da abordagem teórica acerca da avaliação); e à Gestão da Qualidade em Serviços (conceito de qualidade em serviços, percepção da qualidade, quando e onde avaliar – antes, durante ou depois do processo produtivo).
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    Capítulo de Livro
    Digital transformation: digital maturity applied to study Brazilian perspective for Industry 4.0
    (2019) Tadeu, Hugo Ferreira Braga; ANDRÉ LUIS DE CASTRO MOURA DUARTE; Taurion, Cezar; Jamil, George Leal
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    Artigo Científico
    Operational Practices and Financial Performance: an Empirical Analysis of Brazilian Manufacturing Companies
    (2011) ANDRÉ LUIS DE CASTRO MOURA DUARTE; Brito, Luiz Artur Ledur; Di Serio, Luiz Carlos; Martins, Guilherme Silveira
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    Dissertação
    Fatores que afetam o faturamento e o índice de retenção de alunos de franquias na área de educação
    (2014) Silva, José Valmir Da
    Este trabalho contribui com os estudos na área de franquias de educação ao trazer novos elementos para análises em relação aos motivadores para continuidade dos estudos de alunos e contribui com os profissionais da área de franquias auxiliando na identificação dos fatores que devem ser priorizados, tanto pelo franqueador para fins de um processo seletivo mais adequado, quanto pelo franqueado, o qual pode criar um plano direcionado para atração e retenção de alunos e para definir a ordem de prioridade adequada para seus investimentos. A combinação desses fatores leva a um faturamento maior e à adequação do plano de negócios. Para atingir esse resultado foi utilizada uma base de dados composta por 114 unidades localizadas no Município de São Paulo, todas do mesmo grupo franqueador, e que contém ou não as características estudadas. Foi estudada a relação entre o faturamento e o índice de retenção de alunos, indicando este último como o fator mais importante para o faturamento. O estudo inclui o impacto da formação dos pais dos alunos no índice de retenção de alunos, onde fica demonstrado que pais com formação superior tendem a manter seus filhos estudando por mais tempo. Fica demonstrado ainda que as características físicas das unidades e a formação e profissão prévias dos franqueados não têm impacto significativo para o faturamento ou para o índice de retenção de alunos. Essas informações são de grande relevância, considerando-se que este tipo de negócios é muito sensível ao volume de capital necessário.
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    Associação entre resiliência e os efeitos operacionais da pandemia Covid-19 no setor aeroportuário no Brasil
    (2022) Takeuti, Reinaldo
    A pandemia do vírus SARS-CoV2 levou a restrições de pousos e decolagens de aeronaves ao redor do globo, resultando em uma queda acentuada no tráfego aéreo doméstico e internacional, afetando severamente a receita operacional das concessionárias a curto-médio prazo. No entanto, as empresas apresentam determinado nível de resiliência que reflete a capacidade de uma entidade/organização de se antecipar, resistir, absorver, responder, adaptar-se e recuperar-se de uma perturbação, como é o caso da pandemia. Assim, o presente trabalho se concentra em analisar se uma resiliência baixa está associada aos efeitos operacionais negativos da Pandemia da COVID-19 junto ao setor aeroportuário no Brasil. Para tal, este estudo utiliza-se de ferramentas de análise quantitativa com o objetivo analisar dados de variáveis de interesse do período pré-pandêmico e durante a COVID, por meio de regressões estatísticas, para fins de obtenção de cenário comparativo entre os dois períodos e tomando como referência as operações em três grandes complexos aeroportuários internacionais no Brasil. De posse dos dados aferidos e para fins de embasamento teórico da investigação, utilizamos da teoria da resiliência, a fim de constatarmos se existe uma relação entre o nível de resiliência de uma empresa, quantificável via cálculo de índice de resiliência e classificado via conceitos de literatura base (alta, média e baixa), e a sua performance operacional durante tempos de pandemia. Os resultados do estudo mostram que organizações do setor aeroportuário que apresentam baixo índice de resiliência econômica estática (i.e., habilidade ou capacidade de um sistema de absorver ou amortecer danos ou perdas), e/ou dinâmica (i.e., capacidade e velocidade de um sistema para se recuperar de um choque), tendem a ter resultados operacionais negativos em épocas de pandemia. Este estudo contribui para a teoria, ao abordar como a resiliência de um setor pode condicionar o efeito de um evento raro, singular e imprevisível sobre as operações e atividades. Tem também por objetivo contribuir para a prática, ao revelar a vulnerabilidade que caracteriza o setor, com o intuito de instigar discussões junto aos profissionais da área e entidades reguladoras para a criação de planos de contingência ou programas de incentivo mais efetivos em tempos de pandemia. Possibilita ainda o planejamento e direcionamento de recursos em atividades mais críticas, essenciais ou estratégicas.
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    Artigo Científico
    Transformação Digital: Perspectiva brasileira e busca da maturidade digital
    (2018) ANDRÉ LUIS DE CASTRO MOURA DUARTE; Tadeu, Hugo Ferreira Braga; Taurion, Cezar
    Orienta os gestores a compreender melhor os desafios e as diversas dimensões do processo da transformação digital
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    Dissertação
    Análise sobre a alteração no padrão de gastos dos clientes, após um aumento de limite no cartão de crédito.
    (2017) Forattini, Paulo Augusto Gonçalves Carneiro
    Este estudo tem como objetivo complementar duas pesquisas realizadas sobre a mudança do padrão de gastos dos clientes ao alterar o limite do cartão de crédito. O primeiro estudo é de SOMAN e CHEEMA (2002), os quais concluíram que os usuários deste meio de pagamento entendem que o limite de crédito concedido, é uma parte da sua renda para utilizar nas despesas do dia a dia. A segunda pesquisa foi realizada por HUBNER (2016), que identificou que uma alteração na política de crédito, por parte dos bancos emissores de cartões de crédito, faz com que haja um incremento nos gastos mensais dos clientes que utilizam este meio de pagamento. Desta forma, o propósito deste trabalho é analisar se o aumento dos gastos ocorreu por inclusão de novos ramos comerciais na rotina de compras das pessoas e se o fator risco de crédito, que é a probabilidade de um cliente se tornar inadimplente, tem influência nesta situação. O resultado das análises mostra que o aumento dos gastos está relacionado a uma inclusão de novos ramos comerciais, sendo que os clientes com maior risco de inadimplência são mais sensíveis a este incremento de compras.
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    Artigo Científico
    Agendamento em centros cirúrgicos: uma solução baseada na teoria da corrente crítica
    (2021) ANDRÉ LUIS DE CASTRO MOURA DUARTE; Castro, Robson Flávio; Zacchi, Marcelo Liguori; Sanches, Lars Meyer
    A pesquisa tem dois objetivos, o primeiro é entender a dinâmica e as razões dos atrasos em um centro cirúrgico (CC) de um hospital de referência, localizado na cidade de São Paulo, e o segundo é propor novas políticas para o processo de agendamento de centros cirúrgicos, baseado na Teoria da Corrente Crítica (TCC). Método: Para alcançar tais objetivos, foram utilizados o método de Estudo de Caso (YIN, 2014) e a técnica de Simulação de Eventos Discretos. No estudo de caso, foram coletados indicadores de processos, além da realização de entrevistas com gestores de todas as áreas e serviços relacionados ao CC. Fundamentação teórica: A gestão de centros cirúrgicos é crítica em muitos hospitais, não somente pelos altos custos envolvidos, mas também pela sua complexidade. Os gestores dos CCs são desafiados a reduzirem custos e buscarem melhorias na qualidade dos serviços prestados a pacientes e cirurgiões. A gestão de um CC envolve lidar com incertezas e variabilidades relacionadas com a quantidade e com a duração de cirurgias em um hospital. O processo de agendamento das cirurgias é crucial para o sucesso desta gestão. Resultados: Os resultados da simulação mostram que o uso da TCC melhorou significativamente os indicadores do centro cirúrgico estudado. Mesmo mantendo o volume de cirurgias por dia, observou-se uma queda no número de cirurgias iniciando com atrasos, de 94,5% para 58,3%. O atraso médio caiu de 54' para 35', uma redução de 35%. Conclusões e contribuições: Este trabalho procura propor soluções para gestores hospitalares com potencial efeito na redução de desperdícios nas operações dos CCs, na melhora dos indicadores de qualidade e na satisfação dos atores dos CCs e, por consequência, no aumento dos ganhos financeiros das instituições hospitalares.