ANDRÉ LUIS DE CASTRO MOURA DUARTE
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Dissertação Cadeia de Suprimentos de Alimentos em Áreas de Baixa Renda: um estudo classificatório das áreas de Favelas na cidade de São Paulo(2021) Alves, Raquel Carolinne FreitasIntrodução – A abordagem sobre o contexto mundial atual em relação à qualidade alimentar e consequências futuras na saúde e políticas públicas, chama a atenção para a importância de praticar uma dieta equilibrada no presente. O ambiente alimentar influencia o indivíduo nas decisões alimentares, porém em áreas urbanas, em especial nas de baixa renda, carece-se de um ambiente alimentar estimulador do consumo de alimentos minimamente processados. Por trás disso, a infraestrutura urbana tem papel viabilizador e impacta toda a cadeia de suprimentos alimentar para fazer com que alimentos In Natura cheguem até esses locais. Objetivo – Agrupar as áreas de favela do município de São Paulo em termos de ambiente alimentar e infraestrutura urbana. A partir disso, apoiar o gestor logístico e de políticas públicas na busca por soluções para aumentar a presença de alimentos minimamente processados nesses locais. Métodos – Pesquisa quantitativa, com aplicação do método de clusterização k-means. Resultados – Foram realizadas três clusterizações e cada uma resultou em quatro clusters: 1) Ambiente alimentar das áreas de favela; 2) Infraestrutura urbana das áreas de favela; e 3) Infraestrutura urbana das favelas do município de São Paulo. Conclusão – Áreas de favela com melhor cobertura de infraestrutura urbana apresentam um ambiente alimentar com mais acesso a alimentos In Natura, no geral. Contudo, existem especificidades micro-regionais que também podem influenciar a maior ou menor presença de alimentos minimamente processados, mesmo em locais de alta ou baixa infraestrutura.Working Paper Operational Practices and Performance: An Empirical Analysis of Brazilian Manufacturing Companies(2009) ANDRÉ LUIS DE CASTRO MOURA DUARTE; DiSerio, Luiz Carlos; Brito, Luiz Artur LedurThis paper used the SEADE database on 1,200 manufacturing companies, located in São Paulo state, active in 14 different industries, to test the relationship between certain operational practices, such as quality, just in time, ISO certifications and level of outsourcing with organizations’ performance. The study used a multiple regression technique and performance was measured in terms of Profitability and Revenue Growth Rate. Generally, no relationship between these practices and performance could be found. The findings were unable to support the large body of literature in operations management that establishes this link based on anecdotal evidence. Level of outsourcing was the only consistently related variable, negatively related with both profitability and growth.Working Paper O Efeito da TQM e da Inovação no Crescimento das Empresas de Manufatura do Estado de São Paulo(2009) ANDRÉ LUIS DE CASTRO MOURA DUARTE; Facó, Júlio; Csillag, João MárioO objetivo desta pesquisa é verificar o efeito do uso do Total Quality Management (TQM) e da inovação, tanto de produto como de processo, na taxa de crescimento das empresas de manufatura do estado de São Paulo. Verificou-se ainda o efeito da TQM na própria inovação. Esta pesquisa fez uso da base de dados secundários da Fundação SEADE, a PAEP, elaborada em dois momentos (1996 e 2001) com um total de 2278 empresas de manufatura do estado de São Paulo. Além da análise descritiva dos dados utilizou-se a técnica de regressão múltipla. Os resultados apontam que as empresas que fizeram uso de TQM e que foram inovadoras tiveram um crescimento médio superior quando comparado com as demais. Além disto, pôde-se constatar que as inovações de processo e o uso do TQM ajudaram a explicar o crescimento da empresa. Por fim, verificou-se que o uso da TQM pode ajudar a explicar mais a inovação de processo do que a inovação de produto.Capítulo de Livro Digital transformation: digital maturity applied to study Brazilian perspective for Industry 4.0(2019) Tadeu, Hugo Ferreira Braga; ANDRÉ LUIS DE CASTRO MOURA DUARTE; Taurion, Cezar; Jamil, George LealCapítulo de Livro Efeitos do monitoramento no desempenho de equipes de vendas: maior controle implica em melhor desempenho?(2019) ANDRÉ LUIS DE CASTRO MOURA DUARTE; Pilatti, Gustavo RodriguesTrabalho de Evento Loyalty program and delivery service quality, the impact on sales performance(2018) ANDRÉ LUIS DE CASTRO MOURA DUARTEArtigo Científico Effects of Knowledge Development and Culture of Competitiveness on the Performance of Service-Oriented and Product-oriented Firms(2016) ANDRÉ LUIS DE CASTRO MOURA DUARTE; Macau, Flavio Romero; Brito, Luiz Artur LedurDissertação Qualidade no atendimento e eficiência de vendas: necessariamente um trade-off?(2018) Horovitz, Matheus Novaes CampelloEste trabalho investiga o efeito da qualidade do atendimento, dos incentivos e sua contrapartida na eficiência de vendas em equipes operacionais. Em específico, foi analisado a elasticidade das vendas em relação à qualidade do atendimento prestado além de se estudar a sensibilidade destas mesmas vendas em relação aos incentivos diretos. Como proxy da qualidade dos serviços prestados foi utilizada o tempo médio de atendimento. Dentre as principais conclusões do trabalho está a constatação de uma evolução nos níveis de eficiência de venda devido a uma melhora na qualidade do serviço prestado. O estudo se baseia no método de análise de dados em painel.Dissertação Confiança, colaboração e geração de valor na cadeia de suprimentos(2018) Nadruz, RaphaelCadeia de suprimentos colaborativa é um recurso estratégico que vêm sendo amplamente adotado por empresas que buscam criar valor e consequentemente obter vantagem competitiva. Relações colaborativas utilizam mecanismos de governanças híbridos, nos quais há uma maior ênfase em mecanismos relacionais, que complementam situações não previstas em contratos, reduzindo os custos de transação. Um dos principais recursos dos mecanismos relacionais é a confiança, que neste trabalho será considerada como variável antecedente e abordada de forma bi-dimensional: Por benevolência (goodwill) e por competência. O principal objetivo deste estudo foi de analisar, através da visão do comprador, da díade comprador-fornecedor, como cada uma das dimensões da confiança impactam nas relações colaborativas e se a colaboração tem impacto positivo para geração de valor na cadeia de suprimentos. Verificou-se que a confiança impacta positivamente na geração de atividades colaborativas, assim como cada dimensão da confiança atua de forma diferenciada na geração destas atividades. Foi também possível verificar que a colaboração tem um efeito positivo na geração de valor da relação, porém nem todas atividades colaborativas contribuíram de forma significativa para geração de valor. Os dados desta pesquisa foram levantados por meio de questionário e os métodos estatísticos utilizados foram os de análise fatorial confirmatória, modelagem de equação estrutural e regressão linear.Dissertação Gestão da Capacidade: lidando com a incerteza e a variabilidade de uma central de atendimento(2019) Costallat Filho, Vicente FerrãoEsta pesquisa tem como objetivo sugerir práticas de gestão da capacidade em serviços para empresas que lidam com a variação da demanda e com a incerteza. Para tanto foi realizado um estudo de caso em uma empresa do mercado financeiro. A metodologia utilizada foi a de Design Research Methodology (DRM), dividida em três fases: esclarecimento da pesquisa (1), análise descritiva (2) e análise prescritiva (3). Na fase de esclarecimento da pesquisa (1) é explorado o que a literatura diz a respeito da Gestão da Capacidade com foco principalmente em centrais de atendimento. Na segunda fase (2), uma análise descritiva esclarece a situação e destaca os fatores que são determinantes, por meio das análises do comportamento das chamadas e com entrevistas em profundidade com os funcionários e clientes. Por fim, na terceira fase (3) é sugerido intervenções que estão organizadas nas perspectivas por processo, por tecnologia e por pessoas. Acredita-se que tais intervenções estimulem a empresa a ter uma gestão melhor da capacidade para lidar com as variações da demanda e com a incerteza.