CRISTINE CAMPOS DE XAVIER PINTO

Unidades Organizacionais

Resumo profissional

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    Artigo Científico
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    Artigo Científico
    Synthetic controls with imperfect pretreatment fit
    (2021) CRISTINE CAMPOS DE XAVIER PINTO; Ferman, Bruno
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    Dissertação
    Incentivos educacionais a nível governamental funcionam? Uma análise dos efeitos da Lei da Cota Parte cearense
    (2021) Silva, Yara Duque
    O presente projeto analisa os oito primeiros anos da implementação de um incentivo financeiro para prefeitos utilizado no Ceará, que passou a distribuir a cota parte municipal do ICMS a partir do desempenho dos municípios em áreas prioritárias de políticas públicas, com 72% do componente voltado à educação. Os resultados evidenciam que, além de ter modificado a a distribuição e diminuído a iniquidade de repasse entre municípios, o poder do incentivo é alto, indicando que melhorias marginais no indicador educacional geraram aumentos consideráveis nos valores recebidos. Especificamente, melhorar um desvio-padrão no indicador de qualidade da educação eleva, em média, R$48,94 o repasse per capita da cota parte do ICMS. Por meio da combinação dos métodos diferenças em diferenças e propensity score matching, estima-se que a introdução da política melhorou os resultados educacionais dos municípios cearenses e que os impactos foram crescentes ao longo do tempo, atingindo sua máxima em 2017. O incentivo também colaborou para diminuir iniquidades, beneficiando cidades com até 50.000 habitantes e escolas com pior desempenho prévio, especialmente as localizadas em municípios com menor porte populacional. Esses resultados, analisados em conjunto, evidenciam o caráter inovador da política que, na existência de critérios pró-equidade, tornam-na uma via custo-efetiva e replicável para outras localidades.
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    Artigo Científico
    Development of a risk score for earlier diagnosis of chronic kidney disease in children
    (2019) CRISTINE CAMPOS DE XAVIER PINTO; Nogueira, Paulo Cesar Koch; Konstantyner, Tulio; Carvalho, Maria Fernanda Camargo de; Paz, Isabel de Pádua; Belangero, Vera Maria Santoro; Tavares, Marcelo de Sousa; Garcia, Clotilde Druck; Ferra Neto, Oreste Angelo; Zuntini, Káthia Liliane da Cunha Ribeiro; Lordelo, Marina da Rocha; Oi, Samira Shizuko Parreao; Damasceno, Renata Trindade; Sesso, Ricardo
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    Artigo Científico
    The Impact of Daycare Attendance on Math Test Scores for a Cohort of Fourth Graders in Brazil
    (2017) CRISTINE CAMPOS DE XAVIER PINTO; Guimarães, Clarissa; Santos, Daniel
  • Tese
    Essays in Applied Microeconomics
    (2024) Dal-Ri, Fabiano
    Esta tese é composta por três capítulos independentes. Enquanto o primeiro capítulo é de autoria única, os outros dois capítulos são escritos em colaboração com diferentes equipes de pesquisadores. No primeiro capítulo, exploro eventos de demissão em massa para investigar a relação entre perda de emprego, trabalho por conta-própria e recolocação no mercado de trabalho. Concentro minha análise em torno de uma mudança de política em 2009 que reduziu significativamente as barreiras à formação de microempresas (ou seja, trabalho por conta-própria formal). Antes da mudança de política, o caminho do trabalho por conta-própria após uma demissão era seguido principalmente por trabalhadores de alta renda. Após a reforma, trabalhadores de baixa renda fecharam um terço dessa lacuna. Embora tanto trabalhadores de alta quanto baixa renda que optam pelo caminho do trabalho por conta-própria tenham entre 63 e 65 pontos percentuais a menos de probabilidade de retornar ao emprego assalariado, trabalhadores de alta renda enfrentam uma penalização salarial de 12 pontos percentuais, enquanto os trabalhadores de baixa renda são parcialmente protegidos de grandes perdas devido às legislação de salário mínimo. A mudança de política em 2009, ao tornar o trabalho por conta-própria formal mais atraente, não parece alterar esses padrões. No segundo capítulo, estudamos como a perda de emprego afeta a trajetória de emprego dos trabalhadores, com foco especial no impacto diferencial entre grandes grupos ocupacionais. Utilizando event studies em torno de eventos de demissões em massa em empresas brasileiras, descobrimos que, em média, os salários dos trabalhadores deslocados caem cerca de 26 pontos percentuais no ano seguinte à perda de emprego, e três anos depois, permanecem 20 pontos percentuais abaixo dos salários de trabalhadores não deslocados comparáveis. Para gerentes e trabalhadores técnicos, a penalização salarial é maior e mais persistente em relação aos demais trabalhadores. Apresentamos evidências de que essa diferença é provavelmente impulsionada por um efeito prejudicial das demissões nos gerentes e trabalhadores técnicos, que sofrem grandes perdas independentemente de suas opções externas e ocupações pós-deslocamento. No terceiro capítulo, analisamos práticas de gestão em unidades de atenção primária à saúde no Quênia. Adaptamos a World Management Survey ao contexto de saúde queniano. Nossas descobertas revelam que a qualidade geral da gestão nas unidades de atenção primária quenianas é notavelmente baixa, com uma distribuição caracterizada por alta compressão. Também estabelecemos uma associação positiva não significativa entre melhores práticas de gestão e a disponibilidade de medicamentos e vacinas essenciais. No entanto, utilizando dados administrativos abrangendo o período pré e durante a pandemia de COVID-19 (incluindo uma greve de trabalhadores da saúde), encontramos que as unidades de atenção primária privadas caracterizadas por melhores práticas de gestão enfrentaram significativamente menos interrupções na provisão de serviços, destacando a resiliência das unidades de atenção primária privadas bem geridas.
  • Tese
    Strategies to Include Underserved Communities
    (2024) Barros, Octavio Augusto Darcie de
    The Strategic Management literature has long been interested in how organizational action impacts stakeholders and how firms contribute to dealing with social issues through their corporate social responsibility strategies. While early studies primarily focused on the benefits that firms themselves may gain from engaging in these activities, a more recent body of literature has delved into how different types of organizations contribute to value creation beyond profits, and to tackling societal grand challenges. In particular, a fluorescent research stream examines how organizations adapt their strategies when aiming to include stakeholders from underserved communities –i.e., low-income and vulnerable groups from remote locations facing constraints in terms of access to essential public and private goods and services. In this dissertation, I intend to advance current understanding of how organizations engage with underserved groups, how these interactions reshape organizational strategies, and the consequences of such relationships to the creation and allocation of value. The research is structured into three studies, each employing a different level of analysis, as well as various methodological approaches to contribute uniquely to distinct strands of literature. The first study adopts an entrepreneur-level perspective, focusing on the effects of business training on stakeholders from underserved communities, and the importance of individuals’ digital literacy levels in mediating the effectiveness of such programs. Overall, this study questions the efficacy of digital technologies in bolstering business activities, proposing that, in contexts of vulnerability, those tools should be approached with caution and via the implementation of designs that are specifically adapted to the needs of the target populations. The second study takes a firm- and market-level approach, engaging with the comparative governance literature, to examine how stakeholder participation in organizational decision-making processes affects firms’ entry-and-exit decisions under uncertainty. Specifically, we compare the physical presence in vulnerable markets from credit cooperatives –organizations in which clients (borrowers) are also owners— with that of for-profit and state-owned banks in the context of accelerated digitalization of the banking sector. The third study undertakes an institutional perspective while also examining firm-level heterogeneities, aiming to dialogue with the literature on corporate philanthropy. In this solo-authored project, I analyze the outcomes of the introduction of a public policy aimed at reducing search costs and increasing the scale and equitable distribution of philanthropic investments and the importance of firm-level attributes in influencing organizational response to this institutional transition. Through these diverse methodological and theoretical lenses, this dissertation aims to deepen the overall understanding of the multiple dimensions related to the social impact generated by organizations.
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    Dissertação
    Existe discriminação entre homens e mulheres com ensino superior completo no Brasil?
    (2011) Rodrigues, Mariana Mauriz
    Esse trabalho possui o propósito de identificar a existência de discriminação salarial entre homens e mulheres no Brasil, com foco em pessoas com ensino superior completo, em que o hiato salarial possui maior magnitude. Primeiramente, identificaremos os fatores determinantes para a formação dos rendimentos pelas características demográficas e também em relação aos atributos da participação no mercado de trabalho. Por fim, quantificaremos a parcela da discrepância dos rendimentos que é explicada por essas variáveis e a parcela não explicada por essas características e que, assim, serão atribuídas à discriminação. Os resultados indicam que a maior parte da discrepância dos ganhos financeiros entre homens e mulheres não é explicada pelas características pessoais nem pelas distintas escolhas das mulheres em relação ao trabalho, sugerindo a existência de barreiras no acesso a cargos hierarquicamente mais elevados devido à discriminação exclusivamente por causa do gênero.
  • Tese
    A Constrained BART Model for Identifying Heterogeneous Treatment Effects in Regression Discontinuity Designs
    (2024) Alcantara, Rafael Campello de
    Este projeto propõe o modelo BART-RDD, uma modificação dos modelos Bayesian Causal Forest (HAHN; MURRAY; CARVALHO, et al., 2020; CHIPMAN; GEORGE; MCCULLOCH, et al., 2010) que utiliza uma nova priori de árvore de regressão que incorpora a estrutura única de desenhos de regressão em descontinuidade (RDD). Especificamente, adicionam-se restrições ao processo de crescimento das árvores para garantir a presença de unidades tratadas e não tratadas em um pequeno intervalo em torno do valor de corte da variável que determina tratamento (ponto no qual o efeito do tratamento é identificado). Mostra-se que os modelos BART e BCF sem modificações estima efeitos de tratamento mal neste contexto, enquanto o BART-RDD identifica os efeitos de forma acurada. Ao mesmo tempo, este modelo preserva a flexibilidade inerente de todos os modelos baseados no BART, permitindo redução de variância e efetiva exploração de heterogeneidade nos efeitos de tratamento. Foram realizadas simulações que sugerem que o BART-RDD obtém considerável redução de variância ao custo de algum viés. Porém, esta redução de variância é grande o suficiente para compensar o viés, levando a um estimador que é mais estável que outros estimadores de RDD e modelos baseados no BART sem modificação em diferentes cenários. Ilustra-se a aplicação do novo estimador pela reanálise dos dados de Lindo, Sanders, and Oreopoulos (2010), que investigam o efeito de suspensão acadêmica na performance de estudantes em uma universidade canadense.
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    Relatório de Iniciação Científica
    Crescer Aprendendo: Uma Avaliação de Impacto
    (2023) Alves, Victor Manoel
    O projeto avalia o programa Crescer Aprendendo, criado e desenvolvido pela ONG United Way. É uma intervenção na primeira infância que ensina aos pais e professores ferramentas importantes para fomentar as habilidades cognitivas e socioemocionais das crianças. Estamos realizando um estudo piloto randomizado para investigar se o programa é capaz de mudar as crenças de professores e pais sobre a relevância das atividades de desenvolvimento de habilidades na primeira infância. Além disso, planejamos analisar se o programa muda o esforço de pais e professores e o tempo investido nessas atividades de aprimoramento, para isso este estudo apresenta as informações sobre amostragem e implementação do programa. A avaliação tem como foco crianças de quatro a cinco anos. Desenvolvemos questionários específicos para eliciar as crenças e coletar dados sobre o uso do tempo de pais. A avaliação foi realizada em 20 pré-escolas de Sobral, município do Ceará. Estamos realizando trabalhos de campo de baseline. Dez escolas foram selecionadas aleatoriamente para implementar o programa por sete meses em 2023. Selecionamos aleatoriamente duas turmas em cada escola e entrevistamos os professores e três pais das crianças de cada turma. Temos uma amostra de 35 professores e 117 pais.