CRISTINE CAMPOS DE XAVIER PINTO
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Trabalho de Conclusão de Curso Mais Que Uma Sala de Aula: O Impacto do Ensino Médio Integral Sobre Resultados Escolares Brasileiros(2024) Alves, Victor ManoelEste trabalho de conclusão de curso explora os efeitos da ampliação da jornada escolar sobre o desempenho acadêmico dos alunos. A pesquisa investiga como o aumento do tempo de permanência dos alunos na escola afeta seu desempenho em testes padronizados e em indicadores educacionais selecionados. A análise é realizada com base em uma revisão abrangente da literatura global e evidências específicas para o contexto brasileiro. Para obtenção do efeito causal do programa Ensino Médio Integral sobre alunos brasileiros, adota-se a metodologia de staggered difference-in-differences sobre dados públicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, ainda não aplicada para avaliar o programa a nível nacional. Os resultados sugerem melhoras ao longo do tempo de exposição sobre as notas dos alunos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio de escolas participantes. Os resultados também apontam para melhoras nas taxas de abandono e aprovação para escolas participantes.Tese Essays on Economics of Education: Racial Inequality, Social Norms, and Childcare Impact on Schooling(2021) Portella, Alysson LorenzonEsta tese é composta de três capítulos. O primeiro investiga a dinâmica da desigualdade racial na formação de capital humano no Brasil usando dados que seguem crianças do seu nascimento até os 22 anos de idade. São documentadas desigualdades raciais no nasci mento, em anos de escolaridade e habilidades socioemocionais. Condicional à escolaridade prévia e outros controles, os hiatos raciais aos 11 e 15 anos de idade são significativos, mas não aos 18 e 22 anos, evidencia de que o hiato é formado cedo na vida. Também são documentados os hiatos raciais em escolaridade entre indivíduos com maior chance de entrar na universidade. Entre eles há um hiato racial aos 22 anos de idade, o que sugere que crianças negras em melhor situação socioeconômica ainda enfrentam desafios para entrar na faculdade. O segundo capítulo investiga a relação entre notas e status social no Brasil, como ela difere entre os grupos raciais e qual a associação entre desempenho acadêmico e identificação racial. Há uma relação positiva entre notas e status social entre alunos não-brancos. Essa correlação é resultados principalmente de uma relação positiva entre notas de indivíduos não-brancos e seus colegas brancos. Também é encontrada uma relação positiva entre alu nos brancos e seus colegas brancos, mas não com colegas negros. Em relação a identidade racial, há apenas uma associação fraca entre desempenho e a chance de se classificar como moreno. Entre alunos do Ensino Médio, meninas e em salas com pequena proporção de brancos, “boas notas embranquecem”. No terceiro capítulo é estimado o impacto de créches na escolaridade no Brasil. Diferenças na cobertura de créches entre municípios e no tempo são usadas como fonte de variação na exposição à educação infantil. São usadas duas estratégias empíricas. Na primeira, as crianças são agregadas em coortes de acordo com seu ano e município de nascimento, avaliando como a cobertura de créches afeta a escolaridade média da coorte aos 9 anos de idade. No segundo estudo são usados dados a nível das crianças para estimar o impacto de frequentar créche aos 3 anos de idade na escolaridade futura, utilizando a cobertura de créche no município e ano de nascimento como instrumento para matrícula na educação infantil. Os resultados são sensíveis à especificação utilizada e na melhor das hipóteses créches têm apenas um impacto pequeno positivo. Porém, na maioria dos modelos o impacto estimado é nulo ou mesmo negativo. Os resultados indicam que a expansão de créches no Brasil ocorreu sem uma melhora concomitante na qualidade ou sem focalizar as crianças que mais se beneficiariam dele.Tese Unconditional Quantile Selection Models with a Gender Wage Gap Application(2023) Sunao, Stefanie SayuriWe propose constructing a consistent estimator that addresses the problem of sample selection in unconditional quantile models. The proposed approach is based on three steps: (i) estimation of a control function using a logistic distribution regression; (ii) construction of a counterfactual distribution of the latent dependent variable conditional on the previously estimated control function; (iii) application of the recentered influence function (RIF) on the estimated counterfactual distribution and, finally, we run an ordinary least square regression. Besides this theoretical contribution, we propose an empirical application to measure the impact of maternity on the gender wage gap using Danish data.Relatório de Iniciação Científica Crescer Aprendendo: Uma Avaliação de Impacto(2023) Alves, Victor ManoelO projeto avalia o programa Crescer Aprendendo, criado e desenvolvido pela ONG United Way. É uma intervenção na primeira infância que ensina aos pais e professores ferramentas importantes para fomentar as habilidades cognitivas e socioemocionais das crianças. Estamos realizando um estudo piloto randomizado para investigar se o programa é capaz de mudar as crenças de professores e pais sobre a relevância das atividades de desenvolvimento de habilidades na primeira infância. Além disso, planejamos analisar se o programa muda o esforço de pais e professores e o tempo investido nessas atividades de aprimoramento, para isso este estudo apresenta as informações sobre amostragem e implementação do programa. A avaliação tem como foco crianças de quatro a cinco anos. Desenvolvemos questionários específicos para eliciar as crenças e coletar dados sobre o uso do tempo de pais. A avaliação foi realizada em 20 pré-escolas de Sobral, município do Ceará. Estamos realizando trabalhos de campo de baseline. Dez escolas foram selecionadas aleatoriamente para implementar o programa por sete meses em 2023. Selecionamos aleatoriamente duas turmas em cada escola e entrevistamos os professores e três pais das crianças de cada turma. Temos uma amostra de 35 professores e 117 pais.Artigo Científico Measuring peer effects in the Brazilian school system(2015) SERGIO PINHEIRO FIRPO; Jales, Hugo; CRISTINE CAMPOS DE XAVIER PINTODissertação Existe discriminação entre homens e mulheres com ensino superior completo no Brasil?(2011) Rodrigues, Mariana MaurizEsse trabalho possui o propósito de identificar a existência de discriminação salarial entre homens e mulheres no Brasil, com foco em pessoas com ensino superior completo, em que o hiato salarial possui maior magnitude. Primeiramente, identificaremos os fatores determinantes para a formação dos rendimentos pelas características demográficas e também em relação aos atributos da participação no mercado de trabalho. Por fim, quantificaremos a parcela da discrepância dos rendimentos que é explicada por essas variáveis e a parcela não explicada por essas características e que, assim, serão atribuídas à discriminação. Os resultados indicam que a maior parte da discrepância dos ganhos financeiros entre homens e mulheres não é explicada pelas características pessoais nem pelas distintas escolhas das mulheres em relação ao trabalho, sugerindo a existência de barreiras no acesso a cargos hierarquicamente mais elevados devido à discriminação exclusivamente por causa do gênero.Relatório de Iniciação Científica Crescer Aprendendo: Uma Avaliação de Impacto(2024) Casella, João AlonsoO presente estudo investiga o impacto do programa Crescer Aprendendo, desenvolvido pela ONG United Way, como uma política voltada para a primeira infância, com o objetivo de capacitar pais e professores com instrumentos essenciais para promover o desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças. Utilizando um desenho de estudo randomizado, examinamos se o programa é eficaz na modificação das percepções dos professores e pais acerca da importância das atividades de desenvolvimento pelos pais na primeira infância. Adicionalmente, buscamos avaliar se o programa influencia o engajamento e o tempo dedicado pelos pais nessas atividades. Detalhamos os procedimentos de amostragem e implementação do programa, com foco em crianças de quatro a cinco anos de idade. Para tal, elaboramos questionários específicos para identificar crenças e coletar dados sobre o uso do tempo pelos pais. A pesquisa foi conduzida em 20 pré-escolas no município de Sobral, Ceará. Realizamos avaliações de linha de base e, posteriormente, um estudo dos efeitos heterogêneos do tratamento após a implementação do programa. Dez escolas foram selecionadas aleatoriamente para participar do programa durante sete meses em 2023. Em cada escola, duas turmas foram escolhidas aleatoriamente, e entrevistamos os respectivos professores e três pais de cada turma. Ao final do processo, foram obtidas informações completas de 127 entrevistas na linha de base e 133 entrevistas no acompanhamento pósimplementação. Destes, foram selecionados 38 professores e 117 pais para a amostra final.Tese A Constrained BART Model for Identifying Heterogeneous Treatment Effects in Regression Discontinuity Designs(2024) Alcantara, Rafael Campello deEste projeto propõe o modelo BART-RDD, uma modificação dos modelos Bayesian Causal Forest (HAHN; MURRAY; CARVALHO, et al., 2020; CHIPMAN; GEORGE; MCCULLOCH, et al., 2010) que utiliza uma nova priori de árvore de regressão que incorpora a estrutura única de desenhos de regressão em descontinuidade (RDD). Especificamente, adicionam-se restrições ao processo de crescimento das árvores para garantir a presença de unidades tratadas e não tratadas em um pequeno intervalo em torno do valor de corte da variável que determina tratamento (ponto no qual o efeito do tratamento é identificado). Mostra-se que os modelos BART e BCF sem modificações estima efeitos de tratamento mal neste contexto, enquanto o BART-RDD identifica os efeitos de forma acurada. Ao mesmo tempo, este modelo preserva a flexibilidade inerente de todos os modelos baseados no BART, permitindo redução de variância e efetiva exploração de heterogeneidade nos efeitos de tratamento. Foram realizadas simulações que sugerem que o BART-RDD obtém considerável redução de variância ao custo de algum viés. Porém, esta redução de variância é grande o suficiente para compensar o viés, levando a um estimador que é mais estável que outros estimadores de RDD e modelos baseados no BART sem modificação em diferentes cenários. Ilustra-se a aplicação do novo estimador pela reanálise dos dados de Lindo, Sanders, and Oreopoulos (2010), que investigam o efeito de suspensão acadêmica na performance de estudantes em uma universidade canadense.Artigo Científico GMM quantile regression(2022) SERGIO PINHEIRO FIRPO; Galvao, Antonio F.; CRISTINE CAMPOS DE XAVIER PINTO; Poirier, Alexandre; Sanroman, GracielaArtigo Científico Inference in differences-in-differences with few treated groups and heteroskedasticity(2019) CRISTINE CAMPOS DE XAVIER PINTO; Ferman, Bruno