TATIANA IWAI
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Artigo Científico How moral identity leads to high-quality apologies via guilty feelings(2021) TATIANA IWAI; Carvalho, João Vinícius de FrançaTrabalho de Conclusão de Curso Pirataria no Brasil: fatores de influência do comportamento do consumidor(2015) Fernandes, Daniel Cappellette MonteiroA pirataria tem crescido muito nos últimos anos em todo mundo, incluindo o Brasil. A prática está presente no cotidiano da maioria dos brasileiros e atingem diversos agentes na sociedade. O presente estudo tem como objetivo estudar o comportamento do consumidor de produtos piratas e assim identificar quais os fatores de influência que afetam as chances de consumo de cada indivíduo comprar ou não produtos piratas. Para isso foi elaborada uma pesquisa na cidade de São Paulo e via internet a fim de coletar uma base de dados para estimar um modelo econométrico logit que capta exatamente as chances de consumo dos indivíduos a partir das suas características e motivações pessoais. Os resultados obtidos nos mostram que os indivíduos que se motivam a consumir produtos piratas pela relação custo/benefício são os que têm maior chance de consumo, seguido pelos que se motivam pela facilidade de acesso e pelo desejo pessoal de ter certo produto em relação aos que não possuem tais motivações. Observou-se ainda uma menor chance de consumo para aqueles que disseram acreditar que os produtos piratas têm má qualidade e uma menor chance de consumo para cada ano a mais de vida de uma pessoa.Trabalho de Conclusão de Curso Investigando se a apresentação do preço oral versus escrita influencia na percepção de justiça do consumidor e na intenção de compra do consumidor(2018) Jacob, Matheus Horta SampaioO objetivo deste estudo é verificar se o nível de construto (construal level) com o qual o preço é representado tem alguma influência na percepção de justiça do consumidor e na sua intenção de compra. Para verificar essa relação foi feita uma pesquisa com alunos do Insper na qual perguntou-se aos alunos escalas de percepção de justiça e intenção de compra a respeito de dois produtos – um quadro e um Iphone – variando a forma como o preço era apresentado. Os participantes foram informados do preço por meio de voz, letra ou número (nível de construto). Por meio de uma análise de variância este estudo não verificou nenhuma relação estatisticamente significativa entre o nível do construto utilizado para apresentar o preço e as escalas de intenção de compra e percepção de justiça. Apesar de essa relação não ter sido encontrada no caso dos produtos e escalas utilizados isso não anula a possibilidade de que o nível de construto do preço possa afetar a percepção do consumidor.Trabalho de Conclusão de Curso Mentiras pró-sociais e fontes de justiça: seus efeitos na confiança entre as partes(2018) Rossi, Luiz Felipe Pupo GalvãoPor meio deste estudo, tentamos entender como mentiras pró-sociais em dois cenários diferentes podem afetar as relações de confiança entre as partes. Para instigar as diferenças, propusemos cenários onde a mentira foi acarretada sob a luz de dois critérios de justiça: necessidade e equidade. Para avaliar essa diferença, apresentamos um questionário com ambos os cenários para os respondentes avaliarem não apenas a propensão a confiar, mas também uma série de variáveis possivelmente explicativas da diferença. Analisada a base de dados criada, observamos que de fato, quando se comete uma mentira pró-social a favor de alguém que precisa, ou seja, sob um critério de necessidade, a propensão a confiar futuramente no mentiroso é maior do que sob a justificativa de equidade. Entre as variáveis explicativas, o caráter moral percebido sobre o indivíduo foi a única variável que se mostrou relevante para justificar a diferença, sendo associado um caráter moral mais alto para aquele que se pautou na necessidade do que para o caso da equidade.Trabalho de Conclusão de Curso Doping: a corrupção dentro do universo esportivo(2018) Fairbanks, Julia JardimO uso de substâncias que aumentam a performance de um atleta em alguma modalidade é cada vez mais comum no universo esportivo. A busca por performance a qualquer custo além do natural nos leva a busca pela compreensão de como se dá a relação entre a prática do doping e o universo esportivo profissional. Nesse sentido, busca-se desenvolver um estudo no qual primeiramente forma-se um framework teórico que visa esclarecer a motivação do comportamento ilegal por parte de atletas profissionais. Em seguida, sustenta-se tal bagagem teórica através de análises de casos de condenação de doping de atletas profissionais, previamente selecionados. Nessa perspectiva, espera-se encontrar resultados que corroboram com a ideia de que a prática do doping não é um problema de poucos indivíduos afetando terceiros, mas sim de um sistema organizacional como um todo sendo condizente com essa prática.Dissertação Cultura de Talento ou Crescimento? Os Efeitos do Mindset Organizacional na Satisfação com a Cultura e na Performance(2021) Riva, Thiago Bezerra de MenezesO mindset organizacional influencia organizações na adoção de práticas e políticas internas. No plano individual inúmeras pesquisas abordaram os impactos do mindset em conquistas acadêmicas, profissionais e esportivas, mas no plano organizacional seu impacto ainda requer contribuições. O mindset organizacional é a crença compartilhada dentre os membros de uma organização quanto ao talento e a habilidade sendo ou um atributo fixo ou uma qualidade maleável, de crescimento, e é considerada uma importante crença implícita dentro do contexto de cultura organizacional. Esse estudo teve como objetivo entender os efeitos do mindset organizacional na satisfação dos colaboradores com a cultura e na performance financeira das organizações. Para atingir esse objetivo foi utilizada uma regressão múltipla considerando as empresas listadas na B3, a bolsa de valores brasileira. Os resultados obtidos indicaram uma associação positiva entre organizações que nutrem um mindset organizacional de crescimento e a satisfação dos colaboradores com a cultura organizacional, porém não indicaram associação indireta entre o mindset organizacional e a performance financeira. Adicionalmente, o estudo constatou associação positiva entre a satisfação dos colaboradores com a cultura e performance financeira. Esse estudo contribui com a literatura ao avançar no entendimento dos efeitos do mindset organizacional, primeiro, na percepção dos colaboradores quanto a cultura das organizações, em um contexto institucional e de cultura organizacional distinto de estudos anteriores; segundo, na performance financeira, uma medida de resultado objetiva de desempenho; e, por fim, ao avaliar a associação direta entre a satisfação dos colaboradores com a cultura e a performance financeira.Trabalho de Conclusão de Curso O efeito do framing das metas na percepção de desempenho individual(2018) Atallah, Daniella SarkisEsse trabalho investigará os impactos de framing das metas na percepção de terceiros perante o desempenho individual, ou seja, como diferentes tipos de metas impostas a um certo indivíduo afetarão na percepção que outros terão sobre seu desempenho, sua competência e sua determinação. Através da análise dos resultados de um instrumento contendo quatro cenários distintos, alternando tanto o nível de dificuldade de atingimento da meta quanto o tipo da meta (específica ou não específica), percebe-se que há evidencias de mudança na percepção de desempenho nas diferentes situações propostas. Ainda, ao aplicar o resultado do framing de metas ao Prospect Theory, uma teoria decorrente da economia comportamental, será possível verificar que quando a meta imposta for de maior dificuldade, maior será o desempenho percebido. Ainda, para casos em que a meta não for atingida, a percepção de terceiros será pior no cenário de metas específicas quando comparado ao cenário de metas do tipo “faça seu melhor”.Trabalho de Conclusão de Curso Quando a auto regulação fracassa: um ensaio sobre procrastinação(2017) Freiria, Leonardo Rocha BassoO presente estudo tem o objetivo de identificar e discutir relações entre os mecanismos que levam indivíduos à procrastinação. Foi proposto um framework para o comportamento procrastinador, facilitando a explicação do mesmo e auxiliando a organização e relação entre as variáveis explicativas previamente estudadas na literatura. O framework terá como base a teoria de motivação TMT, além de dividir todas as variáveis citadas na literatura em principalmente três tipos: (i) individuais associadas à personalidade; (ii) individuais associadas à demografia e (iii) à tarefa no qual se dá a procrastinação. Por último, são propostas novas variáveis a serem identificadas e novos possíveis estudos para serem realizados. Dessa forma, espera-se conseguir auxiliar que outros autores criem novos estudos sobre o tema, além de facilitar o entendimento do mesmo.Dissertação Quais os desafios enfrentados por empresas de alto crescimento?(2019) Freier, ThomasSabe-se que Empresas de Alto Crescimento (EACs) apresentam desafios gerenciais únicos uma vez que precisam coordenar os diversos esforços para aumentar em escala as atividades da firma e, concomitantemente, se adequar às necessidades que acompanham o crescimento. O trabalho busca responder quais são, na prática, os desafios enfrentados e identificados pelos gestores dessas empresas. Para tal, foi realizada uma análise exploratória de dados sobre mentorias oferecidas a executivos de EACs brasileiras entre 2015 e 2016. Sob a forma principalmente de definição de modelo de negócios e planejamento, identificou-se estratégia como a principal área de desafio enfrentada por EACs. Embora não sejam centrais, foram encontradas evidências de que desafios internos, no que tange a gestão de recursos humanos e governança para obtenção de investimentos, se mostram relevantes para essas empresas. Em contrapartida, temas que podem inclusive ser diferenciais competitivos, como operações e tecnologia, são menos frequentes entre aqueles que EACs necessitam auxílio. Com base na variedade de desafios identificados, foram propostas relações entre padrões identificados entre as empresas e diferentes estágios de crescimento em uma EAC.Trabalho de Conclusão de Curso Gestão de stakeholders: perfil de gestão brasileiro e seu relacionamento com diferentes públicos de interesse(2014) Leite, Patrícia Fernanda DionízioO presente trabalho apresenta o projeto da monografia destina ao curso de Administração de Empresas, ministrado no Instituto de Ensino e Pesquisa – Insper. O tema desenvolvido abrange a governança organizacional focada na gestão de stakeholders, com a finalidade de descrever o perfil brasileiro de gestão de stakeholders. Foram analisadas 10 empresas brasileiras, por meio de seus relatórios gerenciais, para que tal objetivo fosse alcançado. Os resultados indicam que o perfil de gerenciamento brasileiro mostra-se ainda em desenvolvimento, se comparado com o ideal segundo referencias acadêmicas.