Relacionamentos nos Canais: Uma Investigação Exploratória no Canal Alimentar no Brasil

Imagem de Miniatura

Autores

Laban Neto, Silvio Abrahao

Orientador

Co-orientadores

Citações na Scopus

Tipo de documento

Trabalho de Evento

Data

2008

Unidades Organizacionais

Resumo

A pesquisa acadêmica e a prática empresarial reconheceram, há muito, a importância da gestão do relacionamento entre as empresas envolvidas nas funções de distribuição. Praticamente, todas as interações entre os agentes que atuam no canal de distribuição apresentam elementos relacionais que podem ser utilizados para coordenar as atividades e gerenciar o relacionamento entre esses agentes No entanto, podemos afirmar que, apesar da evolução no estudo dos relacionamentos entre os agentes no canal de distribuição, existem diversas oportunidades de investigação a explorar. Essas oportunidades se tornam ainda maiores, quando consideramos o volume da produção acadêmica voltada ao contexto brasileiro. Este trabalho de pesquisa tem como objetivo descrever os relacionamentos que se desenvolvem entre os diversos agentes no canal de distribuição de alimentos (indústria, atacado e varejo), procurando caracterizar seu estágio atual e oferecer hipóteses a serem investigadas que poderão contribuir para seu aperfeiçoamento. Foram desenvolvidas onze hipóteses relacionadas aos resultados dos relacionamentos, o processo de negociação, a utilização de poder, a existência de conflito e cooperação e a respeito dos impactos da informalidade tributária.

Palavras-chave

Titulo de periódico

URL da fonte

Título de Livro

URL na Scopus

Sinopse

Objetivos de aprendizagem

Idioma

Português

Notas

Membros da banca

Área do Conhecimento CNPQ

Ciências Sociais Aplicadas

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por