Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5306
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.rights.licenseTODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEMpt_BR
dc.contributor.advisorVasconcelos, Natália Pires dept_BR
dc.date.accessioned2023-02-24T19:48:34Z-
dc.date.available2023-02-24T19:48:34Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5306-
dc.description.abstractO presente trabalho é um instrumento de conclusão de curso do Programa Avançado em Gestão Pública do Insper. O estudo objetiva compreender as motivações iniciais para que a colaboração intermunicipal em educação aconteça, bem como os fatores que mantém essas iniciativas coesas. Pretende-se, a partir de revisão de literatura e da sistematização de experiências reais, contribuir para que outras iniciativas possam surgir e apoiar o campo de estudo de colaboração intermunicipal em educação. Partindo de revisão de literatura, apreende-se que a colaboração intermunicipal em educação no Brasil, embora recente, possui arranjos diversos e experiências exitosas na promoção de um ambiente mais colaborativo. Os estudos realizados ao longo dessa pesquisa, permitiram conhecer casos reais de colaboração intermunicipal em educação e explorar quais as principais características que contribuem para que ela aconteça. Parte-se de dois tipos de modelos associativistas: Câmaras Técnicas de Educação (CTE) de Consórcios Intermunicipais e Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs). Neste trabalho, são apresentadas as estratégias utilizadas pelos modelos estudados; quais fatores influenciam para a colaboração ocorra; quais os desafios; e quais as alternativas encontradas por cada inciativa.pt_BR
dc.format.extent44 p.pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectFederalismopt_BR
dc.subjectcolaboração intermunicipalpt_BR
dc.subjectregime de colaboraçãopt_BR
dc.subjectEducação.pt_BR
dc.titleConsórcios intermunicipais e arranjos de desenvolvimento da educação: fatores motivadores para a colaboração intermunicipal em educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.contributor.defensecommitteeBachur, João Paulopt_BR
dc.contributor.defensecommitteeCarvalho, Marco Antoniopt_BR
dc.description.qualificationlevelEspecialização (Lato sensu)pt_BR
dc.contributor.autorHsia, Pedro Murgel-
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.coverage.cidadeSão Paulopt_BR
Appears in Collections:Programa Avançado em Gestão Pública

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PEDRO MURGEL HSIA - Trabalho.pdfPEDRO MURGEL HSIA - Trabalho655.95 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
PEDRO MURGEL HSIA - Termo De Autorização.pdfPEDRO MURGEL HSIA - Termo De Autorização251.67 kBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.