SILVIO SZAFIR
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Relatório de Iniciação Tecnológica Controle e acionamento de múltiplos motores de passo com barramento CAN(2024) Drummond, Felipe Martins da CostaO presente trabalho aborda o desenvolvimento e a implementação de motores inteligentes utilizando o barramento CAN (Controller Area Network). O tema central consiste na integração de tecnologias de comunicação e controle para aprimorar o desempenho e a eficiência de motores de passo. O objetivo primordial é explorar as capacidades do barramento CAN para promover uma comunicação eficaz entre os diversos componentes do sistema, incluindo sensores, atuadores e controladores, visando otimizar o funcionamento dos motores. A metodologia adotada compreendeu a pesquisa bibliográfica para embasar teoricamente o estudo, seguida da análise e seleção dos componentes adequados para a implementação prática. Foram realizados testes e simulações para avaliar o desempenho do sistema, levando em consideração critérios como confiabilidade da comunicação. Como resultado, constatou-se que a utilização do barramento CAN proporciona uma integração robusta e eficiente entre os dispositivos, permitindo o monitoramento em tempo real e a implementação de estratégias avançadas de controle. Conclui-se, portanto, que os motores inteligentes com barramento CAN representam uma solução tecnológica promissora para aplicações industriais, que demandam alta precisão e confiabilidade, contribuindo para a otimização dos processos produtivos e o aumento da competitividade das empresas no mercado atual. Este trabalho oferece insights valiosos para profissionais e pesquisadores interessados em tecnologias de automação e controle, destacando o potencial do barramento CAN como uma ferramenta versátil e eficaz no contexto de sistemas mecatrônicos e industriais.Trabalho de Conclusão de Curso UGV (Unmaned Ground Vehicle) para monitoramento de talhões em fruticultura e silvicultura(2024) Sampaio, Giulia Carolina Martins de; Araújo, Breno Alencar; Balkins, Bruno Morales; Assumpção, Fernando BichuetteEste projeto tem como objetivo desenvolver um UGV, veículo terrestre não tripulado, para monitoramento de talhões em citricultura, pomicultura e silvicultura, inspirado no JPL Open Source Rover Project da NASA. O veículo foi rádio controlado e possui uma unidade computacional executando o framework ROS para monitoramento, integração e futuro controle autônomo. A utilização do framework trará a flexibilidade de se modificar os nós conforme necessidades específicas do cliente. Para isso, fez-se uso da metodologia de PDP (Processo de Desenvolvimento de Produtos) para abranger os requerimentos junto ao cliente. Avaliações técnicas preliminares mostraram ser efetivo o uso do veículo para monitoramento e movimentação pelos talhões.Trabalho de Conclusão de Curso PEIXE ROBÔ: Veículo Submergível Semiautônomo(2024) Versolato, André Rodrigues; Camargo, Gustavo Guedes de; Teixeira, Lucas Gabriel Mocellin; Teixeira, Marco Tulio Masselli RainhoA Embrapa Agricultura Digital, centro de pesquisa e desenvolvimento para o agronegócio sediado em Campinas – SP, deseja incentivar a emergente piscicultura brasileira por meio de veículos submergíveis semiautônomos. Este projeto tem como objetivo formular o conceito preliminar de um Peixe Robô para o monitoramento da criação de tilápias, além de implementar seus subsistemas de instrumentação e submersão. Empregou-se uma metodologia combinada do modelo V com o método de Pahl & Beitz, com abordagem sistemática de projeto conceitual e ênfase em integração e testes dos elementos mecatrônicos. Para o monitoramento da qualidade da água, implementou-se uma malha de instrumentação com sensores calibrados de temperatura, pH e turbidez. A filmagem foi realizada pelo módulo de visão computacional OpenMV M7, com suporte para gravação de vídeo em cartão SD e comunicação Serial. Testes em água turva com três sensores de distância diferentes revelaram a necessidade de buscar um módulo ultrassônico com um intervalo de medição mais adequado. O mecanismo de submersão é baseado na variação da densidade do veículo por meio de um tanque de lastro de volume variável e um feedback de profundidade fornecido por um sensor de pressão diferencial. A integração do sistema foi feita via software embarcado em um Arduino Nano com arquitetura de timers e protocolo de comunicação Serial. O teste do protótipo integrado em água com controle on-off revelou a necessidade de aprimorar a dinâmica de submersão por meio de estratégias mais rápidas e eficazes de controle da posição do pistão do tanque de lastro.Trabalho de Conclusão de Curso Desenvolvimento de uma bomba de seringa microcontrolada para organ-on-a-chip(2024) Oliveira, Andressa Silva de; Zullo, Gabriella Kowarick; Rozatti, Giovanni Augustho; Saraiva, Lucca De Paiva BarrosoEste projeto tem como objetivo estudar e aprimorar o protótipo de bomba de seringa microcontrolada para aplicações de microfluídica em experimentos com Organs-on-a-Chip (OOC) desenvolvido pelo Instituto Carlos Chagas da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (ICCFiocruz). Esse protótipo é um equipamento proprietário, sem equivalente comercial específico, que possibilita a realização de experimentos em células vivas, sem a necessidade de testes em humanos ou animais. Para aprimorar esse protótipo, o ICC- Fiocruz forneceu uma lista de requisitos desejáveis, dos quais se destacam: Controle da temperatura do chip para atingir valores de referência; capacidade de atender incrementos menores de fluxo; desenvolvimento de interface humano-máquina (IHM) para controle e visualização de status dos experimentos. De maneira preliminar, espera-se atingir o requisito proposto para o subsistema de temperatura de maneira similar ao protótipo construído pela Fiocruz, melhorando apenas a estratégia de sensoriamento utilizada. Enquanto isso, para atingir os requisitos do subsistema de fluxo, projeta-se uma expansão para o uso de duas seringas e propõe-se o uso de um fuso de esferas recirculantes no lugar do fuso trapezoidal utilizado no protótipo.