SILVIO SZAFIR
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Trabalho de Conclusão de Curso UGV (Unmaned Ground Vehicle) para monitoramento de talhões em fruticultura e silvicultura(2024) Sampaio, Giulia Carolina Martins de; Araújo, Breno Alencar; Balkins, Bruno Morales; Assumpção, Fernando BichuetteEste projeto tem como objetivo desenvolver um UGV, veículo terrestre não tripulado, para monitoramento de talhões em citricultura, pomicultura e silvicultura, inspirado no JPL Open Source Rover Project da NASA. O veículo foi rádio controlado e possui uma unidade computacional executando o framework ROS para monitoramento, integração e futuro controle autônomo. A utilização do framework trará a flexibilidade de se modificar os nós conforme necessidades específicas do cliente. Para isso, fez-se uso da metodologia de PDP (Processo de Desenvolvimento de Produtos) para abranger os requerimentos junto ao cliente. Avaliações técnicas preliminares mostraram ser efetivo o uso do veículo para monitoramento e movimentação pelos talhões.Relatório de Iniciação Tecnológica Controle e acionamento de múltiplos motores de passo com barramento CAN(2024) Drummond, Felipe Martins da CostaO presente trabalho aborda o desenvolvimento e a implementação de motores inteligentes utilizando o barramento CAN (Controller Area Network). O tema central consiste na integração de tecnologias de comunicação e controle para aprimorar o desempenho e a eficiência de motores de passo. O objetivo primordial é explorar as capacidades do barramento CAN para promover uma comunicação eficaz entre os diversos componentes do sistema, incluindo sensores, atuadores e controladores, visando otimizar o funcionamento dos motores. A metodologia adotada compreendeu a pesquisa bibliográfica para embasar teoricamente o estudo, seguida da análise e seleção dos componentes adequados para a implementação prática. Foram realizados testes e simulações para avaliar o desempenho do sistema, levando em consideração critérios como confiabilidade da comunicação. Como resultado, constatou-se que a utilização do barramento CAN proporciona uma integração robusta e eficiente entre os dispositivos, permitindo o monitoramento em tempo real e a implementação de estratégias avançadas de controle. Conclui-se, portanto, que os motores inteligentes com barramento CAN representam uma solução tecnológica promissora para aplicações industriais, que demandam alta precisão e confiabilidade, contribuindo para a otimização dos processos produtivos e o aumento da competitividade das empresas no mercado atual. Este trabalho oferece insights valiosos para profissionais e pesquisadores interessados em tecnologias de automação e controle, destacando o potencial do barramento CAN como uma ferramenta versátil e eficaz no contexto de sistemas mecatrônicos e industriais.Trabalho de Conclusão de Curso Desenvolvimento de uma bomba de seringa microcontrolada para organ-on-a-chip(2024) Oliveira, Andressa Silva de; Zullo, Gabriella Kowarick; Rozatti, Giovanni Augustho; Saraiva, Lucca De Paiva BarrosoEste projeto tem como objetivo estudar e aprimorar o protótipo de bomba de seringa microcontrolada para aplicações de microfluídica em experimentos com Organs-on-a-Chip (OOC) desenvolvido pelo Instituto Carlos Chagas da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (ICCFiocruz). Esse protótipo é um equipamento proprietário, sem equivalente comercial específico, que possibilita a realização de experimentos em células vivas, sem a necessidade de testes em humanos ou animais. Para aprimorar esse protótipo, o ICC- Fiocruz forneceu uma lista de requisitos desejáveis, dos quais se destacam: Controle da temperatura do chip para atingir valores de referência; capacidade de atender incrementos menores de fluxo; desenvolvimento de interface humano-máquina (IHM) para controle e visualização de status dos experimentos. De maneira preliminar, espera-se atingir o requisito proposto para o subsistema de temperatura de maneira similar ao protótipo construído pela Fiocruz, melhorando apenas a estratégia de sensoriamento utilizada. Enquanto isso, para atingir os requisitos do subsistema de fluxo, projeta-se uma expansão para o uso de duas seringas e propõe-se o uso de um fuso de esferas recirculantes no lugar do fuso trapezoidal utilizado no protótipo.Trabalho de Conclusão de Curso PEIXE ROBÔ: Veículo Submergível Semiautônomo(2024) Versolato, André Rodrigues; Camargo, Gustavo Guedes de; Teixeira, Lucas Gabriel Mocellin; Teixeira, Marco Tulio Masselli RainhoA Embrapa Agricultura Digital, centro de pesquisa e desenvolvimento para o agronegócio sediado em Campinas – SP, deseja incentivar a emergente piscicultura brasileira por meio de veículos submergíveis semiautônomos. Este projeto tem como objetivo formular o conceito preliminar de um Peixe Robô para o monitoramento da criação de tilápias, além de implementar seus subsistemas de instrumentação e submersão. Empregou-se uma metodologia combinada do modelo V com o método de Pahl & Beitz, com abordagem sistemática de projeto conceitual e ênfase em integração e testes dos elementos mecatrônicos. Para o monitoramento da qualidade da água, implementou-se uma malha de instrumentação com sensores calibrados de temperatura, pH e turbidez. A filmagem foi realizada pelo módulo de visão computacional OpenMV M7, com suporte para gravação de vídeo em cartão SD e comunicação Serial. Testes em água turva com três sensores de distância diferentes revelaram a necessidade de buscar um módulo ultrassônico com um intervalo de medição mais adequado. O mecanismo de submersão é baseado na variação da densidade do veículo por meio de um tanque de lastro de volume variável e um feedback de profundidade fornecido por um sensor de pressão diferencial. A integração do sistema foi feita via software embarcado em um Arduino Nano com arquitetura de timers e protocolo de comunicação Serial. O teste do protótipo integrado em água com controle on-off revelou a necessidade de aprimorar a dinâmica de submersão por meio de estratégias mais rápidas e eficazes de controle da posição do pistão do tanque de lastro.Trabalho de Conclusão de Curso Supermarket Cart Tracking System(2025) Leventhal, Ariel; Tamm, Arthur; Trintim, Felipe; Hun, PedroThis paper presents the development of a real-time location system designed for supermarket shopping carts, aiming to enhance operational efficiency and customer experience. The system leverages Ultra-Wideband (UWB) technology to achieve sub-meter precision in indoor tracking, integrating seamlessly with existing smart cart hardware that includes cameras and an NVIDIA Jetson Orin. By accurately mapping cart positions, the system addresses key challenges such as cart theft prevention, dynamic product placement optimization, and potential for personalized product recommendations. The results indicate that UWB technology provides a robust and scalable solution for indoor cart tracking, improving both supermarket management and shopping convenience.

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